22 de outubro de 2014

Resenha: I, My, Me! Strawberry Eggs

I, My, Me! Strawberry Eggs
Ano: 2001
Diretor: Yuji Yamagushi
Estúdio: TNK
Episódios: 13
Gênero: Comédia, Drama, Romance

(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 28 de Maio de 2010)

Diferentemente da maioria das produções de animes, que normalmente são baseadas ou adaptadas de mangas, I, My, Me! Strawberry Eggs (ou simplesmente Strawberry Eggs) fez o caminho inverso, ou seja, primeiro foi produzida a serie animada para a tv, e só um tempo depois é que o manga foi lançado. Strawberry Eggs foi criado por Yom e dirigido por Yuji Yamaguchi, produzido pelo estúdio TNK e co-produzido pela Pioneer. A exibição original foi ao ar pela primeira vez na emissora japonesa WOWOW entre 4 de julho de 2001 e 26 de setembro do mesmo ano. Já o manga de autoria de Yom, possui apenas 4 volumes e teve o seu primeiro volume lançado no dia 21 de dezembro de 2001, três meses após o termino da exibição do anime na tv.

O anime agradou bastante o público, fez sucesso até mesmo na terra do tio sam, chegou a a ganhar uma versão dublada por lá. Recentemente, mais precisamente em 2008, foi lançada uma caixa de DVD da série completa na França, o que é um sinal que o sucesso do anime continua.

O enredo do anime gira em torno de Hibiki Amawa, um jovem formado em educação física que possui o sonho de se tornar professor. Hibiki mora em uma pensão chamada Gochiso que fica próxima a uma escola, nada mais apropriado para fazer do seu sonho realidade. Bom, com o diploma na mão, cheio de disposição para ensinar e com a vantagem de ter uma escola a poucos metros de casa, o que poderia dar errado no desejo de Hibiki?...A resposta é tudo! Para começar ele está devendo o aluguel a um bom tempo, a senhoria da pensão fez o cachorro de Hibiki de refém, segunda ela se o dono do cão não pagar o aluguel o pobre do cachorro vai virar ensopado, e para que Hibiki não esqueça da divida, ela ainda colocou uma placa pendurada no animal com a escrição: para o ensopado. Mas esse problema pode ser resolvido facilmente, afinal Hibiki é um recém formado que vive ao lado de uma escola que está a procura de um novo funcionário, o que poderia dar errado?...O sexo de Hibiki! Para o azar do nosso amigo, a escola tanto almejada por ele só aceita mulheres como professoras, uma vez que a autoritária diretora e a anti-homens vice-diretora acham que homens são como feras, que não possuem coração e servem apenas para desviarem a moral das mulheres, para elas homens são lixo, a escória da raça humana, as piores criaturas vivas do planeta, os seres sem alma, sem coração, sem...Acho que já deu para entender quanto "amor" essas duas tem pelo sexo masculino. E agora Hibiki?...Sem dinheiro, devendo tanto que pode perder até mesmo o seu animal de estimação, com um diploma que não vai lhe servir de nada, com risco de não ter onde morar e para completar, sem emprego, o que resta a se fazer?...A resposta é obvia: se travestir de mulher! Com a ajuda da senhoria da pensão onde vive (afinal ela está desesperada para receber os meses de aluguel atrasado do seu inquilino) Hibiki tem a brilhante idéia de se tornar uma professora (o que o desespero não faz?), se veste com roupas femininas, coloca um generoso enchimento nos peitos e completa o figurino com um aparelho em forma de colar que faz com que altere o timbre da sua voz, deixando-o com uma voz aguda como a de uma jovem dama.

  
Agora é a hora da verdade, Hibiki, ops!...quer dizer Amawa sensei, precisa passar em um teste para poder trabalhar na escola. O teste que ele (ou ela) deve fazer é o seguinte: Fuko, a menina que cai mais do que anda, nunca conseguiu correr 100 metros sem se esborrachar no chão pelo caminho, se Amawa sensei consegui fazer a desastrada Fuko correr sem cair, passara no teste e será contratada. Após superar o teste, a nova professora Amawa sensei é contratada para lecionar na escola. Ufa, até que enfim algo de bom aconteceu, mas a partir de agora é que os verdadeiros problemas começaram. 

O enredo de Strawberry Eggs envolve muita coisa, desde a parte cômica do professor travestido, até romances entre jovens colegiais e dramas pessoais vivenciados pelos alunos. Nos primeiros episódios a parte de comédia é mais forte, mas conforme a serie vai se aproximando do seu desfecho, o drama vai se tornado cada vez mais presente, fazendo com que a parte cômica fique apenas com certos personagens, como os outros inquilinos da pensão onde Hibiki mora por exemplo. Os personagens da serie possuem personalidades bastante originais, a começar pelo próprio Hibiki, que tenta esconder os seus sentimentos como homem e ao mesmo tempo deve mostrá-los como professora. Já a personagem Fuko é uma aluna desastrada, órfã desde pequena vive com as ultimas palavras de sua mãe no coração, sempre sorrindo e sendo amável com todos, até que uma professora conseguiu mexer com os seus sentimentos. 

Outro personagem importante é a senhoria de Gochiso: Lulu Sanjo, uma adorável velhinha que faz de tudo para ajudar Hibiki a conseguir dinheiro para pagar o que ele lhe deve. Muitos outros personagens também estão presentes como os alunos da classe de Amawa sensei e os 2 inquilinos pervertidos da pensão Gochiso, alias, esses dois são pura comédia, sempre estão tentando ver as alunas em posições sensuais, o que acaba gerando muito trabalho e confusão para Lulu Sanjo. No geral, Strawberry Eggs é um anime decente, possui uma história interessante e bons personagens, mas o desenvolvimento é um pouco arrastado, principalmente na parte final do anime que algumas cenas demoram "horas" para se concretizarem, isso acaba deixando uma sensação de enchimento de lingüiça. Outra coisa que poderia ser melhor é o desfecho da serie, pois o fim do anime ficou muito fraco e repleto de pieguices e clichês, coisa que também pode ser dita sobre as partes mais dramáticas.

Já na parte da comédia o anime até que sai bem, algumas piadas são boas, enquanto outras são meio forçadas, porém as cenas de comédia (apesar de serem relativamente poucas) conseguem cumprir o seu papel, o mesmo não pode ser dito do lado dramático e romântico, que infelizmente são o ponto fraco do anime.

 A trilha sonora é bem competente, o tema de abertura "Dearest" foi composto por Hitomi Nozaki, com letra de Syoko Sawada, já o tema de encerramento "White Station" é de autoria de vários compositores: Mae Yoshikawa, Marina Kushi, Asagi Kudo, Saori Nara, com letra de Rei Yoshii. Os gráficos do anime são bons para época, foram usadas muitas cores, fazendo com os cenários sejam bem alegres. A animação é mediana, comparada a de hoje em dia fica devendo um pouco. Strawberry Eggs é garantia de risadas, porém é um anime muito irregular, possui ótimos momentos e outros bem fracos. A mistura de gêneros tão comum no mundo dos animes, não deu certo em Strawberry Eggs. Se a comédia fosse o foco principal, como acontece nos episódios inicias, certamente o nível da serie seria bem melhor.

O anime é competente, não é a toa que conquistou uma grande quantidade de fãs pelo mundo. Posso dizer que Strawberry Eggs, apesar de possui muitos defeitos, tem aquela coisa secreta que faz com que uma obra seja sempre lembrada.



Nota: 67%
Posição no MAL: 3131
Bebop



Lista de resenhas do blog: Resenhas, X-Dez




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS