29 de novembro de 2014

Resenha: ARIA


Aria The Animation
Ano: 2005
Diretor: Junichi Sato
Estúdio: HAL Film Maker
Episódios: 13
Gênero: Slice of Life, Drama, Sci-Fi

(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 30 de Agosto de 2008)


Em um futuro próximo, a raça humana conquistou um novo território: o planeta Acqua. Antigamente, Acqua era conhecido como Marte. A mudança de nome foi ocasionada pela chegada de água ao planeta, a qual foi transportada direto de Man Home (Terra) para a nova casa da humanidade. O processo de oceanificação teve várias complicações e os moradores pioneiros sofreram bastante até a chegada definitiva de água. Mas todo o tempo de espera foi muito bem recompensado: Acqua tornou-se um lugar lindo e maravilhoso para se viver, possui ar limpo e clima ameno, e para que não aconteça o mesmo que ocorreu em Man Home, é estritamente proibido alterar a natureza. Assim, tudo que existe no planeta deve ser "limpo", ou seja, nada de combustíveis fósseis ou fábricas com processo industrial.

Com toda a beleza natural que possui, Acqua tornou-se o local preferido dos turistas, principalmente Neo-Venezia, uma cidade que foi construída sobre o mar e tem como principal meio de transporte as gôndolas das Undines. Undines são condutoras de gôndolas e trabalham em companhias de navegação. Elas têm o dever de navegar por toda a cidade de Neo-Venezia guiando seus clientes com o maior conforto possível, e são semelhantes a guias turísticas. Ser uma Undine significa ter muita responsabilidade e bom humor. Todas devem ter graciosidade, calma e força, pois ser Undine não é apenas uma profissão e, sim, um estilo de vida.

Existem três companhias de navegação por gôndolas em Neo-Venezia: Himeya Company, Orange Company, e a principal delas, Aria Company. Cada companhia tem a tradição de possuir uma gata de olhos azuis como Presidente da empresa, pois em Acqua, gatas de olhos azuis trazem boa sorte. Cada companhia possui uma Undine chefe e uma aprendiz, e eventualmente as três companhias se unem para alguns treinamentos especiais. Somente mulheres podem ser Undines, os homens são mensageiros e entregadores de relíquias sentimentais, eles são chamados de Salamanders e o seu meio de transporte é uma espécie de moto voadora. Os governantes do planeta ficam em uma ilha suspensa, são eles que controlam na medida do possível toda a atmosfera do planeta.

A história de Aria The Animation corre em torno de Akari-san, uma single (uma aprendiz de Undine que já possui alguma experiência) que deixou Man Home com o sonho de um dia se tornar Undine. Todo o anime segue em torno das experiências que Akari-san tem durante o seu aprendizado, juntamente com suas amigas, as também aprendizes Aika-san e Athena-san. Os episódios retratam o cotidiano das garotas, que é composto por pequenas aventuras com clientes, travessuras entre amigas e outras coisas do tipo. A Presidente Aria (a gata de olhos azuis da companhia) também recebe uma atenção especial no anime: cada episódio tem uma pequena aventura da felina, há até um episódio hilário dedicado só a ela. Os personagens foram bem trabalhados, especialmente Alicia-san (chefe da Aria Company). A personalidade dela traduz fielmente o clima do anime.

Mais nem tudo é só maravilha. Com o ritmo lento que possui, Aria não conseguiu escapar de alguns momentos monótonos, o que fica evidente em alguns episódios que chegam a ser até certo ponto prolixos. A parte técnica é mediana. Apesar das paisagens serem belas, o traço é um tanto estilizado e acaba estragando o visual em muitos momentos. A animação também fica devendo. Já a trilha sonora se encaixa no anime de forma natural e envolvente, ajudando a criar o clima calmo que ronda o anime.

Com todo esse simples, porém elaborado enredo, Aria The Animation consegue criar um clima tranqüilo durante todo o seu desenvolvimento. O anime dá ênfase a acontecimentos corriqueiros e todos os fatos passam lentamente. Não que isso seja algo ruim: pelo contrário, é um ótima oportunidade para fugir do ritmo alucinante do dia-a-dia nos centros urbanos. Depois de um dia estressante preso por horas em engarrafamentos, chegar em casa e assistir Aria é muito relaxante. Então aconchegue-se em sua gôndola (ou em seu sofá) e aprecie as belas paisagens de Acqua.

Nota: Todo o universo de Aria teve início no manga chamado Acqua, que teve seu nome modificado para Aria a partir do terceiro volume. O anime continua exatamente de onde o manga Acqua pára, ou seja, os acontecimentos de Aria The Animation começam a partir do terceiro volume do mangá. As aventuras das Undines obtiveram bastante sucesso junto ao público japonês, o que acarretou em mais duas temporadas (Aria The Natural e Aria The Origination), além do ova Arietta.


Nota: 79%
Posição no MAL: 704

 Aria The Natural
Ano: 2006
Diretor: Junichi Sato
Estúdio: HAL Film Maker
Episódios: 26
Gênero: Slice of Life, Drama, Sci-Fi

(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 18 de Setembro de 2009)


Antes de começar a leitura dessa resenha, recomendo que leia a da temporada anterior, "Aria - The Animation", para uma melhor compreensão da história. Se estiver com preguiça tudo bem, pois aqui não há spoilers: você só ficara meio perdido em alguns termos.

Essa série é uma continuação linear de Aria - The Animation. Akari, Aika e Alice seguem com seus treinamentos diários para se tornarem "undines". As três principais companhias de navegação do planeta Acqua, "Himeya Company", "Orange Company", e a principal delas, "Aria Company", continuam com seus trabalhos turísticos, e a participação das três aspirantes a "undines" se faz cada vez mais presente. Nessa temporada, o anime mantém como foco principal os encontros entre pessoas, mas também nos leva a lugares surpreendentes de Acqua. Aria não é apenas uma mistura de aventura e mistério, mas também é sobre conhecer novas amizades, ajudar ao próximo sem esperar algo em troca e, principalmente, explorar belos territórios escondidos entre as tantas casas e pequenas ruas do planeta.

O clima de paz continua, é fácil relaxar quando se tem o som do mar e das gaivotas ao redor de sua casa. Pessoas simpáticas e hospitaleiras sempre aparecem para dar uma mãozinha em seus problemas. E os grandes eventos, tradições e festivais fazem de Acqua o lugar perfeito para se viver. Se a Terra não fosse habitada por seres humanos, provavelmente seria algo parecido com o planeta Acqua. O anime continua muito bom, sua originalidade foi melhor aproveitada nessa segunda temporada, o clima calmo que sonda o anime foi bem trabalhado e em momento algum cai na monotonia, ao contrário do que acontecia na temporada passada.

Cada episódio tem o seu próprio estilo, às vezes uma história mais misteriosa, e em outras vezes, um dia de treinamento sem compromisso. A parte técnica continua mediana. Apesar das paisagens serem belas, o traço é um tanto estilizado e acaba estragando o visual em muitos momentos. O que mais chama a atenção são as milhares de cenas em SD, nos primeiros episódios chega a dar raiva de tanto que elas aparecem: sempre que alguém faz uma piadinha qualquer, tome SD. Felizmente, na medida em que o anime avança, essas cenas vão diminuindo até chegarem a um ponto de equilíbrio.

Aria - The Natural conseguiu superar a qualidade de seu antecessor. Quem gostou da temporada passada, não pode deixar de assistir essa. Por isso, mais uma vez relaxe em seu sofá e aprecie todas as belezas desse planeta invejável chamado Acqua, na companhia das aspirantes a "undines" mais simpáticas e brincalhonas que existem, nesse anime que pode ser considerado o mais charmoso já feito.


Nota: 87%
Posição no MAL: 181
 

 Aria The Origination
Ano: 2008
Diretor: Junichi Sato
Estúdio: HAL Film Maker
Episódios: 13
Gênero: Slice of Life, Drama, Sci-Fi

(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 04 de Fevereiro de 2011)

Aria the Origination é a terceira temporada do anime Aria. Essa é uma continuação direta das temporadas anteriores, sendo assim o enredo é o mesmo, não há diferença alguma em relação à historia e às personagens. Se você não conhece a série, leia a resenha da primeira temporada Aria The Animation para conhecer o enredo e os personagens.

Esta, infelizmente, é a última temporada de Aria. Possui um belo desfecho, como já era de se esperar
pela competência apresentada até então. Após diversos ensinamentos e belas lições de vida, em meio a paisagens inspiradoras de dar inveja a qualquer morador de grande cidade, as meninas devem seguir seus caminhos rumo à responsabilidade. É interessante a maneira como o amadurecimento das personagens acontece naturalmente. No primeiro episódio, percebe-se claramente que a inexperiência está presente nas aspirantes a undines, enquanto que nos episódios finais, é visível a evolução de raciocínio que elas adquiriram com o tempo. Porém, o melhor disso tudo não é a conclusão, mas sim o percurso, uma vez que a forma como essa evolução se deu foi bem natural.


Os gráficos de Origination são bem trabalhados, foram melhorados e possuem mais brilho e clareza. As paisagens continuam deslumbrantes, únicas, fato que ajuda a torná-lo o anime mais belo já visto (pelo menos por mim). As cenas SD ainda estão presentes, porém em doses homeopáticas, ficaram mais agradável de serem vistas. A trilha sonora não é tão marcante quanto as anteriores, mas a voz de Yui continua presente com toda a sua inocência e pureza.

É isso, um belo anime que deve ser visto por todos. Aria é um calmante natural e inspirador, tanto que me fez escrever meu primeiro poema, o qual se encontra logo abaixo.

"Imaginem um lugar onde uma leve brisa sopra harmonias silenciosas. Harmonias que acariciam seus tímpanos e massageiam todos os poros do corpo. O som da alma se faz ouvir ecoando dentro dos sonhos. Não existem mais pesadelos, só há o alívio. O aroma do gigante azul embriaga os espíritos. Já os corpos, esses se energizam com a maresia. A vida revela seu paladar suculento e macio. Raiva, Ódio, Amor, Paixão, Medo, Desejo, Inveja, Vaidade, Alegria, Tristeza, Solidão, Todas emoções se unem e apresentam-se minúsculas perante a tamanha paz. A energia limpa e amistosa que vem do caloroso astro, colori os sorrisos E aquece o rubro liquido da vida A voz se cala, O corpo fala, As dúvidas vão, As respostas não importam Não há o querer, apenas o ser"


Bebop




Lista de resenhas do blog: Resenhas, X-Dez


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS