24 de abril de 2014

Resenha: SOS! Tokyo Metro Explorers: The Next

SOS! Tokyo Metro Explorers: The Next


Ano: 2007
Título alternativo: Shin SOS Dai Tokyo Tankentai
Diretor: Shinji Takagi
Estúdio: Sunrise
Episódios: 1
Duração: 40 min
Gênero: Aventura

(Essa resenha foi publicada originalmente no site Animehaus em 17 de Dezembro de 2010) 

SOS! Tokyo Metro Explorers: The Next é um movie de apenas 40 minutos adaptado do manga "SOS! Tokyo Metro Explorers" criado por Katsuhiro Otomo, mais conhecido pela sua famosa criação, "Akira". A direção ficou a cargo de Shinji Takagi, e o estúdio que produziu o filme foi o Sunrise (Cowboy Bebop).

Como o próprio nome do movie revela, a história acontece na cidade de Tóquio e, em sua maior parte, no subsolo. Shouhei Ozaki é um jovem estudante que mora com seu pai e seu irmão Satoshi Ozaki, mais conhecido como Sasuke. A grande aventura dos irmãos começa quando Shouhei encontra um misterioso mapa nas velharias do seu pai. Então Shouhei e Sasuke decidem seguir o percurso do mapa até o suposto tesouro escondido. Sasuke tem uma idéia muito pessoal para o termo tesouro: para ele, um monstro chamado Kazilla seria a recompensa ideal, uma vez que pegadas gigantes foram encontradas no subsolo de Tóquio algum tempo antes, nascendo assim o mito Kazilla. Os irmãos Okazi convocaram dois amigos para ajudarem-nos na busca pelo tesouro, são eles: Shun Sakuragi e Yoshio Ohkido. Com tudo planejado, eles se encontram na hora marcada e partem para a aventura, e assim que colocam os pés no obscuro mundo subterrâneo, percebem como aquele mundo pode ser assustador e perigoso, apesar de conter segredos magníficos.

SOS! possui um enredo interessante, a idéia de desbravar o subsolo em busca de tesouros é bastante original, já que geralmente as histórias estilo "Em Busca do Tesouro Perdido" quase sempre levam a ilhas ou lugares remotos. Por isso, essa foi a grande sacada de Katsuhiro Otomo: por que não procurar por um tesouro em uma metrópole como Tóquio?
 
Os mistérios escondidos durante as escavações dos trilhos do metrô são inúmeros, isso faz com que cada curva dentro dos túneis escuros traga uma nova surpresa para os garotos. Aventura é o que não falta nesse anime, também existem boas cenas de ação e comédia, em sua maioria protagonizadas por um curioso personagem chamado Kusajiro Yamashita. Aliás, essa resenha não estaria completa sem pelo menos uma breve explicação sobre esse curioso personagem, mas isso é assunto para daqui a pouco.

Chegou o triste momento de elucidar os problemas da obra, e para não perder o costume, começarei com o principal tropeço do enredo. Mais ou menos na metade da obra, o roteiro desanda um pouco, com cenas menos construtivas e fatos quase irrelevantes, isso acaba fazendo com que o anime perca a ótima dinâmica que vinha construindo. Existem outros pequenos problemas como os diálogos simplistas demais de alguns personagens e as fugas exageradas, que tiram bastante do realismo que a história continha inicialmente.

Defeitos à parte, chegou a hora de apresentar o que o anime tem de melhor. Kusajiro Yamashita é um velho guerreiro que está senil por causa de sua avançada idade. Ele foi um bom soldado e batalhou na Segunda Guerra Mundial, porém Kusajiro não quer saber de aposentadoria e ainda acha que esta lutando na guerra! Não posso comentar muito mais ou acabarei enchendo a resenha de "spoilers", mas quero deixar bem claro que esse personagem é primordial no desenvolvimento do anime. O trabalho gráfico de SOS! Tokyo Metro Explorers: The Next é de primeira. A computação gráfica usada combinou com o estilo do anime. E como na maioria das animações em CG de seres humanos, possui problemas na fluidez dos personagens, deixando-os com os movimentos meio pesados, mas nada que chegue a atrapalhar a ação. A pouca trilha sonora é mediana, e a dublagem está mais que ok.

Esse é um filme divertido e rápido de se assistir, vale a pena perder alguns minutos para conferir essa obra. É sempre bom variar o cardápio, e esse anime é uma boa opção. Recomendo a leitura do mangá para os que gostaram muito da história, que apesar de ser uma obra mais voltada ao publico infanto-juvenil, garanto que irá agradar a muito otaku experiente por ai.



Nota: 65%
Posição no MAL: 5759

http://myanimelist.net/anime/4471/Shin_SOS_Dai_Tokyo_Tankentai

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS