15 de março de 2016

Especial: Temporada de Primavera 2016

Seguidas quedas de energia, trabalho estressante nas últimas semanas, falta de empolgação em ler mangás e light novels... Essas são algumas das desculpas que posso numerar para justificar a postagem de um guia do qual ainda faltam adicionar pelo menos 23 animes, mas sigamos em frente porque, porque... Porque são quase 2 da manhã no momento que escrevo esse texto de introdução e preciso ir dormir, é isso.


Gosta de jogos de cartas? Não? Ah, então pode pular o texto de uns quatro animes desse guia. Curte slice-of-life de garotinhas, sejam eles com grupos femininos preparando pães, jogando tênis, pilotando motos, protegendo os mares, possuindo um azar fora do comum ou até lutando em um Japão místico? Também não? Certo, ignore mais outros seis títulos, por aí. E que tal mechas ou pessoas com habilidades especiais? Nem isso? Oras, então feche esse post e volte daqui a três meses...

Exageros à parte (ou nem tanto), essa temporada lhe trará a rotina de um estudante lindo, genial, perfeito em tudo, admirado por todos, autor das mais diversas façanhas... E, no extremo oposto, também lhe mostrará a monótona vida de outro rapaz tão preguiçoso, desmotivado e indiferente que em seu mangá ele já até reclamou do trabalho extra que terá com a estreia de um anime, coisa mais desnecessária! Veremos também a afetuosa e às vezes turbulenta relação entre uma garota sacerdotisa ignorante do mundo que a cerca e um urso metido a engraçadinho, além da inusitada comédia romântica envolvendo a terráquea "mais normal de todas" e um alienígena bonitão - e aproveitando o tema espacial vale citar o retorno do embate entre humanos e baratas (urgh!) marcianas gigantes. Um mesmo estúdio trará de uma só vez três animes com elencos possuidores de poderes únicos, indo desde estudantes de uma academia que treina futuros heróis, detetives de uma agência que soluciona casos que a polícia não consegue resolver e seres das mais diversas origens e formas inseridos numa cidade caótica e colorida. Já outro estúdio vem com sua milésima animação original, dessa vez mesclando mechas e samurai que viaja no tempo (como!?), enquanto um terceiro ambiciona criar um novo "Shingeki no Kyojin" - hype, hype, hype!

Pessoalmente, o que aguardo mesmo é o retrato da relaxante vidinha de uma bruxa adolescente numa história onde nada de nada acontece e, mesmo assim, é mais completa do que muita obra com roteiros mirabolantes. De resto, certo anime sobre escola de magia e harém ganha sua continuação, ao passo que um novo entra em cena - só um mesmo? Confira ainda a sequência dos contos de terror a respeito de monstros invadindo o Japão, além do suspense em volta de uma viagem de ônibus com 30 pessoas rumo a uma vila inóspita (elenco grande + lugar estranho e afastado = mortes!). Havendo também a volta de homens musculosos com looks extravagantes e questionáveis, e as "aventuras" nos tribunais do advogado mais honesto e bem sucedido do mundo 2D, nem sei por qual motivo citarei esse por último, talvez só pra enrolar, porém encerro informando que novos piões superpoderosos e tecnológicos entrarão em cena e custarão somente uns R$ 100,00 caso queira importa-los!

E olha que antes tinha pensando em terminar o texto citando a frase "Pelo poder do prisma lunar!" vinda de bem sabem onde, contudo acabei ficando com vergonha de fazer isso...



*****

São por enquanto 35 estreias, porém esse número aumentará, no mínimo, para 58. A razão disso é que há mais 23 animações já confirmadas que preferi ir adicionando aos poucos nos próximos dias, para que o post não atrasasse. Na tabela do Neregate tem listada quase todas elas, mas segue abaixo a relação dos títulos faltantes:

Bakuon!! (adicionado)
Big Order (TV) (adicionado)
Endride (adicionado)
Hundred (adicionado)
Joker Game (adicionado)
Kamiwaza Wanda (adicionado)
Onigiri (adicionado)
Pan de Peace! (adicionado)
PriPara 3rd Season (adicionado)
Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu (adicionado)
Sakamoto desu ga? (adicionado)
Sansha Sanyou (adicionado)
Shounen Maid (adicionado)
Sousei no Onmyouji (adicionado)
Super Lovers (adicionado)
Tonkatsu DJ Agetarou (adicionado)
Unhappy♪ (adicionado)
Wagamama High Spec (adicionado)


Como de praxe, a cartela do Neregate ainda tem à disposição, para quem quiser, os anúncios de OVAs, Movies, Specials e OADs que virão nos próximos meses. Já para séries de TV e ONAs, continuarei com comentários pessoais meus em boa parte dos animes, principalmente naqueles cuja obra original eu pude conhecer um pouco - nessa temporada deverei chegar a 14 títulos lidos considerando os que ainda adicionarei, quantidade maior que na primavera de 2015 (12), mas longe do guia de 2014 (21).  Certamente um anime que estou aguardando muito agora poderá ser uma droga, ou um que só menosprezei poderá se mostrar muito bom (e às vezes eu também acerto, vai!); mas enfim, são apenas especulações, de acordo com a visão que tive do material original ou da equipe envolvida na produção.

*****

Como esse post está sendo feito com certa antecedência, muitos dados novos surgirão ou terão de ser corrigidos; desse modo, manterei logo a frente uma relação das atualizações realizadas aqui. A propósito, todos os animes possuem em seu título um link que o leva às suas respectivas páginas no MyAnimeList.

Concluindo, as datas de estreia se referem ao dia exato da primeira exibição do anime (excluindo pré-estreias), não importando o horário. Ex: em alguns sites colocam que anime X estreará dia 6 de abril, sendo que sua estreia será à 1:00 da manhã já do dia 7; mas aqui a data estará como dia 7 de abril mesmo.


PS: Comentários são bem-vindos; ou, para ser exato, eu quero que comentem! Claro, só estou sendo um pouco exagerado, mas feedbacks para algo que levou semanas para ser montado (e que nem chegou ao fim ainda) é, assim, um ótimo "pagamento", que me motiva a continuar com essa postagem em temporadas futuras. Não se preocupe com o tamanho ou conteúdo do comentário, somente deixar seu suporte, crítica ou sugestão já me será o suficiente.

PS (2): Dê o seu voto: No final do post há uma enquete perguntando quais animes você pretende ver nessa temporada, apenas para ver qual é a predileção do público do Animecote. O resultado será divulgado no início de abril. 

PS (3): PARTICIPE DO SORTEIO DE ANIVERSÁRIO DO ANIMECOTE E CONCORRA A QUATRO JOGOS! Para isso basta curtir nossa página no Facebook e possuir uma conta na plataforma Steam. Veja clicando aqui o post do sorteio com mais detalhes sobre como participar. As inscrições ficarão abertas até o dia 30 de março!




PS (4): Por fim, quem tiver interesse dê uma olhada no novo post da seção X-10 cujo tema é "Dez animes curtos de 2015", onde cito e recomendo dez animações de curta duração do ano que se passou, indo desde slice-of-life de garotinhas moe a ninja assassinos de ninjas, médicos com um parafuso solto na cabeça e monstros invadindo o Japão, dentre outros.




*****


Como colocar o link direto da imagem causava lentidão no carregamento do post e problemas na hora de realizar atualizações, clique aqui para ser direcionado à página do site Neregate, onde pode visualizar ou baixar a cartela nos formatos JPEG e PNG.

Para quem quiser ver os animes listados de acordo com suas respectivas datas de estreia, clique aqui para acessar uma planilha que montei no Google Drive.


**********

Atualizações:

22/05: Adicionado o anime "Honobono Log".
15/04: Adicionado o anime "Sore Ike! Sabuibo Mask".
15/04: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Big Order (TV)".
10/04: Adicionado o anime "Osiris no Tenbin 2nd Season".
08/04: Adicionado o anime "Re:Zero kara Hajimeru Break Time".
07/04: Foi adicionando, na planilha do Google Drive linkada acima, o horário de exibição de cada anime (muitos animes são exibidos em horários diferentes durante o dia em diversos canais, logo estou considerando apenas o primeiro horário de transmissão). 
05/04: Adicionado o anime "Washimo 4th Season".
02/04: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Pan de Peace!".
01/04: Adicionado novo trailer de "Hakuouki Otogisoushi".
31/03: Veja no final do post um ranking com o número de votos para cada anime na enquete.
30/03: Adicionado novo trailer de "Mobile Suit Gundam Unicorn RE:0096".
30/03: Adicionado novo trailer de "Terra Formars Revenge" (pra ser exato é a opening da série).
30/03: Termina hoje às 22:00 o período de inscrição para o sorteio de quatro jogos no aniversário do Animecote! Clique aqui e vejas os jogos a serem sorteados e as regras para participar!
29/03: E não é que eu me esqueci da enquete? Ela ficará aberta até o dia 01/04, então aproveitem e deixem seus votos!
29/03: Após 14 dias e 79 notificações (o início das férias ajudaram a terminar mais rápido do que o normal), declaro que AS ATUALIZAÇÕES ESTÃO ENCERRADAS; possíveis correções de informações ou links quebrados, se houver, serão feitas sem aviso - a exceção fica para animes que ainda vierem a ser adicionados ou modificações que eu julgar importante destacar aqui. 
29/03: Adicionada a informação "Site oficial" do anime "Dual Masters VSRF".
29/03: Adicionado novo trailer de "Mayoiga".
29/03: Adicionada uma planilha do Google Drive listando todos os animes de acordo com a data de estreia de cada um, para que fique mais fácil acompanhar o início da temporada. O link para ela se encontra no texto acima destacado em azul.
29/03: Adicionado o anime "Big Order".
28/03: Adicionado o anime "12-sai.: Chicchan Mune no Tokimeki".
28/03: Adicionado novo trailer de "Kuromukuro".
28/03: Adicionado novo trailer de "Tonkatsu DJ Agetarou".
28/03: Adicionado o anime "Super Lovers".
28/03: Realizada uma pequena correção na sinopse do anime "Hundred": Onde se lia "Little Garden, uma cidade acadêmica marítima e embarcação de guerra que treina futuros Savage", agora se lê "Little Garden, uma cidade acadêmica marítima e embarcação de guerra que treina futuros Slayers".
28/03: Adicionado novo trailer de "Kiznaiver".
28/03: Substituído o link do terceiro trailer de "Koutetsujou no Kabaneri" por outro com legenda em inglês (a tradução é bem pobre, mas já ajuda).
27/03: Adicionado o anime "Himitsukessha Taka no Tsume GT".
27/03: Adicionado o anime "Asa da yo! Kaishain".
27/03: Adicionado novo trailer de "Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu".
27/03: Adicionado o anime "Hundred".
26/03: Adicionada a informação "Site oficial" do anime "CoCOO & NiCO".
26/03: Adicionado no título do anime "CoCO & NiCO" um link de sua página recém criada no MyAnimeList.
26/03: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Ushio to Tora (TV) 2nd Season" (na verdade não passa de um vídeo anunciando a nova temporada enquanto mostra um resumo dos eventos anteriores a ela).
26/03: Adicionada a informação "Diretor" do anime "Ushio to Tora (TV) 2nd Season".
26/03: Adicionada a informação "Diretor" do anime "Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls".
26/03: Corrigida a informação "Data de estreia" do anime Onigiri".
26/03: Corrigida a informação "Data de estreia" do anime "Magi: Sinbad no Bouken (TV)".
26/03: Corrigida a informação "Data de estreia" do anime "Concrete Revolutio: Choujin Gensou - The Last Song".
26/03: Modificado o nome do anime "Unhappy", que agora está sendo chamado de "Anne Happy".
26/03: Corrigida a informação "Data de estreia" do anime "Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III".
26/03: Adicionados três novos trailers de "Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III" (dois neles na verdade são a OP e ED).
26/03: Gente, deixar um comentário que seja falando sobre o guia seria muito bom, viu?
26/03: Adicionado novo trailer de "Boku no Hero Academia".
26/03: Adicionado o anime "Ragnastrike Angels".
26/03: Adicionado o anime "Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu".
25/03: Adicionado o anime "Wagamama High Spec".
25/03: Adicionado novo trailer de "Joker Game".
25/03: Previsão dos animes a serem adicionados nos próximos três dias: "Wagamama High Spec", "Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu" e "Hundred".
25/03: Adicionado o anime "Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai Omotta".
25/03: Adicionado novo trailer de "Bakuon!!".
24/03: Adicionado o anime "Sansha Sanyou".
24/03: Adicionado o anime "Kamizawa Wanda".
24/03: Adicionado o anime "Neko mo, Onda-ke".
24/03: Adicionado o anime "Panpaka Pants W-O-New!".
24/03: Previsão dos animes a serem adicionados nos próximos três dias: "Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai Omotta", "Sansha Sanyou" e "Kamiwaza Wanda".
24/03: Adicionado novo trailer de "Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge".
24/03: Adicionado o anime "Sousei no Onmyouji".
23/03: Adicionada uma versão legendada em inglês do trailer de "Gakuesen Toshi Asterisk 2nd Season".
23/03: Adicionado o anime "Ahare! Meisaku-kun".
23/03: Adicionado o anime "Bishoujo Yuugi Crane Unit Girls".
23/03: Excluída a informação "Tema" do anime "Seisen Cerberus: Ryuukoku no Fatalités" - "Escolar / Musical" para uma animação desse tipo? Foi um erro meu ao copiar e colar a ficha de outra estreia...
23/03: Adicionados três novos trailers de "JoJo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai" (todos possuem praticamente a mesma narrativa, porém com algumas cenas diferentes para cada um).
23/03: Adicionada a informação "Estúdio" do anime "Aggressive Retsuko".
23/03: Adicionado no título do anime "Aggressive Retsuko" um link de sua página recém criada no MyAnimeList.
23/03: Adicionado o anime "Onigiri".
22/03: Previsão dos animes a serem adicionados nos próximos três dias: "Sousei no Onmyouji", "Onigiri" e "Bishoujo Yuugi Unit Game Crane Girls".
22/03: Adicionado o anime "Shounen Maid".
22/03: Adicionado o anime "Bakuon!!".
21/03: Adicionado o anime "Seisen Cerberus: Ryuukoku no Fatalités".
20/03: Previsão dos animes a serem adicionados nos próximos três dias: "Bakuon!!", "Seisen Cerberus: Ryuukoku no Fatalités" e "Shounen Maid".
20/03: Adicionado o anime "Sakamoto desu ga?".
20/03: Adicionado o anime "Aggressive Retsuko".
20/03: Adicionado novo trailer de "Kiznaiver".
20/03: Adicionada a informação "Data de estreia" do anime "Duel Masters VSRF".
20/03: Adicionado o anime "CoCO & NiCO".
20/03: Adicionado o anime "Endride".
19/03: Adicionado o anime "Joker Game".
19/03: Adicionados dois novos trailers de "Unhappy".
18/03: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Mobile Suit Gundam Unicorn RE:0096".
18/03: Adicionado novo trailer de "Uchuu Patrol Luluco".
18/03: Adicionado o anime "Tonkatsu DJ Agetarou".
17/03: Adicionado novo trailer de "Koutetsujou no Kabaneri".
17/03: Adicionado novo trailer de "Terra Formars Revenge".
17/03: Adicionado o anime "Unhappy".
17/03: Adicionada a informação "Data de estreia" do anime "Terra Formars Revenge".
17/03: Adicionada a informação "Data de estreia" do anime "JoJo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai".
17/03: Adicionada a informação "Diretor" do anime "Hakuouki: Otogisoushi".
16/03: Previsão dos animes a serem adicionados nos próximos três dias: "Joker Game", "Unhappy?" e "Sakamoto desu ga?".
16/03: Adicionado o anime "Pan de Peace!".
16/03: Adicionado o anime "Nameko: Sekai no Tomodachi".
16/03: Adicionado o anime "PriPara 3rd Season".
15/03: Revisados todos os textos e links, além de corrigidos diversos erros de digitação, concordância e formatação.
15/03: Revisão de todos os textos e links em andamento.




**********

12-sai.: Chicchana Mune no Tokimeki
Formato: TV 
Data de estreia: 04/04
Estúdio: Oriental Light and Magic
Diretor: Seiki Taichuu
Gênero: Comédia / Romance
Tema: Escolar
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Originado de um mangá shoujo, intitulado apenas "12-sai.", que é publicado desde 2012, o anime conta a história de Hanabi Ayase, uma garota de 12 que enfrenta questões habituais a sua idade, tais como o primeiro amor ou a preocupação com as mudanças ocorridas em seu corpo antes de suas amigas, dentre outros assuntos inerentes à sua rotina escolar e familiar.

Além de não ter versões traduzidas do mangá, também não há legendado por completo nenhuma das duas séries de OVAs lançadas desde 2014 - a primeira foi composta por 8 episódios de 14 minutos cada, enquanto que sua continuação se encontra atualmente com mais 4 episódios do mesmo tamanho, todos produzidos pelo estúdio SynergySP. No máximo, tem-se disponível por aí legendado apenas o episódio 1 do primeiro OVA, onde vemos uma protagonista pura e inocente esboçando interesse no sexo oposto ao desejar ter um namorado, porém mostrando medo em lidar com garotos uma vez que os acha grossos e violentos já que ela própria é constantemente zoada pelos colegas de classe porque, claro, nossa heroína faz o papel da típica jovenzinha de aparência sem graça que todos subestimam. Nisso surge Yuuto Takao, aluno mais popular da sala, que acaba beijando Hanabi após ambos flagrarem dois de seus professores fazendo o mesmo, dando assim início a uma ingênua relação entre eles - de resto, posso resumir que em seguida sua colega patricinha que se faz de santa e que também tem interesse em Takao a impele a participar de um plano bobo que envolve atrapalhar os garotos num exame; Hanabi acaba não cumprindo sua parte, essa patricinha tenta jogar a culpa nela alegando que o plano foi ideia sua, todos na sala aceitam as acusações e, quando tudo parecia perdido e extremamente humilhante para nossa protagonista, eis que surge seu amado para intervir na situação, esclarecer tudo e declarar ousadamente que ele e Hanabi já até se beijaram, isso após os rapazes terem começado a chama-los de namoradinhos e etc (ah, como as crianças podem ser cruéis e chatas!). De certa forma, o final desse episódio deixa claro que a relação amorosa de Hanabi e Takao começa cedo, mas bem que gostaria de ter lido um pouco do mangá que fosse para obter uma noção melhor de quais tópicos serão abordados e como é desenvolvido esse pseudo namoro. Independente disso, é o shoujo inocentezinho e bonitinho da temporada, e não há necessidade em ver esses OVAs mesmo que estivessem traduzidos por completo uma vez que a série de TV recontará tudo desde o início.

A ser dessa vez animado pelo Oriental Light and Magic, "12-sai.: Chicchan Mune no Tokimeki" terá o novato Seiki Taichu debutando na direção junto a Fumi Tsubota ("Pretty Rhythm Rainbow Live") na supervisão de roteiros e Motoyoshi Iwasaki ("Hamtaro") na trilha sonora. Além das adaptações animadas, o mangá gerou ainda um filme em live-action lançado no ano passado e um jogo em 2014, chamado "12-Sai. ~Honto no Kimochi~", para Nintendo 3DS.


**********

Aggressive Retsuko
Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 02/04
Estúdio: Fanworks
Gênero: Comédia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Protagonizado por uma personagem concebida por Sanrio, empresa mais conhecida no Brasil (e no mundo) por conta da famosa Hello Kitty, "Aggressive Retsuko" apresenta Retsuko, uma panda vermelha de 25 anos que trabalha no departamento de contabilidade da empresa de seus sonhos - porém o que seria um sucesso profissional acaba por tornar-se um trabalho onde ela é forçada a realizar mais e mais tarefas difíceis dadas pelos seus superiores e colegas. Nisso, ao invés de revidar esse abuso e criar um clima tenso no departamento - ou surtar e agredir todo mundo, porque pandas vermelhos não são nada dóceis... -, Retsuko fica calada e, ao final do expediente, deixa sua raiva contida extravasar-se indo a um karaokê sozinha para cantar músicas de death metal, conforme pode ver no trailer acima que mostra algumas de suas apresentações solos.

Oras, não julguemos os métodos dos outros para aliviar o estresse.

Essa será a segunda vez que alguma cria da Sanrio terá um anime não voltado ao público infantil, cheio de inocência e inofensivo, já que em 2015 houve "Show By Rock!!", animação baseada em um jogo cujos personagens foram inicialmente feitos por ela. Não foi dito ainda nada sobre o estúdio, diretor ou outros membros da equipe de produção, apenas que "Aggressive Retsuko" será formado por episódios curtos - também não foi confirmado o tamanho exato deles, porém qualquer novidade a respeito será adicionada depois no guia.


**********

Ahare! Meisaku-kun
Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 08/04
Estúdio: Pie in the Sky
Gênero: Comédia
Tema: Escolar / Paródia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Explicação rápida dessa estreia que acabei de descobrir: sendo mais um anime curtinho a ser exibido no canal educativo da NHK, o E-Tele, a história de "Ahare! Meisaku-kun" terá como protagonista Meisaku, funcionário de uma escola dedicada a futuros personagens de contos de fadas e lendas folclóricas - nas imagens promocionais já podemos ver, para terem uma ideia, um Pinóquio vestido com uma caixa de papelão, um Momotarou fantasiado de pêssego e um kappa (de onde raios seria o bolinho de arroz?), entretanto está confirmado que a série terá ao todo 39 episódios, quantidade o suficiente para satirizar essas e várias outras histórias e figuras clássicas.

**********

Aikatsu Stars!
Formato: TV 
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Sunrise
Diretor: Teruo Satou
Gênero: Slice-of-Life
Tema: Escolar / Musical
De onde saiu: Spin-off do anime de 2014, vindo de um jogo arcade.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Baseado em um jogo de cartas para arcades iniciado em 2012 pela Bandai onde o objetivo é fazer sua personagem se tornar uma idol popular, "Aikatsu Stars!" substituirá "Aikatsu!", anime exibido também desde 2012 que terminará agora em março com 178 episódios - podem ver que no MyAnimeList eles o consideram como um só anime, porém vários outros sites do ramo o divide em quatro temporadas. De qualquer modo, não faz diferença assistir a série anterior porque "Aikatsu Stars!" será protagonizado por uma nova garota aspirante a idol chamada Yume Nijino, que se matricula na Yotsuboshi Gakuen, escola que possui um grupo conhecido pelo nome de S4 que é formado pelas quatro melhores idols da instituição. O objetivo não só de Yume, como das demais estudantes da escola, é justamente se tornar parte desse cobiçado quarteto.

Voltado ao público infantil feminino, porém possuindo obviamente um fidelíssimo fandom masculino mais velho, a franquia de "Aikatsu!" já gerou quatro jogos para Nintendo 3DS - o último chegou ao console em novembro passado -, além de adaptações em mangás e light novels e a criação de vários produtos personalizados. Tendo ainda já dois filmes lançados em 2014 e 2015, está previsto para o dia 13 agosto desse ano "Aikatsu Stars! Movie", que estreará nos cinemas (clique aqui para ver um trailer dele) ao lado do curta "Aikatsu! ~Nerawreta Mahou no Aikatsu Card~". Por fim, em relação a nova série de TV, o estúdio Sunrise permanece na sua produção, contudo a direção volta às mãos de Teruo Satou - que já havia comandado a segunda temporada da animação atual -, enquanto que Yuuko Kakihara ("Chihayafuru 2") estreia na franquia na supervisão de roteiros e Yukiko Aikei ("Accel World", "Shigatsu wa Kimi no Uso") faz o mesmo na função de "character designer".

**********

Anne Happy♪
Formato: TV 
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Silver Link
Diretor: Shin Oonuma ("Baka to Test to Shoukanjuu", "ef: a tale of memories", "Fate/kaleid Iiner Prisma Illya", "Kokoro Connect", "WATAMOTE")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Escolar
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

Um quinteto de garotas bonitinhas e azaradas.

Originado de um mangá em tirinhas 4-koma publicado desde 2014 na revista Manga Time Kirara Forward ("Gakkou Gurashi!", "Hanayamata"), "Anne Happy♪" é focado em um grupo de estudantes da classe 1-7 da Tennogofune Academy, onde todos os estudantes com "karma ruim" ou infortúnio parecem ter se reunido. Hibari, uma estudante dessa sala, conhece a azarada Hanako e a sempre machucada Botan em seu primeiro dia de escola, e juntas elas tentarão achar um meio de tornar suas vidas escolares mais felizes.

Como não há nada traduzido desse mangá eu fiquei impossibilitado de ver melhor como seria sua comédia, logo temos por ora, no máximo, as fichas das personagens que está disponível no site oficial - são citados inclusive o tipo de infortúnio de cada uma, para terem noção da insistência nesse argumento. Dito isso, primeiramente temos Hanako, garota que, apesar de "sofrer" de má sorte e não ir bem em nenhum aspecto de sua vida - sem contar que é totalmente odiada por animais mesmo os adorando -, ela ainda assim se mostra bastante otimista no dia a dia, preocupando-se apenas com o tamanho de seus seios (pois é...); já Hibari padece de "amor trágico", pois há muito tempo está interessada por "certo alguém", não havendo avanço algum até hoje, e além disso sua generosa personalidade a faz se encontrar com pessoas que a envolve em más situações. Quanto a sorridente e gentil Botan, essa possui uma saúde extremamente frágil, a tal ponto que os ossos de seus dedos podem quebrar com um mero aperto de mãos (filha, procure por um médico urgente!), e devido a isso ela tem um considerável conhecimento de medicina e carrega consigo todo tipo de material para tratar-se diariamente de machucados e lesões. Encerrando, há ainda Hibiki, menina com senso de direção tão ruim que a faz levar três horas para chegar a escola sozinha - porém sua teimosia a impede de admitir essa fraqueza aos outros -, não esquecendo também que ela adora tanto sua amiga de infância Ren que se torna muito hostil quando outras garotas se aproximam dela; e por falar nessa, Ren fecha o grupo como uma pessoa cujo "problema" é o fato de que fêmeas de todas as espécies são fortemente atraídas por ela (reparem nos animais ao seu redor no trailer!), e fora isso mostra-se alguém de pouca energia que se aborrece com quase tudo.

Ah, independente das desculpas é só mais outro slice-of-life de garotinhas, nesse caso um que se tornará visualmente muito moe com o auxílio de Miwa Oshima ("Baka to Test to Shoukanjuu", "GJ-bu") no fofo "character design". Possuindo satisfatória experiência em animes desse gênero, o prolífero Shin Oonuma surge na direção ao lado de Hitoshi Tanaka ("Go! Princess Precure") na supervisão de roteiros e o estúdio MONACA ("Hanayamata", "Working!", "Servant x Service", "Haiyore! Nyaruko-san") na que será possivelmente mais uma colorida e alegre trilha sonora por parte deles.


**********

Asa da yo! Kaishain
Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 04/04
Estúdio: DLE
Gênero: Comédia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui

Iniciado no final de 2014 através de uma parceria entre o estúdio de animação em flash DLE e a produtora de filmes Toho Cinemas, que criaram uma série de curtas de quase 1 minuto cada intitulada "Character Battle Club" cuja exibição ocorria nos intervalos de sessões nos cinemas, "Asa da yo! Kaishain" traz como protagonistas um bando de assalariados moluscos que se comportam mal em seus respectivos trabalhos, seja mostrando extrema preguiça ou total falta de asseio, comprometimento e inteligência, dentre outros traços negativos e irritantes. No site oficial estão listados por ora, dentre personagens já existentes e inéditos, 19 funcionários dispostos a afundar as metas de qualquer empresa.

Obtendo relativa popularidade nesse pouco mais de um ano, tanto que hoje há vários itens personalizados e até um joguinho baseados nesses personagens, clique aquiaquiaquiaqui e aqui (é somente curiosidade, mas você não usa Facebook no serviço enquanto finge estar trabalhando, né?) para ver cinco desses curtas exibidos nos cinemas. Com algumas exceções, eles seguem praticamente a mesma fórmula, apresentando através de uma musiquinha grudenta o molusco protagonista do episódio e seu defeito a ser destacado, em seguida ele realizando ou falando algo relacionado a esse defeito e, por fim, o mesmo indo pra panela virar um bom prato enquanto uma musiquinha de fundo encerra a animação informando brevemente como prepara-lo (!). A ser exibido de segunda a sexta como parte de um programa matinal, vi algumas fontes menos confiáveis dizendo que "Asa da yo! Kaishain" também terá episódios com no máximo 1 minuto de duração, porém vou esperar uma confirmação oficial antes de informar isso aqui.

E serei sincero, achei até estupidamente criativo e um tanto bem humorado os poucos curtas que assisti, talvez porque refletem de forma exagerada os trejeitos de algumas pessoas que eu mesmo conheço no meu próprio trabalho...


**********

Bakuon!!
Formato: TV 
Data de estreia: 05/04
Estúdio: TMS Entertainment
Diretor: Junji Nishimura ("Dog Days'", "Glasslip", "Kyo kara Maoh!", "True Tears")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 7 volumes, em andament.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

Garotinhas e motos. De novo.

Durante um dia enquanto tentava ir à escola percorrendo uma subida íngreme em cima de sua bicicleta, a bobinha e cansada Hane flagra uma garota, com o mesmo uniforme que o seu, passando pelo caminho pilotando uma barulhenta moto. Imediatamente extasiada com o que acabou de ver e ouvir, Hane descobre que essa aluna se chama Onsa Amano e logo as duas se matriculam juntas no clube de motos existente na escola. Após isso, o próximo objetivo de Hane será obter uma licença para dirigir e assim poder comprar sua própria moto, isso enquanto novas garotas chegam ao clube.

Vou ser direto ao ponto: do mangá de "Bakuon!!", que é publicado numa revista seinen desde 2011, eu consegui suportar apenas 1 volume (isso quando minha meta é sempre ler ao menos 2, caso haja material disponível) antes de achar que não precisava mais gastar minha paciência para seguir em frente - ainda tenho um bom número de mangás e light novels pra ler, alguns nada promissores também e outros aparentemente só um pouco melhores do que esse, então por que me forçar agora a ler algo do qual nem estou gostando, né? E o curioso é que até chega a ser um tanto difícil explicar bem o motivo disso; apenas, simples assim, achei a personalidade das garotas demasiado forçadas e a comédia bastante, bastaaante, sem graça, numa obra que parece notavelmente mais preocupada em fazer propaganda desses veículos de duas rodas que eu tenho pavor de usar (ué, é sério).

Temos garotas. Temos motos. E temos garotas que falam com motos - calma, isso ocorre somente, por enquanto, com Hane, que ao tentar obter sua carteira de habilitação (no Japão aos 16 anos você já pode tirar licença para pilotar motos de no máximo 400cc) usa durante o curso uma velha e saudosista moto - porém melhor do que qualquer instrutor humano! - que acha enfim um alívio ter uma garota, e não um homem, em cima de ti. Aliás, eis o meu primeiro problema com "Bakuon!!": é padrão slice-of-life de garotinhas ser liderado por uma personagem mais avoada e ingênua, contudo cheguei a sentir vergonha alheia ao ver essa mesma menina de 16 anos, que considera natural conversar com motos e afirma já ter sido chamada de idiota 1356 vezes desde que nasceu, falar em vários momentos de si mesma na terceira pessoa, usar onomatopeias (vrum, vrummm!) constantemente e dizer, bem, tantas bobagens a cada capítulo - em suma, exageraram na estupidez da garota, e considerando tanto a dublagem que podemos ouvir nos trailers, quanto os áudios disponíveis na página oficial para a voz de cada personagem (e há também até o som do escapamento de cada moto!), dá para confirmar que Reina Ueda parece ter feito um "ótimo" trabalho ao replicar a falta de neurônios dessa protagonista. Dito isso, entre as demais integrantes do elenco moe temos a veterana do clube Raimu Kawasaki, uma estranha garota que usa um capacete o tempo todo, nunca abre a boca e pilota uma respeitável Kawasaki Ninja ZX-12Ra enérgica e um tanto rude Onsa Amano, estudante que apresenta essa nova paixão a Hane e que possui uma barulhenta Yamaha XT 225; a orgulhosa e tsundere Rin Suzunoki, jovem que venera motos da Suzuki e, por isso mesmo, tem uma Suzuki GSX 400S Katana; e por fim a podre de rica Hijiri Minowa, a mais jovem do grupo que aos 15 anos ainda não pode dirigir, e por conta disso no começo do mangá a vemos usar uma moto da marca MV Agusta pilotada por seu mordomo e com um sidecar acoplado, porém mais tarde possuirá uma histórica e cara Ducati 750 Imola Desmo - a propósito, Hane acabará comprando uma Honda CB400SF Hyper VTEC Spec III usada. Sim, os nomes delas batem com as marcas de seus respectivos veículos, seja de forma explícita ou, no caso da protagonista que tanto adorei criticar por exemplo, algo mais velado (Hane = Asa em japonês, e qual é o logo da Honda?).

Prosseguindo, uma vez reunidas, vi basicamente nesse primeiro volume uma jovenzinha tirando sua carteira e comprando alegremente a primeira moto, duas fanáticas brigando com frequência sobre qual marca é melhor, se Yamaha ou Suzuki (e devido a isso são justamente as mais "shippaveis" do elenco...), alguns descontraídos passeios em grupo pela estrada e inclusive um desafio de coragem que não terminou nada bem para a garota rica - não que ela tenha se importado, longe disso, já que é bizarramente obcecada pela imagem de motoqueiros vilões de filmes antigos e tenta inutilmente copiar o estilo deles. Além disso, se por um lado achei pífio o humor do mangá com suas piadas e muito pobre e forçado o uso dos arquétipos de suas personagens, e se considerei exagerada a abundância de diálogos e monólogos exaltando as maravilhas de se andar numa moto e as qualidades de cada modelo (não por coincidência o anime será apoiado pelas 5 marcas citadas, semelhante ao financiamento já feito pela Honda no fraco "One Off" em 2012, que se tornou somente um material de propaganda versão estendida), por outro tenho que admitir pelo menos o quão o autor do mangá, Mimana Orimoto - mais um criador de um slice-of-life de garotinhas cujo currículo consta vários hentai - realizou com primor sua pesquisa, porque as informações técnicas apresentadas são exatas (segundo vários comentários que li de quem sabe do assunto) e com folga o maior atrativo visual na obra fica por conta dos detalhados desenhos das motos em diversas situações, ofuscando assim o quinteto moe que as idolatra. Não gostei do que li, o comportamento das personagens me incomodou muito e normalmente isso seria o suficiente para eu ignorar o anime, mas, como sou consideravelmente afeiçoado a esse tipo de animação e não deixo nenhuma passar em branco, creio que daqui a menos de duas semanas estarei baixando o primeiro episódio disso para logo depois falar mal dele no Twitter...

A ser animado pelo estúdio TMS Entertainment ("Jitsu wa Watashi wa", "Yowamushi Pedal"), "Bakuon!!" terá a direção do inconstante Junji Nishimura ao lado de Kurasumi Sunayama na supervisão de roteiros, Ryosuke Nakanishi ("Sakura Trick", "Love Stage!!", "High School DxD") na trilha sonora e Isao Sugimoto ("Girls und Panzer") no "character design". Antes da série de TV, no dia 18 agora de março foi lançado um OVA junto com o sétimo volume do mangá, porém no momento em que eu escrevia esse texto ele ainda não havia sido traduzido por nenhum fansub.

Ah, quase esqueci, mas eis uma imagem extra que mostra como "K-ON!" influencia esse subgênero até hoje...


**********

Battle Spirits: Double Drive
Formato: TV 
Data de estreia: 06/04
Estúdio: Sunrise
Diretor: Kunihisa Sugishima ("Beyblade: Metal Fury", "Nabari no Ou", "Speed Grapher", "Yu-Gi-Oh! Duel Monsters")
Gênero: Ação
Tema: Jogo de cartas
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de uma franquia multimídia.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Nona temporada (ou oitava porque os produtores consideram duas séries em separado como uma só) de "Battle Spirits", anime iniciado em 2008 junto com seu respectivo jogo de cartas criado pela parceria entre Bandai e Sunrise, ao qual nesse tempo já originou ainda mangás, brinquedos e jogos em variadas plataformas. Após reformularem toda a equipe de produção na última temporada os nomes dessa vez permanecem os mesmos, com Kunihisa Sugishima ("Yu-Gi-Oh! Duel Monsters", várias séries de "Beyblade") na direção, Katsumi Hasegawa ("Final Approach", também diversas séries de "Beyblade") na supervisão de roteiros e Yoshinori Yumoto no "character design".

**********

Beyblade Burst
Formato: TV 
Data de estreia: 04/04
Estúdio: Oriental Light and Magic
Diretor: Katsuhito Akiyama ("Bastard!!", "Inazuma Eleven", "Pumpkin Scissors")
Gênero: Ação / Aventura / Sci-fi
Tema: Esporte
De onde saiu: Franquia "Beyblade".
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Oitava série de TV de "Beyblade", franquia iniciada através de um mangá em 1999 que serviu de divulgação ao brinquedo de mesmo nome, semelhante a um pião, cujas vendas começaram em 2000 - o primeiro anime, "Bakuten Shoot Beyblade", veio logo depois em 2001 e teve ao todo 3 temporadas, e em 2009 estreou "Metal Fight Beyblade", uma nova saga representando a segunda geração de brinquedos criada pela empresa Takara Tomy que rendeu outras 4 temporadas até 2012. Houveram ainda dois filmes em 2002 e 2008 e duas séries de TV spin-off coproduzidas entre Japão e Canadá, porém só exibidas no ocidente, intituladas "BeyWheelz" e "BeyWarriors: BeyRaiderz". Muitos de vocês devem se lembrar da popularidade que essa franquia alcançou no Brasil no início dos anos 2000 ao ser exibida pela Globo, havendo organização de torneios e boas vendas das tais Beyblade, e até pouco tempo atrás o canal Disney XD exibia as temporadas mais recentes.

Por sua vez, "Beyblade Burst" já chega a televisão tendo uma versão em mangá publicada desde julho passado, e essa nova investida em diversas mídias serve para promover a terceira geração das Beyblade, que se desmontam ao sofrerem um golpe mais forte e vem acompanhadas com um dispositivo que mede a velocidade dos lançamentos e registra as vitórias e derrotas do jogador, sendo possível repassar tais dados para esse site que reúne rankings de jogadores de todo o mundo - clique aqui para ver o vídeo de um homem (que precisa urgentemente cuidar de suas unhas) explicando em detalhes as novidades dessa geração, e aqui para assistir outros dois realizando alguns confrontos. O anime? Ah, sim... Além de terem anunciado que as cenas de batalhas serão todas em CG (nunca gostei de "Beyblade", mas devo dizer que pelo menos o visual nos trailers está bem atraente nessas sequências), foram divulgadas apenas breves descrições sobre os dois protagonistas, chamados Baruto Aoi, um garoto de sangue quente possuidor de uma Beyblade de nome Valkyrie; e seu amigo Shuu Kurenai, um jogador de elite gênio e bastante esforçado que usa a Beyblade Spriggan.

Primeiro anime da franquia a ser animado pelo estúdio Oriental Light and Magic (os demais foram produzidos por Madhouse, SynergySP e Tatsunoko), "Beyblade Burst" terá o veterano Katsuhito Akiyama na direção junto a Hideki Sonoda na supervisão de roteiros e Toshiaki Ohashi no "character design". Como curiosidade final, em 2015 o estúdio americano Paramount adquiriu os direitos de "Beyblade" para a criação de um tenebroso filme em live-action, igual ao que já fez com "Transformers" e "G.I. Joe", outros dois títulos cujas linhas de brinquedos pertencem a Hasbro - empresa que comercializa "Beyblade" no ocidente, e sim, pela internet é possível achar marmanjos gastando tempo para ver qual Beyblade é melhor, se o da Hasbro ou Takara Tomy...


**********

Big Order (TV)
Formato: TV 
Data de estreia: 16/04
Estúdio: Asread
Diretor: Nobuharu Kamanaka
Gênero: Ação
Tema: Super poderes
De onde saiu: Mangá, 9 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Eiji Hoshimiya é um introvertido estudante do ensino médio que possui um grande segredo: dez anos atrás, quando criança, ele desejou pelo "fim do mundo", causando assim grande destruição no Japão - e nessa mesma época também começaram a surgir os "Order", que são pessoas capazes de adquirir poderes que vão acordo com os seus desejos. Desde então evitando usar tal habilidade para que essa tragédia não se repita, certo dia Eiji testemunha a chegada de Rin Kurenai, uma nova aluna em sua sala pela qual ele logo se interessa e que, rapidamente, dará início a uma série de eventos que o forçarão a usar seu poder mais uma vez.

São 4 horas da manhã e esse é o último anime a ser adicionado no guia, e pra piorar vindo de uma fonte que não gostei, então me perdoem pela falta de opiniões pessoais. Originado de um mangá publicado desde 2011 na Shounen Ace ("Deadman Wonderland", "Tokyo Ravens"), "Big Order" é de autoria de Sakae Esuno, mangaká mais conhecido por "Mirai Nikki", obra composta por 12 volumes lançados entre 2006 e 2010 - a editora JBC finalizou sua publicação aqui no Brasil há algum tempo, junto com outros dois mangás spin-off. Esse título ainda obteve uma série de TV em 2011 pelo estúdio Asread, o mesmo que cuidará dessa nova adaptação; pra ser franco, minha experiência com "Mirai Nikki" se resume a um episódio do anime que vi há muito tempo, logo não posso afirmar o quão "Big Order" se assemelha a ele, conforme muitos dizem, a não ser nos argumentos mais óbvios, mas de qualquer modo isso não muda o fato de que a sensação que tive ao ler três volumes desse foi a de presenciar um trem sendo descarrilhado...

A fim de não estragar tanto a surpresa em relação às constantes reviravoltas que ocorrem na trama, vou me ater somente a explicar com mais detalhes os primeiros eventos. Algumas sinopses já falam sobre isso, porém o poder exato de Eiji é o da dominação:
acompanhado por uma estranha criatura, ele é capaz de tornar em seu "território" todo lugar onde passa, sendo que as pessoas e objetos dentro dele ficam sujeitas às suas ordens. Esse poder, assim como os de todos os outros Order no mundo, foram ao que parece concedidos por Daisy, um ser que dá uma habilidade a alguém de acordo com o que ela deseja - para terem uma ideia melhor cito Rin Kurenai, garota que, à beira da morte após sofrer graves queimaduras, desejou que fosse curada e assim recebeu um poder de regeneração tão forte que a tornou imortal. Aliás, essa garota será praticamente uma versão 2.0 de Yuno Gasai, porque, depois de atacar Eiji pelas costas e quase mata-lo como vingança pela morte de seus pais no desastre ocorrido há dez anos, ela fica presa ao garoto por conta de ordens que lhe obrigam a não feri-lo e nem sair das áreas que estejam em seu domínio, dando assim início a uma bizarra e um tanto cômica relação onde Rin seguirá Eiji por todo canto e lhe obedecerá enquanto tenta inutilmente assassina-lo (mas com frequência causando sua própria morte no processo), e a tal ponto chegará sua obsessão nisso que por diversas vezes a veremos atrapalhar os planos quase bem sucedidos do inimigo, ou salvar o protagonista de uma ameaça, simplesmente porque não aceita de forma alguma que outra pessoa o mate! Okay, cada qual com sua loucura...

Pra fechar a onda de spoils - isso não dará nem 2 episódios no anime -, menciono ainda que Eiji se verá obrigado, a fim de poder achar um usuário Order que possa curar sua irmã (essa doente e hospitalizada desde o fatídico incidente; já serão com ela 3 irmãzinhas desse tipo na temporada!), a se juntar a um grupo de Orders que... Pretende dominar o mundo e torna-lo um lugar mais propício aos que possuem poderes! E é por tal razão que testemunhamos, num Japão arrasado que é governado pelas Nações Unidas devido a tragédia de dez anos atrás, a região de Kyushu declarar golpe de estado tendo Eiji supostamente liderando o "Grupo dos Dez de Dazaifu", que é formado, logicamente, por dez excêntricos usuários Order. O primeiro passo para tal revolução é invadir o comando central das Nações Unidas em Tóquio, mas antes será preciso tomar controle das prefeituras no meio do caminho, a começar por Yamaguchi - neste mapinha destaquei a localização dessas áreas para ficar mais fácil de entender tamanha empreitada.

Pronto, eis o começo de uma grande bagunça (na verdade a bagunça aparece desde as primeiras páginas do primeiro capítulo...)

Depois de diminuída a irritação que passei ao ler esse mangá, posso ao menos dizer que "Big Order" será bem mais aturável, e por que não melhor aproveitado, caso não se dê a mínima para seus exagerismos, falta de coerência narrativa, furos de roteiro que ignoram acontecimentos anteriores e regras de seu próprio mundo e personagens cujas ações e pensamentos mudam drástica e levianamente. Numa trama que se têm vários usuários de habilidades especiais como super força, pausa no tempo, capacidade em prever o futuro com 100% de acerto ou o peculiar poder que interrompe qualquer conflito, é vista uma cadeia de eventos e diálogos duvidosa na qual, se por um lado impactam pelo imprevisto e grandiosidade, por outro carecem de bom senso e lógica - oras, estou falando de uma obra em que uma bomba nuclear será parada da maneira menos prática possível (bem, ela ser parada já é um grande absurdo em si!), isso quando haviam outros evidentes meios mais fáceis. O pior é que essas críticas não partem somente de um "velho" de quase 27 anos lendo algo que nem é mais para a sua idade; eu acompanhei por cima 3 fóruns com tópicos de comentários mensais sobre cada capítulo, e frequentemente apareciam pessoas escrevendo frases como "Não sei mais o que ocorre""Não entendi por que X personagem agiu dessa forma""Como ele pôde fazer isso agora se antes não podia""Parece uma colcha de retalhos mal feita com ideias de vários outros mangás" e por aí vai. Ao ler "Big Order" eu às vezes sentia como se várias páginas que pudessem dar algum sentido mínimo ao que via tivessem sido excluídas de última hora, ou então que seu autor parecia estar jogando suas ideias a esmo sem pensar nelas a longo prazo - e, minha nossa, que garota mais chata é essa "Yuno 2.0" yandere Rin, sem falar na inteligência pífia de Eiji no uso de um poder tão apelativo! Enfim, gostaria de dar exemplos concretos sobre esses pontos, mas como falei antes não quero prejudicar ainda mais a experiência que esse anime poderá trazer com seus "surpreendentes" plot twists e raciocínios. É uma ação pra lá de acéfala, estúpida, que acha-se séria e não é um só pingo, porém tem seu valor como entretenimento uma vez feita vista grossa às suas (inúmeras) falhas.

Vale citar que outubro passado foi lançado um OVA de 38 minutos (mas pela internet vão achar com maior facilidade somente uma versão de 22) que foi muito criticado pela sua história e que não precisa ser visto para acompanhar a série de TV, já que ele possui um desenvolvimento original. A ser dirigido pelo debutante Nobuharu Kamanaka (antes disso ele só cuidou de storyboards e episódios em separado em algumas dezenas de animações), "Big Order" terá também Katsuhiko Takayama ("Aldnoah.Zero", "Mirai Nikki", "Triage X") na supervisão de roteiros e Chika Kojima no "character design".


**********

Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal Season III
Formato: TV 
Data de estreia: 04/04
Estúdio: Toei Animation
Diretor: Chiaki Kon ("Golden Time", "Higurashi no Naku Koro Ni", "Junjou Romantica", "Nodame Cantabile Paris Hen")
Gênero: Comédia / Drama / Romance
Tema: Mahou shoujo
De onde saiu: Continuação do anime de 2014, vindo de um mangá finalizado em 18 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui, aqui, aqui e aqui

Terceira temporada de "Bishoujo Senshi Sailor Moon Crystal", anime que em 2014 deu início a uma nova adaptação do popular mangá de Naoko Takeuchi - mangá esse que recebeu 5 séries de TV nos anos 90, exibidos aqui no Brasil em canais como Manchete, Record, Cartoon Network e Rede Brasil. Recentemente a JBC finalizou a publicação dessa obra em edição especial (lançada entre 2003 e 2004 no Japão, enquanto que a edição original foi publicada de 1991 a 1997) composta por 12 volumes, além de outros 2 com histórias paralelas.

Adaptando dessa vez os volumes cinco e seis do mangá original, "Bishoujo Sailor Moon Crystal Season III" permanece sendo produzido pelo estúdio Toei Animation, porém terá dessa vez a ótima Chiaki Kon como diretora no lugar dMunehisa Sakai ("Suite Precure"), ao passo que Yuji Kobayashi ("Sazae-san", "alguns episódios de "Saint Seiya Omega") continua na supervisão de roteiros e Yasuharu Takanashi ("Fairy Tail", "Gantz", "Log Horizon", "Shiki") segue na composição da trilha sonora. Outra mudança notável a ocorrer será no "character design", que agora será criado por Akira Takahashi ("Dokidoki! Precure", "Suite Precure"), substituindo assim Yukie Sako.


Atualização, 26/03: Foi anunciado nesse fim de semana que a nova temporada terá ao todo 13 episódios.


**********

Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls
Formato: TV (4 min. por episódio)
Data de estreia: 06/04
Estúdio: Kyotoma
Diretor: Hino Tommy
Gênero: Comédia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui

Jogos, idols e meteoritos.

A ser produzido pelo nanico estúdio Kyotoma, o mesmo do quase finalizado "JK Meshi!" (aquele anime curtinho de culinária que mostra três garotas preparando pratos fáceis e conversando bobagens), "Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls" será outra produção em flash protagonizada por um trio feminino, mas dessa vez teremos aspirantes a idols que... Trabalharão meio período num centro de jogos e posteriormente, ao que parece, precisarão salvar a Terra da queda de meteoritos. Grande coisa, nada de novo aqui, pois 9  anos atrás alguém teve a mesma absurda ideia...

Financiado por associações de operadores e fabricantes de máquinas de jogos, o anime apresenta a riquinha Mirai, a modesta e lerdinha Kyouko e a enérgica Asuka sendo instruídas a trabalhar nesse estabelecimento enquanto realizam suas lições para se tornar idols, e obviamente elas de início não sabem que, na verdade, a agência de talentos que as contratou foi fundada por uma agente da CIA, chamada Saya, que tem como missão encontrar garotas com poderes especiais (!) para evitar a citada ameaça a Terra. Ah, a descrição dessa personagem também diz, sabe lá por qual motivo, que ela é excelente naquelas famigeradas maquininhas de garra ("crane game" em inglês, o nome do suposto grupo de idols) com a qual muitos de vocês devem ter se frustrado na infância - aquilo é roubado, só pode!

E pronto, um anime a menos na lista dos que ainda faltam adicionar (o que mais eu poderia comentar sobre isso?).


**********

Boku no Hero Academia
Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Bones
Diretor: Kenji Nagasaki ("Classroom Crisis", "Gundam Fight  Builders", "No.6")
Gênero: Ação / Aventura / Comédia
Tema: Escolar / Super poderes
De onde saiu: Mangá, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui, aqui, aquiaqui e aqui

Em um mundo repleto de heróis e vilões onde 80% da população manifesta algum poder (ou como são chamados, "Quirk") até os quatro anos de idade, o adolescente Izuku Midoriya, infelizmente, não passa de uma pessoa normal apesar de sua enorme fixação por aqueles que enfrentam o mal - em particular o incrível All Might, simplesmente o super herói mais famoso que existe. Porém, certo encontro com seu ídolo fará com que Izuku adquira também um Quirk mesmo que nunca tenha nascido com um, tornando assim possível o longo sonho de ser aceito para estudar na Yuuei Academy, a escola de maior prestígio dedicada ao treinamento de novos heróis. Tendo All Might como um de seus professores, Izuku fará várias amizades e criará alguns desafetos nessa nova fase de sua vida, passando por diversos obstáculos a fim de tornar-se um super herói profissional.

Baseado em um mangá shounen publicado na Weekly Shounen Jump ("Assassination Classroom", "One Piece", "Gintama") desde 2014, "Boku no Hero Academia" é mais um título que aproveita a popularidade recente de super heróis, digamos, "alternativos" e profissionais, numa história embebida em estereótipos habituais de sua demografia e com bastante ação exagerada e destrutiva. Não é meu estilo de obra, canso rápido dela após algum tempo - o mangá mesmo eu já abandonei, e estou em dúvida se verei o anime -, entretanto não dá pra ignorar e exaltar sua qualidade dentro do gênero e tema propostos.

Li dois volumes do mangá, e como é de praxe em histórias shounen mais convencionais eles foram bem introdutórios, apresentando as peculiaridades do mundo no qual a trama ocorre, seu vasto elenco e a que será a primeira grande ameaça enfrentada pelo personagem principal, logo não há muito de relevante a dizer - é aquilo, eu poderia ter continuado a leitura por conta disso, mas admito que não estava mais interessado. Tendo apenas 14 anos, Izuku sofre constante bullying, principalmente de seu arrogante amigo de infância Bakugou, por não ter nenhum "Quirk" (imagine que chato ser o único da sala sem qualquer habilidade!), porém como todo bom protagonista de obra shounen ele segue ingênua e esperançosamente sonhando em alcançar seu objetivo, algo do qual finalmente terá uma chance de conseguir após se encontrar cara a cara com seu maior ídolo, o musculoso, eternamente sorridente e bronzeado All Might - isto é, essas são suas características em público salvando a população de inúmeros inimigos, pois a identidade real do super herói Nº 1 é a de um cara esquelético e de saúde frágil que fala cuspindo sangue e que nem pode mais manter sua transformação por muito tempo. Um choque terrível para a cabecinha de Izuku, só não maior do que a descoberta de que ele fora escolhido para se tornar sucessor da habilidade usada por All Might, que é super força. Nisso, os dois volumes iniciais foram usados para mostrar um rápido e pesado treino que o rapaz realizou sob a tutela do herói bombadão para passar nos exames da disputada Yuuei Academy, onde somente 1 de cada 300 alunos são aprovados (essas escolas especiais quase sempre parecem mais concorridas do que uma vaga de medicina na USP, né?), e depois seus primeiros ensinamentos nesse local. Em resumo, longe de no momento ser capaz de usar livremente o poder que acabou de ganhar visto que um só golpe causa grandes danos no seu braço, Izuku aprenderá a controlar sua habilidade e respeitar seu potencial, fará alguns confrontos simulados com seus novos colegas (dentre eles o esquentadinho amigo de infância e agora rival Bakugou, do qual o garoto sente tanto admiração pela sua força, quanto raiva por ser menosprezado pelo mesmo) e, nos últimos capítulos que li, se verá diante de bizarros e perigosos vilões de verdade, interessados no All Might, que deixarão claro o quão ele precisará melhorar para almejar se tornar um profissional.

Garota sapomenina extrovertida e otimista, capaz de fazer objetos flutuar, que se torna o pseudo interesse amoroso do protagonista; um rapaz cuja metade de seu corpo controla gelo, e a outra metade fogo; um garoto bastante orgulhoso e meio afetado que solta lasers pelo umbigo; um grandalhão que ao ingerir 10 gramas de açúcar aumenta sua força em cinco vezes, mas que em contrapartida reduz as funções de seu cérebro; garota invisível, e sim, ela precisa estar nua para usar tal poder plenamente; super velocidade; braços extras que podem replicar órgãos do corpo humano em suas pontas; habilidade que endurece o próprio corpo a ponto de torna-lo quase invulnerável... Esses são alguns dos integrantes do lado bonzinho, liderados por um garoto inocente e bobinho que, independente de tantas limitações, não desistirá jamais de seu sonhos - especialmente havendo incentivos como o apoio de seu ídolo, a ajuda de um grupo de novos e unidos companheiros e a indispensável rivalidade com aquele que foi pra mim o personagem mais mala de toda a história até agora (me surpreendi ao ver que ele possui tantos fãs, possivelmente a essa hora no mangá já deve ter amenizado esse seu jeito petulante em excesso como seria de se esperar). Que nem eu falei no início do texto, não é um tipo de mangá/anime que me prende a atenção por muito tempo, mas durante esses dois volumes deu pra testemunhar o surgimento de um elenco bem simpático e conflitos que, não nego, me emocionaram um pouco em alguns momentos com a tamanha superação e insistência de um guri, por mais que fossem previsíveis o desfecho deles. Entretém, usa de forma elogiável as fórmulas inerentes à sua demografia e, com o estúdio Bones na produção, é certo que o anime será ainda mais atraente para quem curte um pouco de ação desse gênero.

Com Kenji Nagasaki na direção, "Boku no Hero Academia" terá também Yousuke Kuroda ("Gundam Build Fighters", "High School of the Dead", "Jormungand") na supervisão de roteiros, Yuuki Hayashi ("Blood Lad", "Death Parade") na trilha sonora e Yoshihiko Umakoshi ("Saint Seiya Omega", "Mushishi", "Casshern Sins", "Berserk") no "character design".

**********

Bonobono (2016)
Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 02/04
Estúdio: Eiken
Diretor: Hidenori Yamaguchi
Gênero: Comédia / Slie-of-Life
De onde saiu: Continuação do anime de 1995, vindo de um mangá com atuais 40 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Segunda temporada de "Bonobono", anime de 1995 baseado em um mangá que nesse mês de março completa 30 anos de existência contando a história de Bonobono, uma serena lontra azul que mora numa floresta e tem como amigos um guaxinim, um tigre e um esquilo, dentre outros animais. Considerado uma obra 4-koma, porém com tirinhas que na verdade usam oito quadros por vez, tal mangá foi vencedor do "Kodansha Manga Award" em 1988 na categoria geral, e ele recebeu ainda vários livros ilustrados, dois filmes em 1993 e 2002 e dois antigos jogos para 3DO e Playstation lançados no mesmo ano de estreia da primeira série de TV.

Apesar de ser uma continuação, algo que o faria ter baixa prioridade nesses guias, eu bem que gostaria de ter encontrado algum material traduzido dessa franquia para dar uma olhada no seu conteúdo, visto que li comentários onde comparam seu estilo de comédia de forte humor gráfico e um tanto filosófica com títulos como o ótimo "Azumanga Daioh", porém em um nível obviamente mais familiar. Não havendo nada disso disponível pela internet, só digo que a direção do anime ficará nas mãos do debutante Hidenori Yamaguchi, seus roteiros serão supervisionados por Mitsutaka Hirota ("The Prince of Tennis II", "Phantasy Star Online 2: The Animation") e sua animação estará a cargo do cinquentão Eiken, estúdio também responsável até hoje pelo eterno "Sazae-san".


**********

Bungou Stray Dogs
Formato: TV 
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Bones
Diretor: Takuya Igarashi ("Captain Earth", "Ouran High School Host Club", "Sailor Moon Sailor Stars", "Soul Eater")
Gênero: Ação
Tema: Super poderes
De onde saiu: Mangá, 9 volumes em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Um extravagante bando de personagens com nomes de personalidades literárias e dotados com poderes sobrenaturais.

Expulso do orfanato onde morava e sem ter para onde ir e tampouco o que comer, Najakima Atsushi se encontrava à beira de um rio quando de repente flagra e salva um homem tentando se suicidar por afogamento, chamado Dazai Osamu. Ele e seu parceiro que aparece logo em seguida, Doppo Kunikida, trabalham em uma agência especial de detetives cujos integrantes possuem poderes sobrenaturais e lidam com casos que normalmente são perigosos demais para a polícia e forças militares. Antes de conhecerem Nakajima a dupla estava à procura de um tigre solto pela cidade, e em pouco descobrem que o animal tem alguma ligação com o rapaz. Após o caso ser resolvido, Nakajima acabará se tornando o novo membro dessa famosa agência de detetives.

Originado de um mangá seinen em publicação desde 2011 na revista Young Ace ("Blood Lad", "Boku Dake ga Inai Machi"), "Bungou Stray Dogs" será seu anime estilizado de ação com personagens em sua maioria vaidosos e estranhos que são usuários de habilidades incomuns e, para deixar tudo ainda mais pseudo cult, carregam nomes de famosos autores literários - e não só isso, como eles também possuem alguns traços, trejeitos e poderes que fazem referências às obras e vida de suas respectivas inspirações. Olha só, você assiste cenas de ação exageradas e pancadaria ao mesmo tempo que "aprende" um pouquinho de literatura!

Escolhido em algumas enquetes japonesas de 2015 como o mangá mais desejado para se ganhar uma adaptação animada (ficou na frente até de "One Punch Man"), li três volumes, quase quatro de "Bungou Stray Dogs" e estaria mentindo muito se dissesse que presenciei qualquer roteiro elaborado, elenco bem desenvolvido ou tramas muito criativas: foi somente um mangá com bastante adrenalina e casos episódicos envolvendo grupos mafiosos, gangues de rua ou assassinatos misteriosos, mas, bem, estaria de igual modo faltando com a verdade se eu escrevesse aqui que não me empolguei e me diverti com o que li. Como é de praxe em tramas desse tipo, o protagonista Atsushi Nakajima (baseado no escritor homônimo que viveu entre 1909 e 1942) faz o tipo do "cara à primeira vista fracote e comum, porém dono de um grande poder" que de repente se encontra no meio de um grupo de pessoas singular onde ele, tão complexado em relação a traumas do passado no qual sempre foi rejeitado e menosprezado por todos, se verá surpreendentemente bem-vindo e aceito - e por ser uma breve surpresa no início da obra prefiro omitir a sua habilidade, porém ela tem a ver com um célebre conto do escritor do qual ele tira seu nome, e ao longo do mangá é normal vê-lo recitando aqui e ali trechos de poesias do mesmo. Após passar por um teste e se juntar em definitivo a agência, acompanhamos nos volumes iniciais casos rápidos que impelem Nakajima a conhecer em detalhes um a um os colegas de trabalho e suas personalidades e poderes, havendo ainda o surgimento de um inimigo, chamado Ryuunosuke Akutagawa (inspirado nesse escritor, que já teve dois contos seus adaptados no anime "Aoi Bungaku"), que deverá ser o maior foco em boa parte da primeira temporada da série de TV - sim, primeira - e que possui como habilidade uma capa preta que se transforma numa besta capaz de partir tudo à sua volta, até mesmo o espaço. Logo antes disso, no primeiro caso focado em um tigre, já descobrimos que o personagem representando o famoso Dazai Osamu (também há uma história sua em "Aoi Bungaku"), além de ter como poder a capacidade de anular a habilidade dos outros, traz em seu comportamento um melancólico traço desse autor, que tentou se suicidar três vezes até enfim conseguir se matar na quarta tentativa ao lado de uma mulher que havia conhecido há pouco tempo - e isso ocorreu justamente através de afogamento, método usado pelo personagem do mangá antes de ser salvo por Nakajima, sendo que essa sua mania de querer se matar (a propósito, por "coincidência" seu maior desejo é alcançar isso acompanhado de uma linda mulher...), junto ao seu modo despreocupado de agir, servem como um dos alívios cômicos da história.

Evitarei ir mais além quanto a acontecimentos para não dar spoils demais e estender muito o texto, contudo, do restante do elenco destaco ainda a "temida" Yosano Akiko, doutora que possui um limitado poder de cura que só pode ser usado quando o alvo tem ferimentos externos fatais, resultando no cruel e doloroso ato de, para curar junto ferimentos mais leves de alguém, ser necessário primeiro quase mata-lo (!) para assim conseguir usar sua habilidade (e tal qual as mulheres presentes nas obras da poetisa homônima falecida em 1942, ela é dotada de uma personalidade bem assertiva e forte); Doppo Kunikida (1871-1908), um homem extremamente organizado que pode transformar a agenda que sempre carrega em qualquer objeto, desde que esse não seja maior do que a própria agenda; Rampo Edogawa (escritor de histórias de suspense, no ano passado teve um anime fraquinho dedicado aos 50 anos de sua morte), um vaidoso e chato rapaz que com seu antiquado jaleco de detetive é capaz de desvendar com absurda clareza e precisão um mistério em poucos segundos apenas olhando a cena do crime, porém enquanto este acha que isso é um poder, na verdade ele é somente muito esperto; e Miyazawa Kenji (poeta e autor de livros infantis, fazendeiro em seus últimos anos de vida; há vários animes baseados em suas histórias), um humilde e animado garoto vindo do interior que, caso esteja de estômago vazio, adquire super força. A lista de celebridades com suas versões em 2D é extensa, não se restringindo unicamente a autores japoneses como pude ver em alguns sites, que listam Dan BrownAgatha Christie e até Fyodor Dostoyevsky como personagens de volumes avançados. De qualquer forma, entre explosões, tiroteios e lutas coreografadas em torno desse unido grupo de detetives overpower, há por fim certo suspense em volta de um dos protagonistas que já deve ter sido melhor explicado mais adiante, e uma constante tentativa em dramatizar e comparar o passado sofrido de Nakajima com o presente, feito com tal insistência e pieguice que admito ter perdido a paciência com isso depois de meros dois volumes lidos - mas tal detalhe é o de menos frente ao que o mangá tem de melhor a oferecer. Agitado e estupidamente divertido, a fantasia urbana "Bungou Stray Dogs" só tem a ganhar estando nas mãos do estúdio BONES, que incrementará seu estilo com boa animação e esmerada trilha sonora conforme podemos prever pelos trailers, mesmo processo ocorrido com "Kekkai Sensen" em 2015, o qual o estúdio tornou o anime consideravelmente mais interessante que o mediano mangá (aliás, ele começou a ser lançado esse mês pela JBC aqui no Brasil).

Já previsto para ter duas temporadas, com a próxima estreando em outubro, "Bungou Stray Dogs" trará, junto ao regular Takuya Igarashi na direção, Yoji Enokido ("Nodame Cantabile Paris-hen", "Shoujo Kakumei Utena") na supervisão de roteiros, Taku Iwasaki ("Akame ga Kill!", "Gatchaman Crowds", "Noragami") na trilha sonora e Nobuhiro Arai ("Hitsugi no Chaika") no "character design".


**********

Cardfight!! Vanguard G: Stride Gate-hen
Formato: TV 
Data de estreia: 17/04
Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Ação / Aventura
Tema: Jogo de cartas
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um projeto multimídia.

Sétima temporada de "Cardfight!! Vanguard", anime integrante de um projeto multimídia formado por Akira Itou (desenhista do mangá "Yu-Gi-Oh! R"), Satoshi Nakamura (exímio jogador de "Magic: The Gathering" que auxiliou na criação de "Duel Masters") e a Bushiroad, empresa fabricante de jogos e coleções de cartas. A animação teve início em janeiro de 2011, o popular jogo de cartas veio um mês depois e um mangá é publicado até hoje - a franquia também já passeou por outras mídias, chegando ao ponto de lançarem até um filme live-action em 2013, clique aqui para vê-lo por inteiro no Youtube.

Garantido desde o ano passado pelo próprio presidente da Bushiroad, Takaaki Kidani, que o anime continuaria no mínimo até a sétima temporada, ainda não foi divulgado oficialmente se a equipe de produção segue a mesma, porém atualizarei esse texto caso haja qualquer informação a respeito.

**********

CoCO & NiCO
Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 08/04
Estúdio: Kachidoki Studio
Diretor: Kyou Yatate
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui

A ser financiado pelos canais de televisão NHK World, Tokyo MX e Chukyo TV, "CoCO & NiCO" será uma animação original que terá como protagonistas Coco e Nico, duas gatinhas que precisam ter aulas para se tornarem princesas - e como ambas são bastante bagunceiras, elas terão a companhia de Oppenheime, uma felina que cuida delas diariamente.

Previsto para se estender por 39 episódios de 1 minuto de duração cada, "CoCO & NiCo" será animado pelo Kachidoki Studio (que só produz séries curtinhas) e terá Kyou Yatate na direção junto a Hiroshi Izawa (autor do mangá "Digimon V-Tamer") na supervisão de roteiros e Akemi Takada ("Urusei Yatsura", "Creamy Mami") no "character design".

**********

Concrete Revolutio: Choujin Gensou - The Last Song
Formato: TV 
Data de estreia: 10/04
Estúdio: Bones
Diretor: Seiji Mizushima (Fullmetal Alchemist", "Hanamaru Youchien", "Mobile Suit Gundam 00", "Shaman King", "Un-Go")
Gênero: Ação / Fantasia
Tema: Super poderes
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, uma obra original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui 

Segunda temporada de "Concrete Revolutio: Choujin Gensou", animação original produzida pelo estúdio Bones que conta a história de um Japão onde heróis de todos os tipos e origens fazem parte de seu dia a dia. Por tratar-se de um projeto que desde o início já estava combinado que haveriam duas temporadas separadas por um intervalo de três meses - o tal "split cour", estratégia que se tornou muito usada a partir de 2014 -, a equipe em si não tem mudanças, com Seiji Mizushima na direção, Shou Aikawa ("Chaos Dragon", 30 episódios de "Fullmetal Alchemist") na criação da história original e supervisão de roteiros e Yoshiyuki Ito ("Space Dandy") no "character design".


**********

Duel Masters VSRF
Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Gênero: Ação / Aventura / Comédia
Tema: Jogo de cartas
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de uma série de mangás que, juntando todos os seus títulos, possui atuais 60 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Décima terceira temporada de "Duel Masters", anime iniciado em 2002 que faz parte de outra franquia da empresa Takara Tomy, dessa vez envolvendo jogos de cartas - esses chegaram ao mercado meses antes da primeira animação estrear, e na verdade tudo isso começou em 1999 com um mangá que teve 17 volumes publicados até 2005 e 60 atualmente se contarmos todas as obras que o sucederam, com o detalhe de que "Duel Masters" era para ser inicialmente um título alternativo baseado em "Magic: The Gathering", popular jogo de cartas (e o mais velho que existe) criado em 1993 pela empresa americana Wizard of the Coast; entretanto, com o tempo os dois títulos se separaram e assim nasceu uma nova franquia cuja jogabilidade é parecida ao do irmão americano. Havendo ainda 3 jogos para Game Boy Advance e 1 para Playstation 2, "Duel Masters" obteve grande sucesso apenas no Japão sob a tutela da Takara Tomy, visto que até hoje só uma temporada foi exportada para o ocidente e seu jogo de cartas, devido ao baixo número de vendas, também durou pouco tempo fora de terras nipônicas nas mãos da própria Wizard of the Coast, que preferiu anos depois relançar "Duel Masters" nos Estados Unidos com o nome "Kajiudo: Rise of the Duel Masters", marca que gerou novas cartas, jogo online e duas séries de TV muito semelhantes ao seu primo japonês - mas tudo isso também já chegou ao fim em 2014, quando a Wizard of the Coast decidiu interromper a produção de cartas e o suporte ao jogo online...

Pois bem, voltando ao trabalho original ("original" em comparação com "Kajiudo", mas não com "Magic: The Gathering", né...), foi dito somente, conforme podem ver no trailer, que teremos nesse novo anime hamsters falantes e "assombrosos alunos transferidos", seja lá o que isso tenha de relevância na história, além de permanecer como protagonista Katta Kirifuda, personagem que desde 2011 substituiu o irmão mais novo, Shobu Kirifuda, no papel principal. Nada foi confirmado em relação a equipe de produção, e tão logo divulgam algo a respeito atualizarei esse texto.

**********

Endride
Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Brain's Base
Diretor: Keiji Gotou ("Kiddy Grade", "Uta-Kata")
Gênero: Aventura / Fantasia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Shun Asanaga, um jovem de 15 anos de personalidade otimista e radiante, encontra em certo dia um estranho cristal no escritório de seu pai, que é um cientista e homem de negócios; ao tocar tal objeto o mundo em volta dele se distorce, e Shun acaba sendo transportado para outro local.

Enquanto isso, Emilio, príncipe de Endra, um reino localizado abaixo da superfície da Terra, está prestes a completar 16 anos e assim tornar-se apto a herdar o trono. Por certos motivos ele despreza o rei atual, Delzain, e devido a isso decide ataca-lo para se vingar - porém a inexperiência e falta de força do rapaz acarreta na sua captura e prisão. Nisso, no momento em que se lamentava do ocorrido, Emilio vê a parede da sua cela se distorcer e dela surgir Shun Asanaga. Com um deles disposto a voltar de onde veio, e o outro ansiando realizar sua vingança, esses dois jovens tentarão sobreviver nas terras de Endra, e terão de juntar forças caso desejem atingir seus objetivos.

Já previsto para durar 24 episódios, "Endride" também terá em breve um jogo para smartphones intitulado "Endrid ~X fragments~", que começará a aceitar cadastros em abril e que possuirá personagens diferentes como protagonistas - ainda não foi dito nada a respeito de sua jogabilidade, porém no próximo dia 26 haverá um evento onde divulgarão mais detalhes sobre o projeto. A série de TV, por sua vez, tem no momento somente um trailer que praticamente mostra o que a sinopse já explica - e isso com uma animação bem meia boca - e curtas descrições de personagens e suas ligações no site oficial. O Brain's Base é talvez o segundo estúdio que mais produz hoje animes voltados ao público feminino, e admito que à primeira vista até achava que esse seria o caso de "Endride", mas as artes e sinopses divulgadas por enquanto, além do fato de haver personagens femininas de vestes modestas no elenco principal como podem ver na página citada, deixa claro que é apenas mais uma aventura de fantasia padrão no qual alguém se vê num mundo alternativo e se envolve com os problemas dos habitantes dele - e pelo que parece há inclusive a questão de o garoto da superfície carregar algum poder especial que ajudará o outro rapaz na sua vingança. Não tenho nem ânimo de me alongar em cima de uma ideia tão desgastada, mas ao menos a equipe reunida ao seu redor tem grande experiência com obras desse tipo.

Com direção do veterano Keiji Gotou, que possui uma larga passagem, normalmente como desenhista e roteirista, em animes de igual gênero, "Endride" terá ainda Touko Machida ("Wake Up, Girls!", "Karneval", "Hitsugi no Chaika") na supervisão de roteiros, Kouhei Tanaka ("Bastard!!", "Hyouka", "One Pieced") na trilha sonora e Kazushi Hagiwara (autor do mangá de "Bastard!!") com Nobuhiro Watsuki (autor do mangá de "Rurouni Kenshin") no "character design".

**********

Flying Witch
Formato: TV 
Data de estreia: 10/04
Estúdio: J.C. Staff
Diretor: Katsushi Sakurabi ("Kamisama no Memochou", "Shingetsutan Tsukihime", "Uragiri wa Boku no Namae o Shitteiru")
Gênero: Comédia / Fantasia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 3 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Adaptação de um mangá shounen publicado desde 2012 na Bessatsu Shounen Magazine ("Aku no Hana", "Shingeki no Kyojin", "xxxHOLIC"), "Flying Witch" conta a história de Makoto Kowata, uma bruxa aprendiz que, em companhia de sua gata Chito, passa a morar na casa de seu primo de segundo grau em Aomori após completar 15 anos - e pronto, qualquer outra sinopse dessa obra não vai além disso.

E também nem teria como: ao contrário do que a demografia, premissa e tema possam indicar, "Flying Witch" é um puro slice-of-life "
iyashikei" onde, para ser exato, nada remotamente significativo acontece, pois só vemos o pacífico dia a dia de uma bruxinha novata junto de seus primos e outras pessoas que ela vai conhecendo durante sua estadia na casa deles, visto ser uma tradição entre bruxas sair da moradia dos pais e tornar-se mais independente ao completar 15 anos. Se for para fazer comparações a fim de relevar seus principais pontos, podemos então equipara-lo com o clássico filme do Ghibli "Kiki's Delivery Service", animação igualmente protagonizada por uma bruxinha aprendiz que sai de casa ao alcançar certa idade e leva uma rotina sem grandes ocorrências; "Aria", com seu humor bem sutil e andar lento que enfatiza bastante o cenário à sua volta para criar um clima mais relaxante, isso enquanto testemunhamos um grupo de garotas desfrutando dos mínimos prazeres da vida; e "Yotsubato", que realiza a proeza de gastar capítulos inteiros mostrando, com muita calma, as ações totalmente banais de uma menina de cinco anos.

Um tanto cabecinha de vento e não possuindo senso de direção algum - a tal ponto que chega a comemorar quando consegue voltar da escola sozinha... -, Makoto se encontra em um Japão onde bruxos, em tese, vivem em segredo e não são permitidos falar sobre suas origens em público, mas estranhamente ninguém parece se espantar taaanto assim quando descobrem que ela é uma - no máximo há de quando em quando olhos arregalados de surpresa, mas isso logo passa, e sorte de Makoto que seu desleixo em esconder sua identidade não acarreta em penitência a nenhuma das partes, pra verem como no final nem isso gera qualquer conflito. Durante dois volumes vi essa garota achar que uma mandrágora é um bom presente a ser dado para sua nova amiga e colega de classe Nao, que prontamente recusou esse bizarro sinal de amizade; acompanhei um capítulo inteiro onde Makoto se dirige a uma loja de tecidos, junto de sua esperta gatinha Chito (com quem fala normalmente, mas nós só ouvimos miados), para poder costurar um novo robe típico de bruxas; vi outro capítulo inteiramente dedicado a ela e seus dois primos, o sereno Kei e a curiosa Chinatsu, em que os três trabalham duro capinando e arando um terreno que servirá de horta, visto que é vital às bruxas ter uma à disposição para possíveis preparos de feitiços; e presenciei as chegadas sem aviso prévio e partidas repentinas de seres estranhos, incomuns, como um mensageiro da primavera que veio até Makoto pedir por uma poção, jornaleiros trazendo jornais de bruxos (será que as figuras se movem!?) que somente surgem diante de bruxas que os aguardam na entrada das casas pela manhã, e... Misteriosas baleias voadoras carregando ruínas em suas costas (!), que parecem ser um evento raro mesmo entre os adeptos da magia. "Flying Witch" segue exatamente dessa forma, mesclando naturalmente um slice-of-life no interior do Japão com elementos fantasiosos, não se preocupando em gastar 25 páginas ora para mostrar boa parte do elenco comendo panquecas caseiras e falando sobre, bem, a história e o preparo das mesmas, ora uma conversa descontraída entre Makoto e Nao a respeito do crescimento da citada horta, ou então uma visita a um restaurante que pessoas normais enxergam como uma casa aos pedaços do lado de fora, no qual tem-se garçonetes fantasmas tímidas que não aparecem na frente de seus clientes e que é frequentado por todo tipo de ser, seja ele bruxo ou uma raposinha em busca de cerejas. Abusando de painéis ou páginas inteiras focadas na natureza e construções ao redor dos personagens (podem até ver como os próprios trailers dão ênfase nisso também), é de se destacar ainda como, nesses e outros pequenos contos do dia a dia, surge uma comédia extremamente sutil, na qual gracinhas ditas por alguém ou eventos embaraçosos praticamente não acarretam em reações e réplicas cômicas e extravagantes, muitas vezes resultando em momentos de silêncio ou frases curtas tão modestas que nem parece ter havido ali alguma tentativa de piada - e nem por isso digo que a comédia aqui me foi ruim, pelo contrário, considerei ótimo o timing e bom gosto delas na maior parte do tempo.

Acho complicado "Flying Witch" tornar-se uma adaptação muito interessante nas mãos do J.C. Staff (não por culpa exatamente do estúdio, mas sim devido ao seu estilo e quem será responsável pela sua direção), porém ao menos o mangá me trouxe uma leitura extremamente confortável e tranquila, inicialmente monótona por ser uma história "sobre nada" que não esperava, mas que entretanto foi ficando atraente e simpática conforme eu presenciava um elenco levando sua vidinha na mais pura calmaria em capítulos que terminavam sem nenhuma cerimônia, como se fosse meramente o fim de mais um dia qualquer - e particularmente me surpreendeu ainda as personalidades e relações moderadas de boa parte dos personagens, indo desde a Chinatsu que se comporta e raciocina de modo verossímil para uma criança de sua idade, não sendo só um elemento moe de pensamentos e frases artificiais, ou então um protagonista masculino de obra shounen que age de forma madura, mal se destaca e tampouco expressa um mínimo de interesse amoroso pra cima daquela que é sua prima - provando que não é todo adolescente que perde a cabeça e começa a vislumbrar calcinhas e peitos por todo lado ao ter uma garota vindo morar na sua casa do nada. Quando comecei a escrever esse texto esperava que ele fosse ficar pequeno, já que "plot" mesmo no mangá não há um pingo, mas creio que dá para perceber o quão me empolguei no meio do caminho para algo num primeiro momento tão singelo, só que inesperadamente completo em seu formato, tanto que poderia prosseguir com os elogios se isso não começasse a deixar o texto enfadonho e parcial em excesso.

Dirigido por Katsushi Sakurabi, "Flying Witch" terá Deko Akao (ou Hitomi Mieno) ("Noragami", "Nazo no Kanojo X", "Arakawa Under the Bridge") na supervisão de roteiros e Masato Yasuno no "character design". A título de curiosidade, a autora Chihiro Ishizuka publicou em 2010 "FlyingWitch", um one-shot, com pegada mais romântica e comédia visualmente mais expressiva, que se passa no mesmo mundo da obra que viria a ser iniciada três anos depois.


**********

Future Card Buddyfight DDD
Formato: TV 
Data de estreia: 02/04
Estúdio: Oriental Light and Magic / Xebec
Diretor: Shigetaka Ikeda
Gênero: Ação
Tema: Jogo de cartas
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um jogo de cartas.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Terceira temporada de "Future Card Buddyfight", anime originado de um jogo de cartas criado pela empresa Bushiroad que no Japão é voltado a crianças de 9 a 11 anos, porém na América é destinado a um público mais velho ao apresentar um sistema de batalhas de maior complexidade. Ainda não foi confirmado se toda a equipe de produção será a mesma, mas, como a segunda temporada só acabará agora em março com 50 episódios, exatamente uma semana antes da estreia dessa continuação, possivelmente não haverá mudanças quanto a isso.

E apenas para não perder a chance de posta-lo pela terceira vez mesmo que não tenha utilidade alguma, clique aqui para ver um vídeo promocional de 2013 da franquia, com direito a um garoto enfrentando um homenzarrão no ringue e, esse, fazendo uma "atuação" muito convincente ao ser derrotado...

**********

Gakusen Toshi Asterisk 2nd Season
Formato: TV 
Data de estreia: 02/04
Estúdio: A-1 Pictures
Diretor: Manabu Ono ("Kyoukai Senjou no Horizon", "Mahouka Koukou o Rettousei", "Saki")
Gênero: Ação / Comédia / Fantasia / Romance / Sci-fi
Tema: Ecchi / Escolar / Harém
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de uma light novel com atuais 9 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Segunda temporada de "Gaskusen Toshi Asterisk", anime com tema escolar e magia baseado em uma light novel que desde 2012 já teve 9 volumes publicados. Como antes mesmo da primeira animação estrear já havia sido informado que haveriam 24 episódios divididos em duas partes - outro "split-cour" -, a equipe de produção é a mesma, com Manabu Ono de diretor chefe, Kenji Seto de diretor assistente, Rasmus Faber na trilha sonora e Tetsuya Kawakami ("Ryuugajou Nanana no Maizoukin!", "Robot Girls Z") no "character design".

De nota extra, no dia 28 de janeiro foi lançado o jogo "The Asterisk War: Houka Kenra" para PS Vita - clique aqui para ver um trailer a respeito.


**********

Gyakuten Saiban: Sono "Shinjitsu", Igi Ari!
Formato: TV 
Data de estreia: 02/04
Estúdio: A-1 Pictures
Diretor: Ayumu Watanabe ("Kanojo ga Flag o Oraretara", "Nazo no Kanojo X", "Uchuu Kyoudai")
Gênero: Comédia / Suspense
Tema: Policial
De onde saiu: Jogo para Game Boy Advance.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

OBJEÇÃO!

Falemos primeiro da origem do anime: "Gyakuten Saiban", mais conhecido aqui no ocidente como "Phoenix Wright: Ace Attorney", é uma franquia de visual novels da CAPCOM que teve início em 2001 no Game Boy Advance; nele você controla o advogado novato Ryuuichi Naruhodou (ou Phoenix Wright nas versões em inglês) e seu objetivo é obter a inocência dos seus clientes durante os julgamentos. Eu poderia esmiuçar o funcionamento exato por trás disso, mas não creio que seja necessário: basicamente, o jogo se divide na parte de investigação, na qual deve-se geralmente coletar informações com o cliente, testemunhas ou polícia em diversos lugares, e em seguida no julgamento na sala de um tribunal, onde o jogador lê os depoimentos de cada testemunha - pressionando elas em busca de mais informações se for necessário - e procura inconsistências que deem brechas para a apresentação de evidências que contradigam alguma declaração - é nesse instante que Ryuuichi grita "Objeção!" com um dedo apontado pra frente e a tal palavra destacada em vermelho num balão, cena muito parodiada ao longo dos anos como podem ver nessas poucas imagens que juntei como exemplo ou até nessa curta animação, que tira sarro também do fato de o personagem sempre conseguir inocentar seus clientes por mais absurdas que sejam suas teorias e provas de vez em quando. Clique aqui caso queira ver ainda um vídeo mostrando alguém jogando o primeiro capítulo do título de 2001, focado em um caso no qual um amigo de Ryuuichi é acusado de ter assassinado a ex namorada (o trailer do anime mostra cenas dessa história).

Nos 15 anos que se passaram "Gyakuten Saiban" não só ganhou 5 jogos principais (será lançado o sexto esse ano para Nintento 3DS) e 4 títulos paralelos - sem contar as aparições inusitadas do protagonista em outros títulos da CAPCOM - em diversas plataformas como obteve adaptações em diferentes mídias, indo desde Drama CDs e mangás a peça de teatro, musicais e inclusive filme live-action - esse último disponível por inteiro no Youtube, na ocasião de alguém querer se arriscar em vê-lo. O anime? Dele é dito que adaptará os casos dos dois primeiros jogos, "Gyakuten Saiban" e "Gyakuten Saiban 2" (2002), que juntos possuem 9 capítulos, quantidade que parece razoável se houver aqui 12 ou 13 episódios à disposição. Em relação aos personagens, além do advogado novato Ryuuichi (a ser dublado por Yuki Kaji) com seu senso de justiça impecável e estilo de vida despreocupado, há de principais também a obstinada Chihiro Ayasato, que é sua chefe e será peça central logo no segundo caso do anime, isso se seguirem a ordem exata dos jogos; o esnobe Reiji Mitsurugi, um promotor conhecido de infância e rival de Ryuuichi que nunca havia perdido um caso até reencontrar o velho companheiro nos tribunais; e a otimista e amigável Mayoi Ayasato, irmã de Chihiro que se torna assistente do protagonista e possui poderes espirituais. Eu assisti vídeos de quase todos os capítulos do primeiro jogo e pessoalmente confesso ter achado alguns casos em si interessantes e bem montados, porém o modo espalhafatoso de agir dos personagens e diversos diálogos fazem com que do anime seja preferível esperar antes uma comédia razoável do que qualquer tensão ou suspense significativo, salvo raras ocasiões.

A ser produzido com um orçamento baixíssimo pelo estúdio A-1 Pictures, "Gyakuten Saiban: Sono "Shinjutsu", Igi Ari!" vem com Ayumu Watanabe na direção acompanhado de Atsuhiro Tomioka ("Blade & Soul", "Inazuma Eleven", "Zetman") na supervisão de roteiros, Kaoru Wada ("InuYasha, "D.Gray-man", "Saint Seiya: The Lost Canvas") na trilha sonora e Keiko Oota ("Hyakko") no "character design".


**********

Haifuri
Formato: TV 
Data de estreia: 10/04
Estúdio: Production IMS
Diretor: Yuu Nobuta
Gênero: Slice-of-Life
Tema: Escolar
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Cem anos atrás um desastre natural causou a submersão dos territórios de vários países, e nisso novas cidades costeiras e rotas marítimas foram criadas. Com o intuito de proteger esses locais, em pouco tempo as mulheres começaram a se destacar numa profissão onde são conhecidas pelo nome de "Sereias Azuis". A história do anime tem como protagonista Akeno Misaki, uma jovem sempre alegre que, junto com sua amiga de infância Moeka China e outras garotas, é estudante de uma escola feminina em Yokosuka dedicada ao ensino e treinamento de futuras Sereias Azuis.

Digo-lhes que deu uma certa dor de cabeça montar essa pequena sinopse acima, e o motivo disso foi porque cada texto em japonês ou traduzido para o inglês que eu achava sobre o anime dizia uma coisa diferente a respeito do que fazem essas tais "Sereias Azuis", porém isso no final não parece lá tão importante (o argumento inicial em si já é duvidoso mesmo...) visto que o foco aqui será mais um slice-of-life moe de garotinhas - e olhem só quantas teremos (com previsão de haver mais a serem divulgadas), todas elas originalmente desenhadas por Atto, criador do mangá de "Non Non Biyori", uma obra relaxante e visualmente fofa que retrata a vidinha de um grupo de garotas no interior do Japão. Fora a premissa em relação a esse tal cenário pseudo pós apocalíptico, de informações extras no site oficial tem-se apenas as fichas do elenco repletas de dados nada relevantes, porque, se ainda estamos no escuro quanto a certos elementos do anime, por outro lado já temos em mãos data de aniversário, tipo sanguíneo, altura, comida favorita, comida que menos gosta e resumo do desempenho escolar de cada personagem...

Tendo como autor original Takaaki Suzuki, profissional que pode ser visto na função de "consultor" ou supervisor de história militar em animes como "GATE", "Girls und Panzer", "Strike Witches" e "Upotte!", "Haifuri" será produzido pelo pequeno estúdio Production IMS ("Active Raid", "Shinmai Maou no Testament", "Date A Live II") e terá ainda a boa Reiko Yoshida ("Bakuman.", "K-ON!", "Non Non Biyori") na supervisão de roteiros e Naoto Nakamura adaptando o "character design" feito por Atto. "Haifuri" também já possui uma versão em mangá, publicada desde outubro.


**********

Hakuouki: Otogisoushi
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 05/04
Estúdio: DLE
Diretor: Parako Shinohara ("Pankis! 2-jigen")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Paródia
De onde saiu: Spin-off dos animes "Hakuouki", baseados em uma visual novel. 
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Spin-off de "Hakuouki", franquia que de 2010 a 2014 obteve 3 séries de TV, 2 filmes e alguns especiais produzidos pelo Studio Deen - tais animações são baseadas em uma visual novel, voltada ao público feminino, cuja história se passa em Kyoto durante o século 19 e é focada numa garota e um grupo de samurais Shinsengumi. Lançado inicialmente em 2008 para Playstation 2, ao longo dos anos o jogo recebeu novos títulos e edições revisadas para Playstation 3, PSP, Nintendo DS, Nintendo 3DS e, recentemente, PS Vita, sendo que nem todos são visual novel, como é o caso de "Hakuouki: Warrior of the Shinsengumi" para PSP, que é centrado na ação (clique aqui para ver um vídeo dele de alguns minutos).

Com a frase "um dia a dia normal que poderia ter existido", "Hakuouki: Otogisoushi" será somente um anime que mostrará os personagens da franquia em formato chibi em um cenário slice-of-life de comédia, e possivelmente (com certeza, para ser exato) tendo episódios curtos uma vez que o responsável pela sua animação é o DLE, estúdio que só produz pequenas obras em flash. Por ora não foi anunciado nenhuma membro de sua equipe.


**********

Himitsukessha Taka no Tsume GT
Formato: ONA (5 min. por episódio)
Data de estreia: 07/04
Estúdio: DLE
Gênero: Comédia
Tema: Paródia / Super poderes
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de uma animação original.
Site oficial: Clique aqui

Sétima temporada de "Himitsukessha Taka no Tsume", série iniciada em 2006 que narra a saga da "Eagle Talon", uma sociedade secreta de Tóquio que planeja dominar o mundo para, com isso, trazer paz ao mesmo. Produzido em flash pelo estúdio DLE - esse estúdio sempre anuncia a maioria de suas estreias em cima da hora... -, são acompanhadas as tentativas (e consequentes falhas) da sociedade em seu ambicioso plano, e ela possui como líder um homem de 55 anos que à primeira vista pode ser confundido com o M. Bison de "Street Fighter" - porém tendo a vantagem (?) de possuir subordinados únicos, indo desde um cientista gênio com aparência de ursinho a vocalista tímido de heavy metal. Eles, aliás, são os protagonistas da animação, ao passo que o covarde e narcisista herói de shorts azul e máscara vermelha Deluxe Fighter é um personagem secundário que sempre os derrota.

É uma obra de paródia (há constantes referências a jogos e animes do momento) dona de grande sucesso interno no Japão; concebido inicialmente para se passar no bloco de um programa de televisão, a franquia por ora rendeu, junto com as séries, 4 filmes de longa metragem e alguns especiais, além de inúmeros produtos personalizados e diversos jogos e licenciamento dos personagens para campanhas promocionais de empresas como Capcom e Sanrio. Está difícil conquistar o mundo, mas ao menos já são 10 anos ganhando alguns bons trocados.



**********

Honobono Log
Formato: TV (2 min. por episódio)
Data de estreia: 07/06
Estúdio: Fanworks
Diretor: Kumi Matsui
Gênero: Romance / Slice-of-Life
De onde saiu: Livro ilustrado.

Prestes a iniciar a montagem do guia da próxima temporada, eis que surge mais um anime para eu adicionar no de primavera - seu anúncio ocorreu já há algum tempo, porém confesso que me esqueci totalmente dele em um canto qualquer dos meus favoritos.

Baseado em um livro ilustrado chamado "Fukamachi Naka Gashuu Honobono Log ~Taisetsu na Kimi e~" que foi publicado em 2014 pelo artista japonês Naka Fukamachi, "Honobono Log" retratará de modo agradável e caloroso, durante 12 episódios de 2 minutos cada a serem exibidos diariamente a partir do dia 7 de junho no canal principal da NHK, a vida de vários casais e famílias. Ao invés de eu upar algumas imagens como exemplo, clique aqui para ver um perfil no Twitter que republica frequentemente várias ilustrações do livro, e aqui para visualizar na mesma rede social todas as fotos com a hashtag "ほのぼのロ" ("Honobono Log") - só tomem cuidado que alguns engraçadinhos parecem usar tal hashtag de vez em quando para divulgar imagens, a maioria inapropriadas, que não tem nada a ver com o assunto.

Naka Fukamichi publicará um segundo livro agora em julho com o mesmo tema, intitulado "Honobono Log II ~Taisetsu na Kimi to~". Quanto ao anime, esse será produzido pelo estúdio Fanworks ("Gakkatsu!", "Aggressive Retsuko") e terá, junto a Kumi Matsui na direção, roteiros criados por Rareko (diretor de "Gakkatsu!" e "Eikoku Ikke, Nihon o Taberu") e trilha sonora composta pelo grupo Ame no Parade.


**********

Hundred
Formato: TV 
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Production IMS
Diretor: Tomoki Kobayashi ("Akame ga Kill!", "Amagami SS+", "Sola", "Tears to Tiara", "Utawarerumono")
Gênero: Ação / Romance / Sci-fi
Tema: Ecchi / Escolar / Harém / Mecha
De onde saiu: Light novel, 9 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaquiaqui aquiaqui e aqui

Anos atrás um grande meteorito caiu no Pólo Sul, e com ele chegaram os "Savage", estranhas formas de vida que passaram a atacar a Terra. Extremamente fortes, a única forma de derrota-los é usando as "Hundred", que são armas criadas a partir de fragmentos do meteorito e que só podem ser controladas por algumas poucas pessoas, denominadas "Slayers". A fim de se tornar um deles e assim poder ajudar no tratamento de sua irmã doente, além de querer desvendar um mistério de seu passado, Hayato Kisaragi se candidata e é aceito com grande sucesso na Little Garden, uma cidade acadêmica marítima e embarcação de guerra que treina futuros Slayers.

Logo ao chegar Hayato sente uma inexplicável familiaridade em relação ao seu colega de quarto Emil Crossford, parecendo que já o conhece de algum lugar, porém o maior evento fica por conta de Claire Harvey, capitã da embarcação, presidente do conselho estudantil e Slayer mais forte da academia. Com a intervenção de Emil, que protestou contrário a decisão autoritária da presidente em expulsar duas alunas novatas que chegaram atrasadas na cerimônia de abertura, Hayato acaba sendo desafiado por Claire para um duelo em troca de voltar atrás no seu ato caso seja derrotada, e sem outra alternativa o rapaz se vê obrigado a aceitar mesmo não possuindo experiência alguma em combate.

Em publicação desde 2012, "Hundred" foi a única light novel que tinha à disposição pelo menos um volume completo traduzido, ao contrário de "Netoge no Yome..." e "Re:Zero" onde só haviam um ou dois capítulos disponíveis em inglês. Isso quer dizer então que eu li alguma coisa dela? Ah, de forma alguma! Peguei e li uma versão mangá, composta por 2 volumes publicados de 2013 a 2014 e que adapta razoavelmente bem todo o primeiro volume da light novel, e pronto, comecei a escrever esse texto. Seguidas montagens de guias já me deixaram impaciente demais com light novels ao estilo "battle school" sci-fi ou fantasia e com harém, ecchi e um motivo qualquer para um rapaz e várias garotas lutarem entre si ou contra monstros "misteriosos", usando sempre os mesmos chavões na mesma bendita ordem, então daqui por diante, para esse tipo de obra, no máximo vou confirmar antes se sua adaptação em mangá (caso haja uma) é fiel ao material de origem, contudo evitarei ao máximo perder tempo lendo algo tão repetitivo que só muda o nome dos personagens e os termos técnicos em volta de seus poderes, armas e inimigos.

Hayato é muito desligado, tão desligado que demora a perceber que seu colega de quarto é, na verdade, uma garota, e ainda por cima a garota salva por ele anos atrás durante o ataque de um Savage onde ele inclusive sugou um veneno de sua ferida, drama esse que nos é mostrado de uma forma desnecessariamente erótica - nem mesmo vê-la só de toalha causou alguma suspeita de sua parte, e só depois de Emile (quando disfarçado sabe lá porque de garoto: Emil, nome real: Emile!) esfregar na sua cara a cicatriz deixada pelo incidente, com direito a seios aparecendo de leve, é que ele enfim se tocou da situação, mas antes disso flagramos um bom punhado de cenas "pseudo yaoi" nas quais descobrimos que o rapaz pode ficar um tanto perdido perto de seres do sexo oposto, entretanto não hesita em chupar e lamber o dedo de alguém que acha ser um garoto após vê-lo se machucarHayato também é consideravelmente desastrado, algo que fica comprovado em momentos como quando ele se empolga demais no início da luta contra Claire (a típica tsundere de cabelo loiro em forma de broca) e cai em cima dela apalpando generosamente seus fartos seios e encostando seu joelho naquele lugar que pelas imagens vão entender qual é - isso sem falar nos seguidos tropeções que resultam em mais apalpadas acidentais e poses embaraçosas, e nesse campo não podemos esquecer de mencionar a clássica cena em que o herói carrega a heroína nos braços após salva-la e, sem querer, posiciona sua mão boba em cima do busto delaAh sim, querem saber da história e não de outros trechos ecchi como as sequências de beijo entre Hayato e Emile (é para neutralizar um vírus que ele carrega, tem motivo!), esfregões, closes indiscretos, pantyshots e peitos descobertos ao ar livre? Okay, eu poderia ser mais detalhado quanto a isso, mas pra ser franco, entre batalhas não muito empolgantes contra os tais Savage, tem-se o mesmo desenvolvimento já presenciado em dezenas de obras do gênero - somente com algumas variáveis aqui e ali -, no qual testemunhamos argumentos como um protagonista pouco levado a sério que enfrenta a aluna mais poderosa da escola e quase sai vitorioso (foi empate, porém derrota moral pra tsundere orgulhosa); a questão de este, junto a Emile, possuir uma condição incomum denominada "Variant" por ter sido contaminado diretamente com o vírus trazido pelos Savage, o fazendo ostentar habilidades acima da média com sua arma Hundred (aliás, a parte mecha no anime se justifica por essas armas possuírem várias transformações); o fato de Hayato ser integrado, novamente junto com Emile, a um esquadrão especial do conselho estudantil que realiza missões diversas, principalmente as que envolvem os Savage; e muito chove e não molha com seu crescente harém, onde a cada hora uma garota tem maior destaque e todo momento perigosamente mais íntimo com uma delas será interrompido no último instante, visto que ainda está muito cedo deixar o protagonista acéfalo ficar já "amarrado" seja com a tsundere "Não é como se eu tivesse tentado salva-lo ou coisa do tipo", a tomboy, a idol que surge no volume 2 da light novel e qualquer outra que ainda possa dar as caras futuramente (ignorei a irmãzinha possessiva, mas essas quase sempre são carta fora do baralho). 

Eu posso ter lido o mangá, mas os eventos são os mesmos: "Hundred" foi pra mim formulaico demais, genérico, monótono... Enfim, bastante ruim mesmo. Pegando como exemplo animes de temas parecidos em temporadas recentes, neles poderia até também ter dito que no geral não gostei do que vi, porém ao menos salientava algo que me chamou a atenção, tanto faz se as batalhas em "Gakusen Toshii Asterisk", a relação do casal principal em "Rakudai Kishi no Cavalry" ou certos dramas em "Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai", enquanto que em "Hundred" não vi absolutamente nada em seu início que fosse minimamente elogiável, logo nem para quem já curte o tema de "battle school" e harém eu conseguiria recomenda-lo sem antes citar vários outros títulos - digo, a não ser que a pessoa esteja unicamente procurando um anime pelo teor ecchi, pois nisso ele lhe será satisfatório. A propósito, sequer achei espaço para adicionar esse link, então clique aqui para ver algumas imagens retiradas da light novel (a maioria NSFW, lógico).

A ser animado pelo pequeno Production IMS ("Shinmai Maou no Testament", "Date A Live II"), "Hundred" terá a direção de Tomoki Kobayashi junto a Hideki Shirane ("Date A Live", "Queen's Blade: Rebellion") na supervisão de roteiros, Shuhei Naruse ("Sket Dance") na trilha sonora e Norie Tanaka no "character design".


**********

JoJo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai
Formato: TV 
Data de estreia: 02/04
Estúdio: David Production
Diretor: Yuuta Takamura
Gênero: Ação / Aventura
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um mangá com atuais 115 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui, aqui, aqui e aqui

Quarta temporada de "JoJo's Bizarre Adventure", anime cuja primeira série em 2012 deu início a uma nova adaptação do longo mangá publicado desde 1987 - são até o momento 115 volumes divididos em 8 partes. Em 2012 foram cobertas as duas primeiras, formadas por 12 volumes publicados de 1987 a 1989; em 2014 e 2015 mais duas séries de TV adaptaram a terceira parte, composta por 16 volumes lançados de 1989 a 1992; e agora essa animação se baseará na quarta parte, que teve 18 volumes entre 1992 e 1995. Tal franquia já recebeu ainda 6 OVAs no ano de 1993 e mais 7 em 2000 (um adaptou a terceira parte a partir de sua metade, o outro só cobriu o início da mesma), além de um filme em 2007 inspirado na primeira parte.

O estúdio responsável por sua animação continua sendo o David Production ("Ben-To", "Inu x Boku SS"), contudo em relação a equipe principal Yuuta Takamura - que dirigiu alguns episódios em separado nas séries anteriores - aparece como novo diretor chefe, junto a Toshiyuki Kato de diretor assistente ("Full Moon wo Sagashite", "Level E", alguns episódios isolados das outras três temporadas da franquia) e Naokatsu Tsuda (diretor assistente nos mesmos três animes) como "apenas" diretor - sinceramente não sei dizer qual a diferença entre uma posição e outra após diretor chefe. Já Yasuko Kobayashi ("Claymore", "Shingeki no Kyojin") permanece a cargo da supervisão de roteiros igual tem feito desde o primeiro anime, e Yuugo Kanno ("Ajin", "Psycho-Pass") continua na composição da trilha sonora, papel que passou a desempenhar a partir da segunda temporada, mas por outro lado Terumi Nishii ("Mawaru Penguindrum", "Servant x Service") substituirá Masahiko Komino na criação do "character design". 


**********

Joker Game
Formato: TV 
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Production I.G
Diretor: Kazuya Nomura ("Robotics;Notes", "Sengoku Basara: Samurai King 2")
Gênero: Suspense
Tema: Histórico / Militar
De onde saiu: Novel, 4 volumes, momentaneamente encerrada.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

A história tem início no ano de 1937, pouco antes da 2ª Guerra Mundial, e traz como destaque uma misteriosa organização de treinamento de espiões conhecida como "Agência D", que fora estabelecida pelo tenente-coronel Yuuki da Armada Imperial Japonesa. Seus ideais o levaram a recrutar pessoas que vão além dos graduandos da academia militar e funcionários da armada imperial, tendo como intuito treina-los para que se tornem agentes especializados na arte de manipulação.

Baseado em uma novel que teve 3 volumes publicados entre 2008 e 2012 - além de um quarto lançado no ano passado -, "Joker Game" já foi vencedor com seu primeiro volume do "Mystery Writers of Japan", premiação voltada a obras de suspense que foi criada em 1947 pelo escritor Edogawa Rampo, e o mesmo livro também obteve uma adaptação em live-action que estreou nos cinemas japoneses em janeiro de 2015 com elogiável sucesso. Além disso, após uma versão em mangá composta por três volumes lançada entre 2009 e 2010 e outra de volume único em 2014, atualmente está em andamento "Joker Game: The Animation", mangá cuja publicação teve início em fevereiro e que será uma adaptação direta dos eventos retratados no anime.

Tantas mídias, tanto prestígio em cima, e não se acha nada de nada traduzido pela internet; novel e live-action seria de se esperar, mas ao menos os mangás poderiam ter a esse ponto recebido qualquer atenção de alguém... Agora, se não fossem homens adultos, e sim garotinhas ou mulheres provocantes como espiãs, certamente a história seria outra, né...

Narrando as atividades de um grupo novato de espiões antes e durante a 2ª Guerra Mundial, no site oficial de "Joker Game" já podemos acompanhar em parte como será a ordem dos eventos no anime: nessa página eles serão revelados pouco a pouco, mas por ora dá pra saber que os episódios 1 e  2 focarão na criação dessa tal agência nas mãos do enigmático personagem Yuuki, havendo ainda a participação do tenente Sakuma que o vigiará enquanto vários candidatos enfrentam um processo de seleção mental e fisicamente cansativo; e, no episódio 3, teremos como possível protagonista um rapaz, sem memórias e apenas carregando um passaporte com o nome de Ryousuke Shimano, que acorda certo dia na França no momento em que o país acabara de ser invadido pelo Wehrmacht - conjunto de forças armadas da Alemanha que existiu durante os anos de 1935 a 1945, sendo que tal invasão a França ocorreu mesmo em maio de 1940. De resto, lendo as descrições de cada integrante do vasto elenco que há disponível na página linkada acima, dá para resumir e dizer que o anime será formado por um bando de homens bem apessoados, de passados nebulosos, que possuem grande inteligência e, em sua maioria, comportamento dissimulado como seria de esperar daqueles que atuam em tal profissão. Como a obra original ou adaptações nunca foram traduzidas, achei no máximo alguns breves e vagos comentários de japoneses citando que "Joker Game" apresenta uma trama repleta de traições e falsidade pra lá e pra cá, tendo poucos momentos de ação e ênfase nos diálogos. Independente disso, já  é de se comemorar ver um anime em um cenário desse tipo que não traga novamente garotinhas ou personagens com habilidades especiais...

A ser produzido pelo estúdio Production I.G, "Joker Game" terá como diretor o irregular Kazuya Nomura, enquanto que Taku Kishimoto ("Usagi Drop, "Boku dake ga Inai Machi", "Haikyuu!!") cuidará da supervisão de roteiros, Kenji Kawai ("Higashi no Eden", "Higurashi no Naku Koro ni", "Mobile Suit Gundam 00") da trilha sonora e Toshiyuki Yahagi do "character design" originalmente criado por Shirow Miwa ("autor do mangá "Dogs: Bullets & Carnage").


**********

Kagewani: Shou
Formato: TV (7 min. por episódio)
Data de estreia: 01/04
Estúdio: Tomovies
Diretor: Tomoya Takashima (Yami Shibai")
Gênero: Suspense / Terror
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, uma obra original.
Site oficial: Clique aqui

Segunda temporada de "Kagewani", boa e pequena produção original de terror produzida pelo recém fundado estúdio Tomovies e exibida em 2015 no "Ultra Super Anime Time", bloco dedicado à exibição de obras de curta duração. A equipe principal segue a mesma, com Tomoya Takashima na direção, Hiromu Kumamoto nos roteiros ("Kurayami Santa", "Yami Shibai") e Ami Fujikawa com Ryouma Hori no "character design".

Mês passado cheguei a recomendar a primeira temporada no post "Dez animes curtos de 2015" da seção X-10; clique aqui caso queira dar uma olhada. Por fim, além desse título, "Uchuu Patroll Luluco" é a outra animação a estrear no "Ultra Super Anime Time" (poderão vê-la mais abaixo), enquanto que "Shingeki no Bahamut: Manaria Friends" também estava previsto para ter início nessa temporada junto com esses dois, contudo foi anunciado há poucos dias seu adiamento por motivos não especificados.


**********

Kaitou Joker 3rd Season
Formato: TV 
Data de estreia: 04/04
Estúdio: Shin-Ei Animation
Diretor: Fumitoshi Oizaki ("Acchi Kocchi", "Astarotte no Omocha!", "Etotama", "Romeo x Juliet")
Gênero: Aventura / Comédia / Suspense
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um mangá com atuais 20 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Terceira temporada de "Kaitou Joker", anime adaptado de um mangá infantil, em publicação desde 2008, que tem como protagonista um jovem ladrão capaz de roubar qualquer item de valor com seus diversos truques que desafiam a lógica. A equipe de produção permanece intacta, com Yukiyo Teramoto na direçãoDai Sato ("Eureka Seven") na supervisão de roteiros, Yuusaku Tsuchiya na trilha sonora e Miho Shimogasa ("Ultra Maniac", "Demashitaa! Powerpuff Girls Z") no "character design".


**********

Kamiwaza Wanda
Formato: TV 
Data de estreia: 23/04
Estúdio: TMS Entertainment
Diretor: Mitsuo Hashimoto ("Bakugan Battle Brawlers", "Initial D: Fifth Stage")
Gênero: Aventura/ Sci-fi
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

A história se passa em um cenário onde todo evento foi transformado em programas, e no qual misteriosos monstros denominados "Promin" mantêm o mundo - entretanto, muitos Promin que se tornaram defeituosos, conhecidos pelo nome de "Bugmin", são responsáveis por várias das falhas existentes no mundo real, podendo virar uma grande ameaça se não forem rapidamente impedidos. Nisso, o protagonista Yuuto conhece Wanda, um cachorro vindo do espaço, e os dois usam um aparelho em forma de câmera, dentre outros itens, para capturar Bugmin; além disso, eles ainda contam com o auxílio de vários Promin, que são também dotados de habilidades chamadas "Kamizawa" (milagre) capazes de afastar os Bugmin, dentre elas super aceleração, cuspir fogo ou criação de objetos.

Se eu dissesse que entendi completamente a premissa dessa animação original estaria mentindo, porém isso nem interessa tanto: mais um projeto encabeçado pela empresa Takara Tomy - dessa vez em parceria com o canal japonês TBS -, "Kamizawa Wanda" tem a intenção de tornar-se uma franquia de brinquedos e itens diversos conforme até podemos deduzir pelo que é visto nos trailers; parece uma mistura malfeita de "Youkai Watch" e "Pokemon", pra ser franco, mas por enquanto essa nova franquia só possui, além do anime, uma versão mangá que teve início em fevereiro em diversas revistas infantis da editora Shogakukan. Um garoto e um cachorro do espaço (que nos vídeos diz não ser um cachorro) tentando salvar o mundo? Okay, fiquemos nisso. Clique aqui caso queira ver os tais Promin divulgados até o momento, cujos poderes vão desde os já citados até outros como um de cura ou a capacidade de abrir e fechar portas - esse pode ser muito útil por motivos errados...

A ser animado pelo TMS Entertainment ("Jitsu wa Watashi wa", "Yowamushi Pedal", "Kamizwa Wanda" terá o experiente em animações infantis Mitsuo Hashimoto na direção junto a Katsumi Hasegawa ("Final Approach", diversas séries de "Beyblade") na supervisão de roteiros, Hideyuki Fukasawa ("Fate/stay night: Unlimited Blade Works", "Aku no Hana") com Takatsugu Wakabayashi ("Majin Bone") na trilha sonora e Mayumi Watanabe ("Freezing") no "character design".


**********

Kiznaiver
Formato: TV 
Data de estreia: 09/04
Estúdio: Trigger
Diretor: Hiroshi Kobayashi
Gênero: Ação / Drama / Sci-fi
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaquiaquiaqui e aqui

Com a história se passando em Sugomori City, cidade japonesa fictícia localizada num território recuperado cuja população tem estado em declínio nos últimos anos, certo dia Noriko Sonosaki revela ao seu colega de classe Katsuhira Agata que ele foi escolhido para se tornar um "Kiznaiver". Nesse caso, Kiznaiver são indivíduos ligados ao "Kizuna System", um sistema ainda incompleto que tem como intuito implementar a paz mundial conectando pessoas através da dor - quando uma delas se machuca o sistema divide sua dor aos demais integrantes. Agora fazendo parte dele, Katsuhira se vê conectado a colegas de classe que possuem personalidades muito diferentes da sua.

"Um drama juvenil em grupo que escapa do senso comum" e "Estamos conectados através de feridas"; essas são algumas das frases apresentadas em anúncios promocionais da nova produção original do Trigger ("Kill la Kill", "Little Witch Academia"), estúdio fundado em 2011 pelos ex-funcionários do Gainax Hiroyuki Imaishi ("Tengen Toppa Gurren Lagann", "Kill la Kill") e Masahiko Ohtsuka. Fuga do senso comum e drama juvenil? Ah, nada imprevisível considerando o estúdio e a participação da "rainha do drama" Mari Okada ("Aquarion Evol", "Ano Hana", "Toradora!", "Nagi no Asukara"), que aqui é creditada como criadora do roteiro original - junto a algum membro do Trigger não revelado - e supervisora do mesmo. Aliás, passeando pela ficha de personagens no site oficial, que é por enquanto a única fonte  de informações que temos disponível além da sinopse sem muitas explicações e trailers curtinhos, vê-se um elenco bastante complexado e excêntrico, formado por um protagonista (Katsuhira, dublado por Yuuki Kaji, amem ou odeiem isso) que mal sente dor, nem expressa sentimentos e dá pouca atenção às outras pessoas; uma linda garota enigmática nada bondosa de cabelos azuis que demonstra ainda menos emoções que o próprio rapaz principal e será responsável em designar as missões (quais missões? Sei lá) do grupo de alunos; a amiga do tal Katsuhira que parece nutrir algum sentimento por ele e adora ajudar os outros, sendo um tanto irritante às vezes nisso; um musculoso idiota bishounen - é a descrição do personagem, não estou chamando ninguém de idiota sem ter provas! - que, contudo, tem potencial para ser líder; um rapaz narcisista que está sempre rodeado de garotas e desdenha outros homens; outro rapaz esquisito, esse misterioso e cheio de piercings e faixas pelo corpo; uma garota toda alegre e espontânea que alega ver fadas; e por fim mais uma jovem nada sociável que não gosta de se envolver com outras pessoas e possui uma língua afiada. Que grande primeira impressão desse elenco carismático, não acham? Confesso que desgosto do dramalhão montado por Mari Okada em diversas animações, logo é inevitável eu ficar com os dois pés atrás quanto ao que poderá sair de sua mente tendo em mãos um anime com premissa e personagens desse tipo.

A ser dirigido por Hiroshi Kobayashi, que estreia nessa função após comandar alguns episódios em separado de "Kill la Kill", "Kiznaiver" terá também Yuuki Hayashi ("Blood Lad", "Death Parade") na trilha sonora e Mai Yoneyama adaptando o "character designer" criado por Shirow Miwa (autor do mangá "Dogs: Bullets & Carnage"). 


**********

Koutetsujou no Kabaneri
Formato: TV 
Data de estreia: 08/04
Estúdio: Wit Studio
Diretor: Tetsuro Araki ("Aoi Bungaku" (episódios 5 e 6), "Death Note", "Guilty Crown", "High School of the Dead", "Shingeki no Kyojin")
Gênero: Ação / Drama
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui (Leg. em inglês)

Um dos maiores hype da temporada (por algum motivo).

Enquanto o mundo se encontra no meio de uma evolução industrial, surge um monstro que só pode ser derrotado caso seu coração, que é coberto por uma camada de ferro, seja perfurado - podendo infectar humanos com sua mordida, tal monstro é capaz de criar agressivas criaturas morto-vivas chamadas "Kabane". Na ilha de Hinomoto, localizada no leste do país, os moradores construíram estações que servem de abrigos contra tal ameaça, e usam locomotivas blindadas, conhecidas pelo nome de Hayajiro, para se deslocar entre elas.

Ikoma, um rapaz que mora na estação de Aragane e trabalha na construção dessas máquinas, cria uma arma chamada Tsuranukizutsu para enfrentar Kabanes. Certo dia, enquanto espera a oportunidade para usar essa arma, ele se encontra com uma misteriosa garota de nome desconhecido (no site oficial ela está como "Mumei", que significa justamente uma pessoa sem nome, anônima) que por algum motivo é tratada de modo diferenciado pelos guardas e dispensada da inspeção obrigatória ao entrar na estação; após isso, durante a noite, Ikuma esbarra novamente nessa garota e descobre que uma locomotiva está fora de controle e toda sua tripulação foi transformada em Kabanes. Com a estação de Aragane sob ataque, surge a chance que Ikoma estava aguardando para agir.

Como sempre sinopses de animações originais são na maioria das vezes meio vagas e desconexas em alguns pontos, logo podem esperar certas diferenças em relação ao que está escrito acima com o que será mostrado de fato na série. De todo modo, é justificável a expectativa sobre "Koutetsujou no Kabaneri" não só devido a trailers muito bem animados (porém o Wit Studio tem costume de maquilar seus PVs) e uma premissa de história "survival" em um ambiente steampunk com monstros semelhantes a zumbis, como também pela equipe reunida em sua montagem. Ao passo que na direção temos Tetsuro Araki, que já se mostrou muito competente em sequências de ação como as de "High School of the Dead", "Guilty Crow" e "Shingeki no Kyojin" (o primeiro título que deve ter passado pela mente de muitos ao ver o nome dele e a sinopse desse anime), na supervisão de roteiros se encontra Ichiro Okouchi, criador de "Code Geass" e recentemente roteirista do bagunçado "Kakumeiki Valvrave" - nessa função ele terá ainda a companhia de Hiroshi Seko ("Owari no Seraph", alguns episódios de "Shingeki no Kyojin"). Por fim, o popular Hiroyuki Sawano ("Shingeki no Kyojin", "Kill la Kill", "Owari no Seraph", "Aldnoah.Zero") estará encarregado da trilha sonora, e Yasuyuki Ebara adaptará o "character design" criado por Haruhiko Mikimoto (franquia de "Macross"). Reiterando, dá pra entender a razão de ser esse um anime tão aguardado, porém é recomendável cautela uma vez que tem-se um diretor que nunca foi lá essas coisas no comando de obras originais, um roteirista que desde seu trabalho mais famoso só tem decaído e um compositor cujas (boas) músicas parecem se reciclar já há três anos - não que esse último interfira tanto assim no resultado final, mas é fato que seus arranjos repetitivos têm se tornado cada vez menos impactantes. Em suma, é um projeto "mainstream" da cabeça aos pés, sem dúvida causará barulho e no mínimo servirá como um decente anime pipoca no quesito ação, contudo isso não significa, necessariamente, que será bom - estou sendo muito pessimista? Oras, produções originais com vários nomes famosos quase sempre decepcionam, é só relembrar algumas que surgiram nas últimas temporadas.

De nota final, "Koutetsujou no Kabaneri" será o único anime a ser exibido no bloco noitaminA, substituindo "Boku dake ga Inai Machi".

**********

Kuma Miko
Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Estúdio: EMT² / Kinema Citrus
Diretor: Kiyoshi Matsuda
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Um urso falante, uma garota sacerdotisa e uma vila no meio do nada.

A história segue a vida de Machi, jovem do ensino médio que possui a companhia de um urso e serve como sacerdotisa em um santuário xintoísta localizado numa região montanhosa em Touhoku. Capaz de falar, esse urso, chamado Natsu, é guardião da garota e se posiciona contrário ao seu desejo de estudar em uma escola fora da vila, uma vez que ela é totalmente ignorante em relação ao mundo que a cerca; porém, devido a sua insistência, Natsu resolve impor uma série de testes a Machi a fim de que a jovem possa aprender a sobreviver na cidade grande.

Baseado em um mangá seinen publicado desde 2013 na revista "Monthly Comic Flapper" ("Tonari no Seki-kun", "Denkigai no Honya-san"), confesso que da história de "Kuma Miko" eu não tenho tanto a falar a respeito que vá muito além do mostrado na sinopse, apesar de ter lido 2 volumes e meio. Uma garota bobinha e ingênua que realiza, com vários erros e poucos acertos, as "missões" que seu amigo grandalhão lhe passa, isso enquanto vemos a peculiar e calma rotina deles numa área rural afastada: eis o resumo da obra até então, salpicada por uma comédia não tão inocente quanto a premissa dá a entender. 

Encarregada de manter o elo de gerações entre ursos e os moradores da vila Kumade, cuja lenda explicando o início de tal relação possui trechos um tanto "picantes", Machi não se encontra satisfeita: essa garota de apenas 14 anos deseja mais do que ficar presa a um local remoto cheio de idosos onde não há nada a se fazer e nem sequer é possível sintonizar qualquer estação de rádio, e por conta disso insiste em estudar numa cidade grande mesmo que fosse preciso viajar duas horas diariamente (tanto na ida quanto na volta) para chegar até lá. Contudo, parecendo antes um pai coruja extremamente preocupado do que um enorme urso feroz, Natsu bate o pé - ou pata? - quanto a isso visto que considera perigoso demais a região urbana para a sua despreparada cabecinha caipira, porém cede à pressão de Machi combinando que ela primeiro deverá juntar um pouco de conhecimento e senso comum sobre o mundo fora da vila antes de acatar seu desejo - e a partir disso presenciamos uma das bases do humor de "Kuma Miko", que é uma série de trocadilhos sacanas de Natsu (até parece um outro urso piadista de certo anime...) e mal entendidos frequentes cometidos por Machi. Logo no primeiro capítulo do mangá, por exemplo, Natsu faz um quiz perguntando sobre a pronúncia correta do nome de uma cadeia de lojas e o que se usa na catraca das estações de trem, nos fazendo perceber o quão Machi, além de ser presa fácil para as pegadinhas de seu amigo, possui também um longo caminho pela frente para conseguir a aprovação dele, já que seu raciocínio para encontrar as respostas ficou longe de estar correto. Nos capítulos seguintes, essa menina que comete um desastre ao tentar usar uma panela elétrica, acha estar "antenada" somente porque conseguiu gravar música em um obsoleto minidisc e só recentemente aprendeu a mexer na televisão realizará outras tarefas à primeira vista simples, mas que se mostram complexas e desafiadoras para alguém que sempre viveu em reclusão e tem grande receio de andar em público, pois uma mera ida ao shopping para comprar um produto pedido por Natsu - que, obviamente, a garota se confundiu quanto ao que seria - torna-se em um passeio vergonhoso no qual ela chega até a correr numa escada rolante em sentido contrário, dentre outras situações semelhantes - nesse ritmo certamente não veremos, em poucos 12 ou 13 episódios, Machi sequer se aproximar de uma escola...

Tais eventos bobinhos e em sua maioria infrutíferos que soam mais como uma maneira de Natsu enrolar a pequena sacerdotisa são o mote inicial da obra, contudo dá para dizer que na maior parte o que se vê mesmo é um moroso e calmo slice-of-life retratando a vidinha dessa dupla e outros personagens coadjuvantes, havendo aqui e ali alguns sobressaltos e diálogos mais intensos - e às vezes nada inócuos, como no capítulo onde uma criança, após ouvir a obscena lenda de sua vila que narra o relacionamento carnal entre um urso e uma mulher, pergunta a Machi se ela fez "aquilo" com Natsu, e este interfere respondendo calmamente que está tudo bem porque ele é castrado, simples assim. Claro, só citei essa parte em particular para exemplificar que o anime não será aquela inocência pura o tempo todo, mas fora isso testemunharemos cenas como um urso usando avental e preparando mingau para a sua amiga com febre, estes dois brincando, dançando e demonstrando grande afeição um pelo outro - aqui a expressão "abraço de urso" está distante de ser algo ruim! - em vários momentos apesar das ocasionais briguinhas, Natsu proferindo de quando em quando alguns conselhos de vida (uns úteis, outros duvidosos) a uma desligada Machi, ambos executando tarefas e ritos rotineiros do santuário (dos quais Machi faz questão de se esquivar constantemente)... Enfim, eis uma fofa e imprevista amizade entre um urso falante e uma garota antissocial; dificilmente eu recomendaria essa obra a alguém por conta de sua comédia, pois a achei bem mal aproveitada e bruta no mangá - diversos trechos me foram mais engraçados pelo imprevisto da situação, e não como foram apresentados -, mas por outro lado, ao menos no meu caso, a interação bonitinha, inusitada e por vezes turbulenta entre os dois protagonistas compensou esse fator.

A ser produzido pelos estúdios ETM² e Kinema Citrus, "Kuma Miko" terá o estreante Kiyoshi Matsuda na direção ao lado de Masao Iketani com Pierre Sugiura ("Barakamon") na supervisão de roteiros e Hiroyuki Saida ("NouCome") no "character design".


**********

Kuromukuro
Formato: TV 
Data de estreia: 07/04
Estúdio: P.A. Works
Diretor: Tensai Okamura ("Ao no Exorcist", "Darker than Black", "Nanatsu no Taizai", "Wolf's Rain")
Tema: Mecha
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Um antigo artefato foi descoberto durante a construção da represa Kurobe, fato que acabou resultando na criação do "Instituto de Pesquisa Kurobe das Nações Unidas", um local onde intelectuais de todo o mundo se reúnem para estudar tal objeto, que em pouco tempo permitiu um enorme avanço no campo da engenharia robótica. Os filhos desses pesquisadores estudam na Mt. Tate International Senior High School, e o ponto inicial da história é quando um antigo samurai desperta na era atual, durante o verão de 2016.

Tendo completado 15 anos de existência em novembro passado, "Kuromukuro" será a 14ª série de TV do estúdio P.A. Works (sendo mais da metade delas produções originais), e vá saber por qual motivo eles decidiram comemorar essa data tão marcante trazendo uma obra original com temas que nunca abordaram - achou inusitada a citação de um samurai que desperta do nada em 2016? Oras, é porque vocês ainda não viram esses mechas feiosos (o menorzinho se chama "Anão"!) que também aparecerão na trama de alguma forma. Mas só pra ninguém dizer que o anime não terá a cara da P.A. Works que conhecemos, dessa vez a prefeitura de Toyama - sede do estúdio, a propósito - é quem servirá de cenário para a história, havendo nisso uma reprodução fiel principalmente de pontos famosos da cidade com o intuito de fomentar o turismo, tática já realizada em um bom número de animações do estúdio.

Ah, sim, e o indispensável tema escolar. Samurai, mechas, "scenary porn" e tema escolar. Só falta ser confirmado algum conflito amoroso, o que não deve ser difícil considerando que duas garotas (a filha do diretor do instituto e uma loirinha francesa), mais o samurai em questão são classificados como os protagonistas do anime. Agora, dentre os outros personagens, fico curioso para ver como pronunciarão em japonês o nome do aluno espanhol chamado José Carlos...

Desculpe se estou soando sarcástico demais, porém convenhamos que em um primeiro momento o novo projeto apresentado pelo P.A. Works causa bastante desconfiança - vi em fóruns e blogs que até mesmo fãs do estúdio estão céticos e receosos quanto ao que sairá disso. Poderia dizer que o bom diretor Tensai Okamura e seu estilo moderado gera alguma expectativa, mas isso dependerá muito mesmo do roteiro que ele terá em mãos, aqui creditado a alguém com o apelido de "Snow Grouse" - possivelmente um funcionário próprio do estúdio, como é de costume. Ryou Higaki ("Another", alguns episódios de "Uchouten Kazoku") cuidará da supervisão de roteiros, Hiroaki Tsutumi ("Monster Musume no Iru Nichijou", "Ao Haru Ride") comporá a trilha sonora, Yuriko Ishii ("Another", "Nagi no Asukara") fará o "character design" e Tomoaki Okada ("Suisei no Gargantia") ficará a cargo dos desenhos mecânicos.


**********

Kyoukai no Rinne (TV) 2nd Season
Formato: TV 
Data de estreia: 09/04
Estúdio: Brains Base
Diretor: Seiki Sugawara ("D-Frag!")
Gênero: Comédia / Romance
Tema: Escolar / Sobrenatural
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um manga com atuais 28 volumes.
Site oficial: Clique aqui

Segunda temporada de "Kyoukai no Rinne", anime baseado em uma obra de Rumiko Takahashi que tem como protagonistas Sakura Mamiya, uma garota capaz de enxergar espíritos à sua volta, e Rokudou Rinne, um shinigami extremamente pobre. A equipe de produção principal permanece intacta, havendo Seiki Sugawara na direção, o trio feminino Michiko Yokote ("Genshiken", "Shirobako", "xxxHolic") na supervisão de roteiros e Akimitsu Honma na trilha sonora.

**********

Macross Δ
Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Satelight
Diretor: Shoji Kawamori ("AKB0048", "Aquarion Evol", "Macross F")
Gênero: Ação / Romance / Sci-fi
Tema: Mecha / Militar / Música
De onde saiu: Continuação de "Macross F", animação original de 2008 integrante da franquia "Macross".
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Quarta série de TV de "Macross", famosa franquia de mechas criada por Shoji Kawamori que teve início numa animação de 36 episódios em 1982 e que, desde então, gerou várias continuações e spin-offs em diversos formatos - as últimas produções foram a série "Macross F" em 2008 e seus dois filmes em 2009 e 2011, isso caso desconsideremos o horroroso "Macross FB7: Ore no Uta wo Kike!", longa que foi feito para (tirar dinheiro dos fãs) "comemorar" o 30º aniversário da franquia em 2012. Como curiosidade, essa será a primeira animação que Kawamori dirigirá em três anos, quando comandou a segunda temporada do anime de mechas e idols "AKB0048: Next Stage" no início de 2013.

Se passando oito anos após os eventos de "Macross F", precisamente em 2067, sobre "Macross Δ" (lê-se "Macross Delta") Shoji Kawamori declarou que ele trará os elementos básicos da franquia: música, triângulo amoroso e Valkyries, que no universo de "Macross" são as populares naves capazes de se transformar em robôs gigantes. Desde o ano passado foram realizados vários eventos nos quais a equipe de produção divulgou detalhes quanto a estrutura dos novos modelos que aparecerão nessa série e certos pormenores de seus futuros acontecimentos, tais como o fato de que aqui serão vistas batalhas entre Valkyries (isso nunca foi visto em outras séries de TV, somente em dois OVAs), e vale lembrar ainda que já houve inclusive uma exibição prévia do primeiro episódio no dia 31 de dezembro, cuja recepção por parte dos fãs foi bastante mista devido aos exageros na trama mostrados até o momento. Não acho necessário ir tão fundo assim nessas informações em particular porque elas são algo de maior interesse aos consumidores mais entusiastas da franquia, logo a principal notícia que eu teria dos bastidores dessa animação é que, igual ao que foi feito para a personagem cantora Ranka Lee em "Macross F", onde realizaram audições para escolher uma novata que a dublasse - dando assim início à carreira de Megumi Nakajima -, em "Macross Delta" também organizaram audições para achar algum rostinho novo que fosse apto ao papel de heroína. Havendo mais de 8,000 candidatas, a jovem de poucos 18 anos Minori Suzuki se saiu vencedora, e ela dublará Freyja Wion, uma garota de 14 anos que fugiu de um casamento arranjado e que sonha se tornar membro do "Walküre", um grupo tático de som formado por quatro idols.

Tal Walküre, aliás, será o primeiro grupo musical feminino de "Macross" isso em animações, pois já houve antes as "Milky Dolls" em um jogo para Playstation em 1997. Nesse ponto vale aproveitar e citar a premissa da animação: as Walküre, junto com o "Delta Squadron", uma equipe de experientes pilotos de Valkyries, lutarão contra o "Var Syndrome", um misterioso fenômeno que está consumindo a galáxia, havendo ainda nesse meio certo grupo de belos rapazes combatentes intitulados "Aerial Knights" - eu talvez conseguiria ser mais preciso em sua história caso tivesse assistido a prévia do primeiro episódio, porém admito que não tive ânimo pra isso e, bem, independente da origem spin-offs e continuações não são prioridade nesses guias. De resto, ressalto também que está prevista a publicação de quatro mangás diferentes que abordarão o mundo de "Macross Delta" com histórias paralelas, e empresas como a Bandai e a Max Factory estão lançando juntas uma nova linha de modelos de plástico de aeronaves da franquia, das quais podem ver imagens de alguns nos links dessa página. Quanto a brinquedos isso é natural, mas, grupo feminino de idols e personagens bishounen com "character design" moe e genérico, além de um CG meia boca nos mechas? Seja bem-vindo a 2016, "Macross".

A ser produzido pelo estúdio "Satelight", o diretor chefe Shoji Kawamori terá ao seu lado Kenji Yasuda ("Arata Kangatari", "Shugo Chara!") de diretor assistente, Toshizo Nemoto ("Log Horizon") na supervisão de roteiros, Majiro ("Barakamon") e Yuu Shindou ("Persona 4 The Golden Animation") no "character design" e Stanilas Brunet ("AKB0048", "Aquarion Evol") nos desenhos mecânicos - exceto na construção das novas Valkyries, que ficaram a cargo do próprio Shoji Kwamori.


**********

Magi: Sinbad no Bouken (TV)
Formato: TV 
Data de estreia: 16/04
Estúdio: Lay-duce
Diretor: Yoshizaku Miyao ("Gad Guard", "Special A")
Gênero: Ação / Aventura / Fantasia
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento - spin-off de "Magi: The Labyrinth of Magic", mangá com atuais 25 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Com atuais 8 volumes publicados desde 2013, "Magi: Sinbad no Bouken" é spin-off de "Magi: The Labyrinth of Magic", mangá composto por atuais 25 volumes que já recebeu duas séries de TV pelo estúdio A-1 Pictures entre 2012 e 2013 - tal obra se encontra no 19º volume aqui no Brasil através da editora JBC. Tendo já sido transformado em 5 OVAs pelo novato estúdio Lay-duce ("Classroom Crisis"), sua história se passa 30 anos antes da trama do mangá principal e é focada no personagem Sinbad antes de ele se tornar rei.

Estando prevista a adaptação de quase 7 volumes completos do mangá uma vez que o anime irá até um arco chamado "Artemyra", que é finalizado no capítulo 55, a equipe de produção será a mesma dos OVAs (que é uma versão alternativa, não havendo a necessidade em ver um para assistir o outro), com Yoshizaku Miyao na direção, Taku Kishimoto ("Usagi Drop", "Boku dake ga Inai Machi", "Haikyuu!!") na supervisão de roteiros, Tomohiro Ohkubo na trilha sonora e Souichirou Sako ("Go! Go! 575") no "character design".


**********

Mayoiga
Formato: TV 
Data de estreia: 01/04
Estúdio: Diomedea
Diretor: Tsutomu Mizushima ("Another", "Blood-C", "Genshiken", "Prison School, "Shirobako", "xxxHOLIC")
Gênero: Drama / Suspense
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Um ônibus lotado de jovens homens e mulheres tem como ponto final a misteriosa Nanakimura, uma vila onde as pessoas podem participar de uma existência utópica, livre dos obstáculos do mundo... Ou assim dizem os rumores.

Transportando 30 pessoas, cada qual com suas próprias expectativas e problemas, tal ônibus chega a um local desabitado, com poucos sinais de vida e caindo aos pedaços. Qual seria, exatamente, o segredo de Nanakimura?

Essa é a pouco informativa e afetada (o texto original é bem mais cheio de floreios, tive que reescrevê-lo por inteiro) de "Mayoiga", nova animação original a ser produzida pelo estúdio Diomedea ("Kantai Collection: Kancolle", "Akuma no Riddle"). Um garoto de 16 anos muito inteligente; uma garota baixinha de 17 anos moe e potencialmente inútil; outra com possível percepção extrassensorial que a faz "ver coisas que os outros não veem"; um programador de 25 anos que vazou informações de sua empresa; uma mulher de 24 anos que se encontra na faculdade; um rapaz de passado misterioso que está tratando de um tumor; e uma detetive de apenas 17 anos que possui um comportamento meio estranho... Eis as breves descrições de alguns dos por ora vinte personagens divulgados no site oficial que estarão presentes nessa obscura viagem rumo a uma vila supostamente deserta - eles também podem ser vistos no vídeo acima, que os apresenta de uma forma bem descontraída para uma obra teoricamente de suspense. Aliás, o gênero do anime faz também questionar um pouco a escolha do ótimo Tsutomu Mizushima na direção, profissional que, se por um lado já se mostrou extremamente competente em obras mais leves de comédia, slice-of-life e drama, por outro tem como dois de seus trabalhos mais pífios justamente animações com pitadas de mistério e terror, precisamente os questionáveis "Another" e "Blood-C", obras invariavelmente cômicas em diversos momentos de tão trashs que foram. E se isso já não seria o bastante, Mari Okada aparecerá mais uma vez nessa temporada como encarregada dos roteiros de uma produção original. Um anime de suspense comandado por um diretor quer não se dá bem nesse gênero, e com roteiros supervisionados por uma pessoa que exagera no drama? Olha, essa combinação deverá gerar boas cenas que serão muito comentadas, mas não por bons motivos...

De nota extra, talvez para somente atrair a atenção e angariar fãs visto que a meta era pequena, durante algumas semanas foi realizada uma campanha com o intuito de arrecadar 3,300,000 ienes (R$ 105 mil em 11/03) para a produção do anime - eles chegaram a 3,988,000 (R$ 127 mil) após 96 almas caridosas contribuírem com o projeto, e uma das recompensas para as doações mais altas incluiu uma "misteriosa viagem de ônibus" acompanhado da equipe de produção e dubladores. Encerrando, Masaru Yokohama ("The Rolling Girls", "Shigatsu wa Kimi no Uso", "Rampo Kitan: Game of Laplace") comporá a trilha sonora, e ( Naomi Ide ("Kantai Collection: Kancolle", "Akuma no Riddle") cuidará do "character design".

**********

Mobile Suit Gundam Unicorn RE:0096
Formato: TV 
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Sunrise
Diretor: Kazuhiro Furuhashi ("Getbackers", "Hunter X Hunter", "Rurouni Kenshin", "You're Under Arrest!")
Gênero: Ação / Drama / Sci-fi
Tema: Espaço / Mecha / Militar
De onde saiu: Versão alternativa do anime de 2010, ambos adaptações de uma novel finalizada em 10 volumes e integrantes da franquia "Mobile Suit Gundam".
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Versão alternativa de "Mobile Suit Gundam Unicorn", anime composto por 10 OVAs lançados entre 2010 e 2014 que adaptou a novel homônima publicada em 10 volumes durante os anos de 2006 a 2009. Integrante da franquia de mecha "Mobile Suit Gundam" criada por Sunrise e Yoshiyuki Tomino que teve início em 1979, "Mobile Suit Gundam Unicorn RE:0096" será apenas uma versão estendida da animação anterior; logo, considerando que cada OVA tem uma hora de duração, é de se esperar que a série de TV dure pelo menos 24-26 episódios.

Dessa forma, nem chega a ser preciso citar os membros da equipe de produção visto que estamos falando de uma versão com cenas extras, havendo como única novidade mesmo o fato de que Hiroyuki Sawano ("Shingeki no Kyojin", "Kill la Kill", "Owari no Seraph", "Aldnoah.Zero"), compositor responsável pela trilha sonora dos OVAs, também ficou a cargo da produção das músicas de abertura e encerramento dessa série de TV, tendo realizado audições no ano passado para a escolha dos artistas que executarão tal função.


**********

Nameko: Sekai no Tomodachi
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 10/04
Estúdio: Studio Deen
Diretor: Hiroshi Watanabe ("Hetalia The Beautiful World", "Jing: King of Bandits", "Tactics")
Gênero: Comédia
De onde saiu: Jogo para dispositivos móveis.
Site oficial: Clique aqui

Lançado em 2011 para dispositivos móveis iOS e Android, no jogo "Osawari Tantei: Nameko Saibai Kit" (ou "Mushroom Garden" na sua versão em inglês) você deve, pura e simplesmente, cultivar e colher cogumelos - deixe-os crescer, pegue-os tocando na tela enquanto ouve musiquinhas de fundo estranhas, e repita o processo até habilitar e adquirir todos os diferentes cogumelos (mais de 30) e conteúdos extras, isso se não enjoar antes de sua jogabilidade repetitiva. Clique aqui para ver um brasileiro comentando sobre ele sem muito preparo, aqui para acompanhar uma britânica louquinha apresentando o jogo de forma mais sucinta e aqui para assistir uma série de curtos vídeos que mostram os inúmeros itens colecionáveis e produtos que existem disso no Japão, onde sua popularidade é relativamente alta nesse meio, especialmente em volta do personagem principal Nameko, representante de um dos cogumelos mais cultivados no país. Atualmente a franquia se encontra com outros 4 jogos além do original, tendo o último sido lançado no final de 2014.

Já adaptado em 13 OVAs de 5 minutos cada entre 2013 e 2014, intitulado "Nameko-ke no Ichizoku", que mostrava o dia a dia de uma grande e alegre família de cogumelos, o jogo agora será transformado em uma série de TV de episódios ainda mais curtinhos que serão exibidos dentro de um programa infantil da NHK. Não que isso importe muito, porém teremos como cenário a Floresta Nameko, local onde diferentes tipos de Nameko de todo o mundo se reúnem e no qual o protagonista, Nameko, forma com seus amigos (Robo Nameko, Love Nameko etc) o "Guardas Universais da Floresta Nameko", grupo cujos membros servem de guias para apresentar aos outros os atrativos da floresta.

E eles - certamente essa a principal tarefa - também ajudarão a vender produtos e miniaturas dos novos personagens que serão criados, né... 

A ser produzido pelo Studio Deen, "Nameko: Sekai no Tomodachi" terá Hiroshi Watanabe na direção junto de Natsuko Takahashi ("Divine Gate", Norn9") na supervisão de roteiros e Shingo no "character design".


**********

Neko mo, Onda-ke
Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 01/04
Estúdio: Studio Cucuri
Diretor: Yoshinobu Sena ("Vampire Holmes")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento.
Site oficial: Clique aqui

Adaptação de um mangá digital em tirinhas publicado desde 2014 no site ComicWalker, "Neko mo, Onda-ke" (em tradução literal "A família Onda, incluindo o gato, também") se passa na cidade de Matsuyama, capital da prefeitura de Ehime, nos anos 60 e tem como foco a rotina da família Onda, formada pela mãe Natsuko, que deseja construir uma casa nova; o pai Yoshito, que trabalha numa fábrica e é fã do time de baseball Yomiuri Giants; a filha mais velha Sachiko, que adora o idol fictício Hiromi Dou; o filho Takushi, garoto péssimo em aritmética; e por fim o membro mais novo da família, a gatinha Mii - por sabe-se lá qual motivo essa última é a única personagem que a equipe de produção mantém segredo quanto ao seu dublador, logo não será surpresa caso algum nome mais popular seja responsável pela sua voz.

A ser animado pelo novato Studio Cucuri nessa que será sua segunda produção (a primeira foi a pérola "Vampire Holmes" em 2015),"Neko mo, Onda-ke" terá Yoshinobu Sena - o mesmo de "Vampire Holmes" também - como diretor e roteirista. Em outubro passado o mangá recebeu seu primeiro volume físico, publicado pela editora Kadokawa.


**********

Neko Neko Nihonshi
Formato: TV (9 min. por episódio)
Data de estreia: 06/04
Estúdio: Joker Films
Diretor: Tomohiro Kawamura
Gênero: Comédia
Tema: Histórico / Paródia
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, em andamento.

Para quem já teve até seu sexo trocado, virar agora um gato é moleza...

Originado de um mangá em tirinhas publicado pela internet (clique aqui para ver algumas gratuitamente) que mês passado teve lançado seu segundo volume físico, "Neko Neko Nihonshi" narra a tradicional e tão conhecida história do Japão... Tendo inúmeras figuras de várias épocas personificadas em gatos. Rainha Himiko, Sakamoto Ryoma, Oda Nobunaga; esses e outros se transformarão em felinos e reviverão conturbados e marcantes eventos nipônicos, tarefa que não parece ser assim tão difícil e humilhante uma vez que a primeira já se tornou uma garotinha meio sonsa, o segundo um roqueiro de cabelos ruivos líder de um anime repleto de bishounen e o terceiro, coitado, cito essa ruiva peituda como um exemplo, porém o respeitável Oda obteve nessa última década bustos dos mais variados tamanhos e cabelos das mais diversas cores, para verem como ele possui considerável e nada invejável experiência nisso...

Curiosamente, o mangaká Kenji Sonishi possui um bom número de obras protagonizadas por animais, das quais duas já viraram animes de curta duração, sendo eles "Neko Ramen" em 2006 - a história do único restaurante de lámen em Tóquio gerenciado por um gato! - e "Neko Pitcher" em 2014 (em exibição atualmente), que fala sobre um gato jogador de baseball, obviamente - ainda há um mangá focado em um gato detetive que me faz perguntar como até hoje ninguém se interessou em adapta-lo, e para não parecer que Sonishi pensa somente nos felinos e mais nada cito também "Inu Kaisha" e "Zarigani Kachou", mangás protagonizados, respectivamente, por cachorros assalariados e camarão chefe de um escritório (!). Deixando de lado as loucuras criativas alheias, "Neko Neko Nihonshi" será exibido no E-Tele, canal educativo da NHK, e substituirá o anime de detetives mirins "Tantei Team KZ Jiken Note", confirmando o detalhe de que teremos aqui episódios de no máximo 9 minutos de duração cada visto que esse será o espaço total disponibilizado para a série dentro de um programa. O recém fundado estúdio Joker Filmes cuidará de sua animação, havendo Tomohiro Kawamura na direção e Ryou Takada na supervisão de roteiros.


**********

Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta?
Formato: TV 
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Project No.9
Diretor: Shinsuke Yanagi ("Momokyun Sword", "Ro-Kyu-Bu! SS")
Gênero: Comédia / Romance
Tema: Ecchi / Escolar
De onde saiu: Light novel, 8 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Hideki Nishimura criou coragem e se confessou para uma suposta garota que ele conhecera em um jogo online, porém tomou um grande choque ao lhe ser revelado que na verdade tratava-se de um homem na vida real. Passados dois anos, o rapaz ainda se encontra traumatizado pelo ocorrido e jurou nunca mais confiar em qualquer outra "garota" do mundo 2D, mas dessa vez, no mesmo jogo, é ele quem recebe uma confissão e proposta de casamento virtual de alguém - Nishimura aceita após tanta hesitação, só que agora separando o jogo da realidade, não querendo saber se o personagem feminino que tornou-se sua noiva é ou não controlado por uma garota. Entretanto, para sua surpresa, após marcar um encontro offline com os membros de sua guilda Nishimura descobre que não só sua noiva virtual é de fato uma linda garota em carne e osso, chamada Ako Tamaki, como os outros dois membros masculinos do grupo também são na realidade comandados por Kyou Goshouin e Akane Segawa, populares alunas de sua escola! (nota: clique em "Login" na página de cada personagem no site oficial para ver a imagem dele mudando para a de seu avatar no jogo)

O problema é que Ako não consegue distinguir o mundo online do real, o que a faz não ter nenhum amigo já que possui grande dificuldade em se comunicar com os outros e quase não vai pra escola. Ao notar sua grave situação, Nishimura, auxiliado por Kyou e Akane, decide "corrigi-la" a fim de torna-la uma pessoa mais sociável que saiba discernir o 2D do 3D.

"Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta?" (algo como "E você pensou que nunca há uma garota online?") é a sua adaptação padrão de comédia romântica saída de uma light novel, essa publicada desde 2013. Uma generosíssima dose de escapismo, uma pitada de ecchi mais leve - considerando o teor normal para esses títulos -, várias piadas nerds e uma heroína com "alguns" parafusos soltos na cabeça são os principais ingredientes dessa obra que, ah, como comédia somente dá pra relevar, pois não espere muita coerência ou desenvolvimento minimamente sério em seu decorrer.

A tradução da light novel está atualmente abandonada, então dela li apenas o prólogo e o primeiro capítulo que haviam disponíveis, enquanto que da versão mangá, publicada desde 2014, pude ler dois volumes até achar que já era o suficiente. Ignorando o andar extremamente apressado da história como normalmente ocorre nessas adaptações de light novel que tentam resumir capítulos inteiros em poucas páginas, pelo mangá deu pra notar que "Netoge no Yome..." será realmente uma comédia pseudo romântica bem bobinha e sem rumo como seria de se esperar pela sua sinopse e imagens. Depois de se iludir fortemente ao se confessar para uma nekogirl e esta lhe dizer que é um homem na vida real (nem posso zoa-lo porque já passei por situação semelhante aos 14 anos, maldito Tibia...), o ingênuo e machucado Nishimura enfim tira a sorte grande - ou nem tanto - ao vir à tona que todos seus companheiros no jogo chamado "Legendary Age" são mulheres de verdade, incluindo sua noiva virtual, e após isso, ao perceberem a personalidade da mesma... Eles fundam um clube de última hora cujo intuito, em tese, será realizar em grupo sessões de jogatina para ajudar Ako! Pois é, e isso tudo foi pensado por Kyou, autoritária (e sem amigos) presidente do conselho estudantil que faz o papel de jovem rica e que gasta rios de dinheiro no seu hobby com itens e magias especiais, não sabendo jogar de outra forma, ao passo que a loirinha Segawa é o tipo tsundere arrogante de língua afiada que esconde a todo custo seu lado otaku, entretanto é tão viciada que chega a declarar ser melhor não possuir um namorado pois isso reduziria seu tempo de jogo. Não há muito mais o que dizer sem eu começar a soltar spoils um tanto significativos, contudo posso resumir que no fim esse quarteto se divertirá bastante no seu mundinho em eventos aleatórios, ao mesmo tempo que há uma evolução questionável quanto ao problema de Ako e sua relação com Nishimura.

Jogadora totalmente desastrada e "noob", a ponto de usar itens e armaduras não por seus atributos, mas sim por sua aparência, além de frequentemente causar por acidente a morte de seu "darling" durante caçadas e quests, Ako é uma bagunça de personagem que certamente agradará e desagradará muitas pessoas em quantidades iguais, porque temos nesse caso uma menina moe, peituda e cabecinha de vento que se atrapalha em quase tudo que faz, além de em vários momentos ser acionado em si um "modo psicótica" ou yandere nos instantes que alguém cita algo que lhe é distante de seu mundo na vida real ou, pior, sente a mínima chance de que Nishimura possa estar lhe traindo ou algo parecido mesmo quando ele só é visto conversando casualmente com outra garota qualquer - pelo menos isso também é levado com muito bom humor, já que por ser tão inútil ela não conseguiria causar mal a ninguém, mas pessoalmente chegou a me irritar esse seu outro lado. De resto, seja mostrando tais personagens misturando o jogo com a realidade a níveis abissais (Ako é a mais perdida nisso ao dizer coisas como não possuir level ou itens necessários para realizar amizades, dentre inúmeras outras frases desse tipo) ou então praticando atividades com motivos e de maneiras diversas, todavia sempre voltadas a mais jogatina, "Netoge no Yome..." ainda abusa de referências nerds, citações a memes ou animes e diálogos repletos de termos comuns a jogos para contar uma historinha na qual, sim, Ako irá aos poucos se tornando capaz de distinguir sua vidinha online da offline, porém isso será geralmente através de acontecimentos tão tolos e espalhafatosos, e impregnado de conversas e raciocínios na maioria das vezes ilógicos e irracionais que resultam em desfechos forçados, que o melhor a se fazer é ignorar esse ponto e assistir o anime unicamente devido às razoavelmente engraçadinhas bobagens cometidas e ditas pelos membros de um clube capenga. De igual modo, a parte romântica é outra questão a ser dispensada ou minimizada, já que Nishimura, devido ao seu "trauma", fica indo e voltando quanto a querer se envolver com Ako mais a fundo pessoalmente ou deixar isso apenas no meio virtual, contudo tal hesitação não impede momentos de fanservice pra lá de deslocados como, por exemplo, vermos a garota o lambendo no meio da rua após perder a razão ao sentir seu cheiro de perto, para em seguida voltarem ela com "Eu te amo, eu te amo!" e ele "Também te amo, mas só no jogo, só no jogo!"... - a propósito, o teor ecchi no mangá se resumiu a pantyshots, alguns decotes e ilusões ocasionais, e pelo pouco material que achei da light novel o conteúdo parece ser o mesmo, clique aqui para ver algumas imagens dela.

Divirta-se, isso será até possível, mas desligue o cérebro totalmente! A ser produzido pelo fraco estúdio Project No.9 ("Momokyun Sword", "Ro-Kyu-Bu!", "Saikin, Imouto"), "Netoge no Yome.." terá Shinsuke Yanagi na direção, Tatsuya Takahashi ("The iDOLM@STER Cinderella Girls") na supervisão de roteiros e Akane Yano no "character design".


**********

Onigiri
Formato: TV (4 min. por episódio)
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Pierrot Plus
Diretor: Takashi Yamamoto ("Final Approach", "Itsuka Tenma no Kuro Usagi", "Jewelpet Twinkle")
Gênero: Aventura / Fantasia
Tema: Escolar / Musical
De onde saiu: Jogo para PC.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Mais uma adaptação de jogo?  Então sigamos o script e falemos primeiro de sua origem: lançado inicialmente para PC em 2013, e Xbobx ONE e PS4 no final do ano passado, "Onigiri" é um jogo MMORPG gratuito que tem como plano de fundo uma versão fantasiosa do Japão antigo repleta de reinvenções de seres integrantes de sua mitologia e história. O argumento inicial fala sobre o terrível Kamigui, uma criatura que trouxe destruição e devastou todo o país até ser parada pela deusa do Sol Amaterasu, que usou três grandes Selos para forçar sua retirada - porém, após certo período de paz um dos selos se quebrou. Nisso, o jogador então controla um Oni cuja sossegada vida em Onigashima é perturbada pelo despertar de Kamigui, e sua missão será restaurar a paz nas terras nipônicas. Ao contrário do que é comum em títulos desse gênero, aqui não há escolha de classes, e você apenas seleciona no começo uma de cinco diferentes características pro seu personagem que determinarão os tipos de armas que ele poderá usar (Força = machado, oodachi, lança e espada; Cauteloso = espada dupla, arco e cetro, e por aí vai).

Criado pela empresa CyberStep, "Onigiri" já teve inclusive um servidor no Brasil, contudo ele foi encerrado em junho de 2015 após passar por vários problemas clique aqui para ver o vídeo de um brasileiro dando seus primeiros passos no jogo, e aqui para ver uma animação legendada em português (e com o enganador título de "Anime Episódio 1 Pt-Br"...) apresentando brevemente os oito NPCs parceiros que ajudarão o jogador no decorrer da história. Sim, agora chegamos ao ponto que mais interessa (para alguns), que são as várias garotinhas destacadas na imagem acima; cinco delas, juntas a mais três rapazes, são NPCs de diferentes habilidades que o jogador consegue aumentar a força da parceria de cada um dando-lhes presentes, que podem ser adquiridos matando monstros, comprando com dinheiro de verdade ou realizando quests. Em sua maioria baseados em figuras históricas ou mitológicas, eles são: Lady Shizuka (dançarina, uma das mulheres mais famosas da história e literatura japonesa); Yoshitsune (versão feminina de Minamoto no Yoshitsune, general que teve um filho com Lady Shizuka); MirokuIbaraki DoujiMomotarou (ah, quem não conhece a lenda da criança encontrada dentro de um pêssego gigante); Kaguya (outra lenda conhecida, recentemente virou um belo filme nas mãos do estúdio Ghibli); Susanoo (deus do mar e das tormentas no xintoísmo); e a já citada Amaterasu, a deusa do Sol. Em relação ao anime, dele não há nenhuma sinopse oficial e nem qualquer anúncio quanto a se haverá algum líder masculino representando o Oni; por ora, só confirmaram mesmo a presença das cinco parceiras femininas e o fato de que os episódios terão a duração de meros 4 minutos cada, logo não esperem algo que vá muito além de uma propaganda barata do jogo, possivelmente com cenas de ação mal animadas (o trailer já deixa isso claro...) e certamente alguma pitada de fanservice como acompanhamento.

A ser produzido pelo estúdio Pierrot Plus (Re-Kan!", "Sabagebu!"), "Onigiri" terá Takashi Yamamoto na direção, Takamitsu Kouno ("Absolute Duo", "Utawarerumono: Itsuwari no Kamen") na supervisão de roteiros e Yukiko Ibe ("Nanatsuioro Drops", "Jewelpet Twinkle") no "character design".



**********

Osiris no Tenbin 2nd Season
Formato: ONA (5 min. por episódio)
Data de estreia: 22/04
Diretor: Yuusuke Fujikawa ("Nobunaga Concerto")
Gênero: Drama / Suspense
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, uma animação original.
Site oficial: Clique aqui

Segunda temporada de "Osiris no Tenbin", série original de 2015 que teve 10 curtos episódios (5 minutos cada) protagonizados por um assassino misterioso e sem nome, dublado por Yuki Kaji, que possui como hábito se encontrar e conversar com suas potenciais vítimas antes de decidir se aceita ou não o serviço para assassina-las. Infelizmente a primeira temporada nunca chegou a ser legendada por qualquer fansub, então só vi por cima alguns episódios no formato original e deu pra notar que cada um é independente do outro, pois eles mostraram o tal assassino discutindo mesmo com dez pessoas diferentes para depois decidir se iria mata-las - e o personagem de Yuki Kaji está longe de ser um profissional frio e insensível, pois ele se interessa e é bastante influenciado pelos dramas daqueles marcados para morrer. Clique aqui para ver uma notícia no MyAnimeList citando o novo elenco dessa continuação, que terá a participação de dubladores populares como Takahiro Sakurai, Megumi Han, Tomokazu Sugita, Daisuke Kishio e Maaya Sakamoto.

Pronto, não é possível que ainda apareça mais algum anime para adicionar...


**********

Pan de Peace!
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Asahi Production
Diretor: Hatsuki Tsuji ("Cardfight!! Vanguard", "Yu-Gi-Oh! GX")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Escolar / Culinária
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Garotinhas degustando todo tipo de pão sem engordar uma só grama.

Baseado em um mangá em tirinhas publicado desde 2014, "Pan de Peace!" é centrado em Minami Tani, uma garota um tanto cabeça de vento que adora pães. Iniciando um novo ano escolar, ela fará amizades com outras jovens que também gostam desse alimento, sendo elas a confiável Yuu Aizawa, a independente Noa Sakura e a brincalhona Fuyumi Fukagawa, que trabalha numa padaria com os pais.

O mais curioso aqui não é ter outro anime slice-of-life de garotinhas focado em comida e dessa vez no preparo de pães, mas sim descobrir que emily, a autora (bem, pelo nome podemos supor que é mulher, mas vá saber) do mangá de "Pan de Peace!" é mais conhecida por suas obras de cunho erótico, como podem ver nos títulos originais listados na página dela no MyAnimeList e nesse link onde juntei as capas de alguns doujins seus, inspirados em animes como "Love Live!", "The iDOLM@STER", "Sora no Otoshimono", "K-ON!" e "Chuunibyou demo Koi ga Shitai!". Dito isso, quanto ao seu primeiro trabalho "inofensivo", não tenho quase nada a falar visto que só li 4 curtos capítulos (cerca de 10 páginas cada) que foram traduzidos até o momento, onde presenciei um quarteto feminino comendo e falando muito sobre pães numa obra que exagera no moe e faz uso considerável de cenas compostas por yuri vibe e demonstrações físicas de afeto entre elas. Indo de baguetes a croissants, brioches, cones de chocolate, pães com ovos ou então recheados de pasta de feijão vermelha, creme ou doce de leite, tem-se desfrutando de tudo isso uma protagonista lerdinha que comete frequentes mal entendidos, fala asneiras e é capaz de perder-se em longos monólogos e frases floridas sobre a textura e sabor de tudo que é pãouma garota de óculos, a mais ajuizada e séria do grupo - e única que não sabe fazer pão, coitada! -, que desenha mangás (ah, que surpresa...); outra de comportamento leviano e descontraído que se destaca pelo seu busto de proporções notáveis e que adora atiçar a amiga séria recém citada; e por fim, uma menina que possui a mesma idade que as demais, porém ela é tão baixinha e tremendamente fofa em qualquer gesto realizado que acaba por tornar-se a "mascote" do grupo - é isso, nem faço questão de citar algumas piadas em particular porque sequer fogem dessas descrições. Não dá pra dizer que gostei ou não do mangá, a leitura desses capítulos que durou uns vinte minutos me foi indiferente e nem achei graça na comédia, mas, no mínimo, cumpriu seu papel de atrair-me visualmente pelos seus traços bonitinhos e a relação de grande intimidade envolvendo suas personagens.

Como será produzido pelo Asahi Production, estúdio que desde 2014 vem numa sequência de 5 animações de curta duração, é de se imaginar que o mesmo ocorrerá aqui - chuto que sejam 3 minutos por episódio, porque ele será exibido a partir das 20:55, repetindo assim o horário de transmissão de outros animes pequenos em temporadas anteriores no mesmo canal, porém vou esperar uma confirmação oficial sobre isso. Dirigido por Hatsuki Tsuji, "Pan de Peace!" trará Momoko Murakami ("Nurse Witch Komugi R") na supervisão de roteiros e Shizue Kaneko ("Kanojo ga Flag o Oraretara") no "character design".


**********

Panpaka Pants W-O-New!
Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 02/04
Estúdio: DLE
Gênero: Comédia
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, baseado em um personagem que estampa diversos  produtos.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Segunda temporada de "Panpaka Pants O-New!" animação de episódios curtos que tem como destaque as aventuras de um porquinho que usa roupas de baixo. Chamado Panpaka, esse personagem foi criado em 2008 e, dando uma olhada pela internet, dá para perceber que ele possui muitos produtos levando seu nome (inclusive cuecas estilosas, lógico) e uma considerável popularidade tanto em algumas regiões do Japão, quanto até na China - que tal ouvir em mandarim uma musiquinha sobre roupas de baixo protagonizada por um porquinho? 

O anime será novamente produzido pelo DLE, estúdio experiente com animações em flash e que inclusive já lançou um filme desse personagem em 2014.


**********

PriPara 3rd Season
Formato: TV 
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Dongwoo Animation / Tatsunoko Productions
Diretor: Makoto Moriwaki ("Tantei Opera Milky Holmes")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Música
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, originado de um jogo arcade.
Site oficial: Clique aqui

Terceira temporada de "PriPara", anime que mostra competições entre idols e que é baseado em um jogo arcade criado pela fabricante de brinquedos Takara Tomy - empresa que também foi autora de "Pretty Rhythm", franquia que de 2010 a 2014 gerou quatro séries de TV e é antecessora de "PriPara".

A equipe segue a mesma, com Makoto Moriwaki na direção, Michiro Tsuchiya ("Major") na supervisão de roteiros e Shoji Hara no "character design". Além da série de TV, um filme (o terceiro já da franquia) intitulado "PriPara Movie: Mi~nna no Akogare♪ Let's Go☆Prix Paris" estreou nos cinemas japoneses no último dia 12.

**********

Ragnastrike Angels
Formato: TV (30 seg. por episódio)
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Satelight
Diretor: Junichi Wada ("Nagato Yuki-chan no Shoushitsu")
Gênero: Ação / Sci-fi
De onde saiu: Jogo para dispositivos móveis e PC.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Está certo que animes anunciados de última hora geralmente são obras curtas, mas também não seria pra tanto, né... Com previsão de ter 12 episódios de apenas 30 segundos de duração cada, "Ragnastrike Angels" se declara a menor série de TV já produzida (é mentira, visto que tem "
KochinPa!" dessa temporada, com pouquíssimos 15 segundos por episódio) e ironicamente trará como protagonistas... Garotas que crescem até 38 metros de altura para proteger a Terra! O motivo disso é que no ano de 2035 começaram a surgir estranhas formas de vida, chamadas "Fiaremu", que medem 50 metros de altura e que nenhuma arma do planeta pôde derrotar; logo, acharam melhor criar a "Ragnastrikers", uma tropa especial composta por seis garotas que podem aumentar de tamanho através de uma alteração genética. É o moe a níveis colossais!

Curiosamente, eis aqui mais uma produção de baixo orçamento que servirá de propaganda a um jogo ainda a ser lançado no verão japonês para PC e dispositivos móveis, sendo que podem ver no trailer que há inclusive mais espaço para sequências dele do que cenas do anime. Apesar disso, não houve economia na formação do elenco que dará voz às personagens: até o momento só revelaram o papel da dubladora em ascensão Tomoyo Kurosawa, que será o dessa garota, porém há ainda as populares Aoi Yuuki, Ami Koshimizu, Mai Nakahara, Maaya Uchida, Ayane Sakura e Inori Minase completando o grupo.

A ser animado pelo estúdio Satelight ("Log Horizon", "AKB0048"), "Ragnastrike Angels" virá com Junichi Wada na direção e Tooru Imanishi no "character design".


**********

Re:Zero kara Hajimeru Break Time
Formato: TV 
Data de estreia: 08/04
Estúdio: Studio Puyukai
Diretor: Minoru Ashina
Gênero: Aventura / Comédia / Fantasia
De onde saiu: Spin-off de "Re:Zero", anime vindo de uma light novel com atuais 7 volumes.
Site oficial: Clique aqui

Composto por episódios curtos cuja duração ainda não foi informada, esse anime será um spin-off de "Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu", série que estreou no último dia 4 e que se encontra logo abaixo. Como podem pressupor pela imagem de divulgação, trata-se somente de uma animação voltada para a comédia, onde os personagens da obra original aparecerão em formato chibi.


Trazendo uma equipe diferente, "Re:zero kara Hajimeru Break Time" será produzido pelo pequeno Studio Puyukai, estúdio que em seu breve histórico possui somente trabalhos curtos, tais como "Agukaru" e os ONAs de "Mada no Ou to Vanadis". Minoru Ashina surge cuidando da direção e roteiros, enquanto Minoru Takehara ficará a cargo do "character design" - ambos atuaram juntos nessas mesmas funções nos outros dois animes que citei do Studio Puyukai.

**********

Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu
Formato: TV 
Data de estreia: 04/04
Estúdio: White Fox
Diretor: Masaharu Watanabe ("Wakaba*Girl")
Gênero: Ação / Drama / Fantasia
De onde saiu: Light novel, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Antes voltando de uma loja de conveniência onde fez compras, o estudante Subaru Natsuki se vê de repente em um outro mundo - e pra piorar, enquanto tentava entender o motivo de isso ter ocorrido, o rapaz é abordado e cercado por três ladrões. Incapaz de defender-se sozinho, Subaru acaba sendo salvo por uma garota de cabelos prateados, usuária de magia, e uma espécie de gato voador que passavam pelo local em busca de alguém que tinha lhe roubado um emblema muito importante. Como meio de agradecer pelo que fez, ele oferece sua ajuda para recuperar tal objeto.

Porém, justamente quando estavam prestes a descobrir o paradeiro do emblema, tanto Subaru, quanto essa misteriosa garota, são mortos. Por algum motivo, o rapaz se encontra novamente no mesmo local de antes ao chegar nesse mundo, e demora um pouco para ele perceber que possui uma habilidade na qual o torna capaz de voltar no tempo ao morrer, sem que com isso perca as memórias da vida anterior. Dessa forma, não importando quantas vezes seja preciso repetir seus atos, Subaru decide evitar a morte daquela que lhe salvou.

"Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu" (numa tradução literal "Uma vida a partir do zero em um mundo diferente") é outra light novel da qual não pude ler praticamente nada; o grupo que a traduzia interrompeu o projeto logo após o primeiro capítulo por conta da obra ter sido licenciada nos Estados Unidos, e dessa forma tive que apelar mais uma vez para a versão mangá - ou versões, porque são três: 
essa de dois volumes publicada em 2014, sua continuação que possui por ora mais 2 volumes, e um terceiro mangá que teve início em maio de 2015. Li somente o primeiro título, e, se por um lado posso dizer que gostei do que vi, por outro o mangá adapta tão bem a light novel (caso raro!) que nestes dois volumes ele mostrou pouco material, e do que me foi apresentado não há praticamente nada que eu possa abordar aqui sem estragar bastante a surpresa do anime.

Indo parar num lugar com ares medievais, o metido a delinquente Subaru logo descobre, ao contrário do que presumia com seu conhecimento nerd, que ele não chegou em um mundo de fantasia dotado de algum poder especial, e justamente por conta dessa ilusão acaba se tornando presa fácil de um trio de ladrões qualquer - coitado, ele até se enganou de novo ao ver uma garotinha vindo em sua direção pensando que seria a heroína que o tiraria dessa enrascada, quando na verdade era só outra ladra em fuga! Entretanto, eis que no último segundo surge de fato sua salvadora, uma bela meia-elfa, meia humana, usuária de magia que diz chamar-se Satella (bem, em sua página no site oficial já verão o nome verdadeiro) e seu fofo companheiro Pack. Mesmo com a garota não confiando nem um pingo nas capacidades desse suspeito rapaz de roupas esquisitas, ela cede com sua insistência e o deixa ajuda-la a recuperar o que foi roubado por Felt, a baixinha que ignorou o aperto de Subaru, e após isso... Os dois morrem. E para o protagonista essa não será a primeira vez, nem a segunda, nem a terceira; em resumo, esses dois volumes lidos do mangá, que parecem adaptar o primeiro volume da light novel, mostram um garoto preso a um loop temporal enquanto tenta impedir a morte dessa menina estilo tsundere - porém muito mais dere do que tsun - com a qual ficou interessado e tem uma dívida a pagar. Desconsiderando o detalhe de que Subaru talvez tenha demorado demais para perceber a sua "habilidade" (no final não é que acabou ganhando uma mesmo?), achei divertido nos momentos certos, dramático quando deve e bem desenvolvido a história nesse trecho, onde ainda surgirão cavaleiros nobres, bandidos de bom coração, um vilão overpower e citações breves a objetos valiosos que permitem a qualquer um usar magia nessa primeira aventura repleta de mortes protagonizada por alguém vindo de outro mundo. Como eu falei no parágrafo acima, não é possível eu detalhar melhor os eventos iniciais porque para esse título não seria algo bom de se fazer, e confesso até que do segundo mangá só li um capítulo pois, ao ver o clímax com a qual esse terminava, também preferi não seguir em frente para não estragar mais ainda a minha própria experiência com o anime. Pode ser que lá pra frente ele mude o tom, venha com ideias tolas, caia de qualidade, sei lá, mas por ora me atraíram os personagens apresentados e a forma como foi aproveitada esse poder dolorido de se usar do Subaru.

A ser animado pelo White Fox ("Akame ga Kil!", "Hataraku Maou-sama!"), "Re:Zero", virá com Masaharu Watanabe em seu segundo anime no cargo de diretor, além de Masahiro Yokotani ("Free!", "Hataraku Maou-sama!", "Beelzebub") na supervisão doe roteiros e Kyuta Sakai ("Higurashi no Naku Koro Ni", "Sakura Trick", "Steins;Gate") no "character design".

**********

Sakamoto desu ga?
Formato: TV 
Data de estreia: 08/04
Estúdio: Studio Deen
Diretor: Shinji Takamatsu ("Danshi Koukousei no Nichijou", "Gintama", "Ixion Saga DT", "School Rumble")
Gênero: Comédia
Tema: Escolar
De onde saiu: Mangá, 4 volumes, finalizado.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

O husband do ano, isso se alguém puder suportar tamanha perfeição divina.

Saindo de um mangá seinen que de 2012 a 2015 obteve 4 volumes, "Sakamoto desu ga?" traz como protagonista Sakamoto, um estudante do primeiro ano do ensino médio que realiza as mais diversas, fabulosas e bizarras proezas no seu dia a dia, seja em atos totalmente corriqueiros e banais como assistir uma aula ou passar pelo portão da escola no último segundo antes de ele ser fechado, ou então se safando das tentativas fracassadas de bullying dos seus colegas de classe. Muito prazer, esse é Sakamoto.

Adorado pelas garotas e invejado pelos rapazes que, após presenciarem seus atos sublimes, também passam a admira-lo, Sakamoto enfrenta sua vida escolar com tremenda confiança e elegância. Tendo lido 9 dos 27 capítulos que compõem os quatro volumes do mangá, tive a honra de presenciar delinquentes adicionarem a foto de tal ser como imagem inicial no seu celular, isso depois de o verem se esquivando de suas "brincadeiras" envolvendo apagadores, baldes de água suja e carteiras sumidas com absurda calmaria e classe. Vi um aluno, que trabalha de modelo, vingar-se da justíssima atenção que Sakamoto recebe das garotas através de métodos igualmente mesquinhos para arranhar sua imagem, porém isso resultou em novos momentos que destacaram o preparo do protagonista para qualquer situação, havendo inclusive uma batalha épica entre ele e uma abelha - e o que falar então de sua "rixa" com o professor que guarda o portão de entrada da escola e que, cansado de vê-lo sempre chegar atrasado e usar meios deveras criativos (e humilhantes no seu caso) para entrar a tempo, decide segui-lo para o flagrar cometendo alguma irregularidade e assim puni-lo, contudo termina o capítulo em lágrimas após testemunhar atos retratando a benevolência e o esmero de seu aluno? Não adianta, é perda de tempo procurar por uma falha nele...

E a lista de feitos é extensa, inacabável: se já não bastasse haver um bando de alunas na escola que brigam constantemente por sua atenção e chegam até a realizar sprint a fim de ver quem consegue convida-lo primeiro para ser sua dupla na aula de artes, Sakamoto também se mostra perito em se esconder em qualquer canto ao tentar evitar as investidas de uma mãe apaixonada de seu colega; para Sakamoto, não existe simulação de incêndio, e sim um companheiro em perigo do qual não hesitará em arriscar sua vida; e do mesmo modo, o bom senso e as leis da física não fazem parte de sua rotina, pois ele toca Bach numa máquina de bater em crocodilos, faz delinquentes deixarem de fumar com o uso de bolhas de sabão, limpa o teto usando vassouras enquanto desvia do pó sutilmente e, segundo boatos, pode até voar - não acho que seja exagero, apenas somos ignorantes e atrasados demais para compreender em sua essência alguém que, mesmo em um reles emprego no McDonald's, irradia perfeição, requinte e sorrisos (até os valentões pedem por esse fanservice!). De qualquer forma, deixando de lado todo esse endeusamento e rasgação de seda, "Sakamoto desu ga?" é isso, uma coletânea de eventos nonsense ao redor de um personagem esquisito e sem falhas, cujo humor me foi bem satisfatório e imprevisível na maior parte do tempo, com exceção de alguns capítulos que julguei terem "viajado demais" em suas ideias. Questiono como essa fórmula se aguentará durante 12-13 episódios em uma série de TV sem perder o brilho inicial das loucuras cometidas por seu protagonista, mas pelo menos o encarregado principal disso possui ótimos trabalhos em animações desse estilo, visto que Shinji Takamatsu tem em seu currículo de diretor obras como "School Rumble", "Ixion Saga DT", "Danshi Koukousei no Nichijou" e boa parte de "Gintama". Junto a ele nessa produção do Studio Deen, Yasuhiko Fukuda ("Kurayami Santa") cuidará da trilha sonora, e Atsuko Nakajima ("Meganebu!", "You're Under Arrest!", "Ranma 1/2") do "character design".



**********

Sansha Sanyou
Formato: TV 
Data de estreia: 11/04
Estúdio: Dogakobo
Diretor: Yasuhiro Kimura
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Escolar
De onde saiu: Mangá, 11 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Nada de garotas pilotando motos, protegendo os mares, preparando pães, jogando tênis ou possuindo um azar incomum; de acordo com sua sinopse, "Sansha Sanyou" traz somente um grupo de jovenzinhas qualquer levando uma vida escolar engraçadinha e moe. Teremos ao menos sete garotas como podem ver na imagem de divulgação, contudo as protagonistas serão a enérgica e comilona Futaba Odagiri; a presidente de classe que parece um anjo, contudo é um demônio em pessoa Teru Hayama; e a antes rica, agora pobre devido a falência da empresa de seu pai, Youko Nishikawa, que apesar disso continua se comportando como uma princesa mimada.

Tem ainda Serina Nishiyama, que se autodeclara "rival" de Teru, porém sempre perde pra ela em tudo; a pura e alegre Asako Kondou, uma das únicas amigas de Serina que não enxerga maldade em nada; Shino Sonobe, ex empregada de Nishikawa que hoje cuida de uma loja de doces e adora intrigas e conspirações; e Kou Hayama, que na sua descrição disponível no site oficial é dito apenas ser irmã de Teru - poderia citar um oitavo personagem, chamado Mitsugu Yamaji, que também trabalhava pra família de Nishikawa e faz parte do elenco, mas quem se importaria com esse rapaz no meio de tantas garotinhas fofas, né? Enfim, a versão animada de "Sansha Sanyou" está "um pouquinho" atrasada, pois seu mangá em tirinhas é publicado numa revista seinen desde 2003, podendo ser assim considerado um dos primeiros slice-of-life de garotinhas já feito (o pioneiro é "Azumanga Daioh", cujo mangá teve início em 1999 e o anime em 2002). Aliás, a autora dessa historinha, Cherry Arai, já teve outra obra sua adaptada pelo Dogakobo em 2014, nesse caso a comédia romântica "Mikakunin de Shinkoukei", e pra ser sincero só de ver o nome desse estúdio envolvido em tal animação já me faz ter expectativas maiores em cima dela do que para qualquer outra estreia do gênero (especialmente "Bakuon!!"...) mesmo sem poder ler nada a seu respeito com antecedência, visto que as produções de cores quentes e qualidade geralmente acima da média do Dogakobo caem muito bem para animes desse tipo - "Himouto! Umaru-chan", "Gekkan Shoujo Nozaki-kun", "Love Lab" e "GJ-bu" são alguns exemplos recentes, se bem que isso também é questão de quase sempre pegarem bons títulos para adaptar. Por outro lado, o mesmo já não pode ser afirmado quando decidem produzir algo original, "Plastic Memories" e "Luck & Logic" que o digam...

Havendo Yasuhiro Kimura na direção, profissional debutante nesse cargo (antes disso ele só cuidou de storyboards e outras etapas de produção em vários animes), "Sansha Sanyou" trará Hideaki Koyasu ("GJ-bu", "Lance N' Masques") na supervisão de roteiros e Jun Yamazaki no "character design".


**********

Seisen Cerberus: Ryuukoku no Fatalités
Formato: TV 
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Bridge
Diretor: Nobuhiro Kondo ("Nobunagun", Sgt. Frog")
Gênero: Aventura / Fantasia
De onde saiu: Jogo para dispositivos móveis.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

A história ocorre em um continente dominado por magia e espadas, chamado Kunaaan, no qual o equilíbrio de poderes entre o Reino Sagrado de Amoria, o Reino de Ishilfen e o Reino Vanrodis mantêm uma paz tão frágil que qualquer acontecimento grave a cair em um deles causaria uma guerra no continente inteiro - outro poder, o dragão malvado Daganzord, também reside nessas terras, e ninguém é poderoso o suficiente para impedir seu rastro de destruição por onde quer que passe após ter despertado. Nisso, o casal Bairo e Kismitete, junto a um grupo de feiticeiros, tinha a intenção de selar tal dragão através de um ritual, porém fracassaram e foram massacrados em um evento que mais tarde seria conhecido como "Tragédia de Balbagoa". O filho dos dois, Hiiro, é salvo por Giru, e esse promete a si mesmo que vingará a morte dos pais.

Ao atingir 16 anos, Hiiro agora sabe empunhar uma espada e planeja sair numa jornada para matar Daganzord tendo a companhia de Giru, apesar da insistência desse último em querer fazê-lo mudar de ideia. Durante a viagem a dupla se encontrará com vários tipos de pessoas, e algumas delas se reunirão a eles nessa missão.

E eis mais um título saindo da GREE, plataforma social japonesa focada em jogos para celular - de adaptações recentes posso citar "Tanken Driland", "Zettai Bouei Leviathan", "Odoriko Clinoppe" e "Dragon Collection", todas produções de baixo orçamento fraquinhas. Lançado em 2011, e com o anime servindo para comemorar seu aniversário de 5 anos, "Seisen Cerberus" é um típico jogo de cartas com elementos de RPG do qual não pude achar sequer um vídeo para disponibiliza-lo aqui; além disso, há também, sem tradução alguma, a adaptação dele em um mangá composto por dois volumes publicados em 2013, intitulado "Seisen Cerberus: Mou Hitori no Eiyuu" - se bem que não adiantaria muito lê-lo se fosse possível pois são histórias "diferentes", e uso aspas nesse caso pois podem ver por sua sinopse no MyAnimeList que a trama aborda outro garoto adolescente que sobreviveu a uma tragédia e agora deseja vingar a morte dos pais. Historinha extremamente clichê e sem inspiração, anime, conforme vemos nos trailers, de baixíssima qualidade técnica uma vez que seus financiadores são uma plataforma de jogos japonesa e outra de streaming chinesa, a "iQiyi" (o jogo tem um fandom maior nesse país)... Olha, fechemos o texto por aqui pois ainda há pelo menos outros catorze a serem adicionados, e confesso que não estou afim de perder tempo demais com esse.

A ser animado pelo estúdio Bridge, "Seisen Cerberus: Ryuukoku no Fatalités" traz Nobuhiro Kondo na direção ao lado de Hiroshi Ohnogi ("Aquarion", Shangri-La") na supervisão de roteiros, Hideakira Kimura ("Lance N' Masques") com Nobuaki Nobusawa ("Dagashi Kashi") na trilha sonora e Gou Toutsuki no "character design".



**********

Shounen Ashibe: Go! Go! Goma-chan
Formato: TV (9 min. por episódio)
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Bridge
Diretor: Nobuhiro Kondo ("Nobunagun", "Sgt. Frog")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Versão alternativa do anime de 1992, vindo de um mangá finalizado em 8 volumes.

Nova versão de "Shounen Ashibe", anime que teve duas séries de TV em 1991 e 1992 baseadas em um mangá 4-koma publicado entre 1988 e 1994 - foram no total oito volumes criados por Hiromi Morishita, mangaká conhecido por suas obras de comédia gag e vencedor inclusive de uma edição do "Tezuka Osamu Cultural Prize" na categoria melhor curta, precisamente no ano de 2007 com "Osaka Hamlet", mangá que mais tarde viria a ganhar também uma versão em live-action.

Considerado um dos primeiros títulos em tirinhas do Japão não exclusivamente focado na comédia, visto que também dava importância aos pequenos dramas do dia a dia junto a um leve desenvolvimento de personagem, "Shounen Ashibe" traz como protagonista um garotinho da primeira série chamado Ashibe Ashiya, e conta a história dele ao lado dos seus amigos, familiares e uma peculiar foca de estimação de nome Goma-chan - há inclusive um jogo para Super Nintendo de 1992 onde você controla justamente esse animalzinho. De resto, com tirinhas sendo republicadas até hoje numa revista e com previsão de ter parte de seu mangá relançada ainda esse ano, "Shounen Ashibe" terá seu novo anime exibido no mesmo programa (só que em dias diferentes) que outra animação dessa temporada, o "Neko Neko Nihonshi", confirmando desse modo que seus episódios não passarão de no máximo 9 minutos de duração cada por ser esse o espaço disponibilizado pelo programa - do canal educativo da NHK, o E-Tele - para a transmissão de animes.

Nobuhiro Kondo ficará a cargo da direção, com Toshimitsu Takeuchi ("Saint Seya: Soul of Gold") na supervisão de roteiros e o estúdio Bridge "(Fairy Tail 2014", "Mitsudomoe", "Nobunagun") na animação.


**********

Shounen Maid
Formato: TV 
Data de estreia: 08/04
Estúdio: 8bit
Diretor: Yusuke Yamamoto ("NHK ni Youkoso!", "Yama no Susume")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Com a morte repentina de sua mãe, o estudante do ensino fundamental Chihiro Komiya não sabe o que fazer visto que não tem nenhum parente próximo com quem possa ficar - ou pelo menos era isso que ele imaginava, porque, após "salvar" um assustado e suspeito homem de um cachorro no meio da rua, o garoto descobre que essa pessoa é seu tio, chamado Madoka, que lhe revela ainda que sua mãe veio de uma família rica, porém por certos motivos ela cortou relações com todos e desde então levava uma vida modesta.

Mesmo sendo convidado a morar com ele e sabendo no fundo que em tal situação não lhe há outra opção, Chihiro inicialmente se recusa a aceitar seu pedido por não querer depender dos outros. Contudo, depois de discutir com Madoka já em sua mansão, o garoto se dirige até a cozinha e percebe o estado bagunçado e imundo que se encontra o local, algo que impele sua mania de limpeza a arrumar todo o cômodo, e que faz também com que Madoka ofereça então uma nova condição ao sobrinho: a de que ele venha morar nessa casa em troca de ficar encarregado de todos os serviços domésticos dela. Chihiro fica satisfeito com essa ideia, mas logo em seguida se vê usando um uniforme de empregada...

Ah, garotos ou garotas cujos pais morrem/desaparecem e lhe deixam uma grande dívida para tomar conta, ou então simplesmente sem condições de viver por conta própria, e que com isso são obrigados por qualquer motivo a "trabalhar" de empregada na casa de algum homem rico... Isso é um tema recorrente em hentai e doujins, especialmente em yaoi, e além disso a origem de "Shounen Maid" não ajuda em nada para diminuir as possíveis suspeitas que muitos têm ao ler a sinopse: publicado desde 2008 na Comic B's-LOG, essa revista shoujo é especializada tanto em histórias com teor shounen-ai, quanto tramas nas quais a sexualidade dos personagens é ambígua (garotos que se tornam garotas, rapaz que deve se travestir para estudar em determinada escola etc) e também obras onde os protagonistas masculinos simplesmente apresentam uma relação bastante íntima e carinhosa, algo semelhante ao que estamos cansados de ver em slice-of-life de garotinhas, por exemplo. "Shounen Maid" se aproxima desse último caso; ele é um dos títulos mais suaves da revista que pude encontrar, logo, mesmo que ocasionalmente haja de fato certa expressão de sentimentos e intimidade entre rapazes um tanto incomum de se ver em animes e mangás, sua animação não passará de um caloroso slice-of-life que mostrará o crescimento e a nova fase da vida de um garoto com seu rico e relaxado tio.

Li dois volumes do mangá (tudo que há traduzido no momento), porém é difícil escrever um texto muito interessante a seu respeito pois ele trouxe eventos bem rotineiros, banais, que tiveram como objetivo desenvolver o elo entre Chihiro e Madoka, apresentar outros personagens da trama e trazer, em curtos e doces flashbacks, as várias lições e frases que a despreocupada falecida mãe do garoto, chamada Chiyo (pessoa tão tranquila que escreveu uma carta de despedida ao protagonista sugerindo que parasse de se preocupar com tudo, caso contrário ficaria careca cedo!), deixou para seu filho, quase sempre recordados no meio de pequenos conflitos diários. Extremamente obcecado por limpeza, e estando numa mansão que precisa muito disso, em certo capítulo Chihiro se encontra sozinho por alguns dias após Madoka e seu leal assistente Keiichirou viajarem a trabalho; ele acha isso perfeito pois poderá limpar tudo sem a intervenção de ninguém, entretanto se esforça demais e acaba contraindo uma febre. Orgulhoso e receoso que é, o rapaz acha melhor não usar o celular deixado pelo tio - no qual recebe dele inúmeras, melosas e vergonhosas mensagens de texto! - por achar desnecessário avisa-lo e nem querer atrapalha-lo, mas no final Madoka percebe que algo está errado e volta antes do previsto pra casa a fim de cuidar do sobrinho, e desse modo Chihiro aprende a confiar um pouco mais no seu parente e, talvez, percebe que não precisa ser assim tão reservado com o mesmo. E é isso. Seja em seguida mostrando Chihiro limpando o quarto do tio e jogando fora coisas que pareciam ser lixo, mas que pra Madoka eram tão importantes que a falta deles o deixou cabisbaixo, fazendo o garoto lembrar de uma situação parecida ocorrida com sua mãe anos atrás para depois se esforçar em corrigir o que fez e se desculpar com ele; ou então se preocupando em outro capítulo com o fato de seu novo guardião trabalhar demais e não se cuidar direito, algo delicado para si visto que a mãe faleceu porque sua saúde tornou-se frágil justamente por esse motivo - entretanto Madoka garante que isso não vai lhe acontecer pois tem uma promessa a cumprir (não revela qual) -, "Shounen Maid" seguiu nesses dois volumes através de acontecimentos modestos, clichezinhos caso você já tenha visto um bom número de obras com temática semelhante, que, se estão distantes de exalar qualquer originalidade, pelo menos são bem executados na intenção de criar um leve e carismático slice-of-life. Eu poderia citar outros eventos ou me alongar explicando melhor o envolvimento de mais alguns personagens na história, contudo o texto ficaria longo e repetitivo demais; em resumo, morando com um tio imaturo que diz não ter adquirido uma criança, mas sim uma esposa que limpa, lava e cozinha perfeitamente, Chihiro no começo achará estranho e incômodo ter um quarto só pra si e novas e várias pessoas que se importam com o seu bem estar, mas com o passar do tempo se tornará alguém mais extrovertido e acostumado com essa mudança de cenário - mesmo porque ele se adaptou rápido quanto a inusitada questão de ser obrigado a usar um uniforme de empregada por capricho de seu parente, mas aí ganhar um pijama de gato ou uma cama que parece destinada a uma princesa também já é demais, né...

De todo modo, me simpatizei com o mangá: não foi algo tão inspirador e memorável quanto "Flying Witch", por exemplo, mas o bom humor e a interação dos protagonistas me agradou bem mais do que esperava - as cenas com demonstrações de afeto exageradas, em especial as que envolvem o grudento e carente Madoka, podem causar certa estranheza num primeiro momento, porém seria bobagem deixar de ver o anime ou mangá unicamente por conta disso, já que não passam de um inócuo fanservice para o público demográfico da revista que o publica. A ser animado pelo estúdio 8bit ("Comet Lucifer", Grisaia no Kajitsu"), "Shounen Maid" chega com Yusuke Yamamoto na direção, Yoshiko Nakamura ("Hiiro no Kakera", Super Lovers") na supervisão de roteiros, Tomohiro Yamada na trilha sonora e Kana Ishida (ilustrador da light novel de "Mahouka Koukou no Rettousei") no "character design".


**********

Sore Ike! Sabuibo Mask
Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 06/05
Estúdio: DLE
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Animação original baseada em um personagem de um filme live-action.
Site oficial: Clique aqui

Protagonizado pelo cantor e compositor Funky Kato (ex vocalista do grupo de hip hop "Funky Monkey Babys") e com previsão de estrear nos cinemas japoneses no dia 6 de junho, "Sabuibo Mask" é um filme em live-action que conta a história de Haruo, um jovem que tenta trazer mais vida à sua pequena cidade natal usando a máscara de lucha libre deixada por seu falecido pai - a fim de terem uma melhor ideia a respeito vejam esse trailer de 30 segundos do longa, que será fortemente voltado para a comédia.

O anime, por sua vez, terá apenas 8 episódios de 1 minuto de duração cada que trarão o mesmo personagem (questiono se ainda é uma pessoa com máscara ou um pintinho humanizado...) se esforçando para resolver diversos problemas de sua cidade. A produção ficará por conta do estúdio DLE - essa á quinta animação deles na temporada, sendo que 4 eu adicionei após a publicação do guia pois tal estúdio sempre anuncia seus projetos em cima da hora... 

**********

Sousei no Onmyouji
Formato: TV 
Data de estreia: 06/04
Estúdio: Studio Pierrot
Diretor: Tomohisa Taguchi ("Persona 4 The Golden Animation")
Gênero: Ação / Comédia / Fantasia
Tema: Sobrenatural
De onde saiu: Mangá, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Em um Japão nos dias atuais no qual existe um mundo paralelo, chamado Magano, de onde surgem criaturas de nome "Impurity", exorcistas são necessários na missão de purificar tais aparições do mal e assim proteger a população. Rokuro Enmadou faz parte de um grupo tradicional que realiza esse tipo de trabalho, contudo por certos e trágicos motivos tal rapaz de apenas 14 anos prefere hoje, entre uma rejeição e outra em suas declarações amorosas a tudo que é garota, tornar-se um jogador de futebol, um idol ou até um comediante, menos virar um exorcista apesar do grande potencial que carrega em si.

Entretanto, em certo dia, depois de discutir novamente com os integrantes de seu grupo quanto ao que fará no futuro, Rokuro se envolve em um incidente e algumas trocas de farpas no primeiro encontro dele com Benio, uma determinada exorcista vinda do outro lado do país. Os dois acabaram tendo que lutar juntos para derrotar um Impurity e salvar uma criança, e no final da tarde descobrem ainda que o novo grupo do qual Benio fará parte é exatamente o de Rokuro, fazendo com que ambos tenham de dividir o mesmo teto a partir de agora apesar de um não gostar do outro. Para piorar, não tarda a ser revelado, através de uma profecia, que "Miko", o exorcista citado em lendas que dizem ser capaz de destruir todos os Impurities e dar fim ao mundo de Magano, nascerá da união do "Twin Star Exorcist", título dado ao casal de exorcistas mais forte que existe - e nessa mesma profecia foi dito também que Benio e Rokuro são os melhores candidatos para essa posição, sendo assim obrigados a se casar a fim de darem origem ao lendário exorcista. Obviamente, os dois adolescentes se mostram absolutamente contrários a essa ideia, mas de qualquer maneira, enquanto Rokuro tenta se libertar da tragédia ocorrida no passado, eles terão que unir forças para enfrentar as constantes e estranhas aparições de vários Impurities que tem ocorrido na região.

Publicado desde 2013 na revista shounen mensal Jump Square ("Ao no Exorcist", "Owari no Seraph") por Yoshiaki Sukeno, mesmo autor da ótima comédia "Binbougami ga!", "Sousei no Onmyouji" será mais um título dessa demografia e gênero cuja obra original eu já deixei de lado e o anime, então, talvez nem veja, mas como expliquei em outros textos isso é somente frescura minha quanto a se cansar rápido desse tipo de história, pois fora isso o mangá até que me foi razoável na maior parte dos três volumes que pude ler.

Raiva, tristeza, ódio, inveja: acredita-se que tais sentimentos negativos, quando reunidos, dão origem no mundo de Magano aos Impurities, monstros grotescos de formas e tamanhos variados que são particularmente atraídos por pessoas com grande força espiritual, visto que ao devora-las eles se tornam mais fortes. É papel dos exorcistas derrota-los, e é claro que nosso "honrável", "otimista" e "motivado" protagonista de mangá shounen de ação e poderes especiais... Não quer de forma alguma seguir esse caminho! Como é de se esperar, um evento sangrento e traumático ocorrido dois anos atrás é a causa para essa sua teimosia, pois na realidade ele possui habilidades únicas (sério?!) que o tornariam num ótimo exorcista, e somente com o surgimento de uma garota antissocial e um tanto estranha (e cujo primeiro encontro foi péssimo para seu orgulho e bolso) é que esse herói deixará de ter objetivos levianos e levar foras em declarações desastradas para ao invés disso brincar de marido e mulher... Digo, superar as dores que carrega e assim encontrar um novo motivo para enfrentar os Impurities! Temos um casal adolescente de 14 anos morando numa mansão só deles e com uma cama em forma de concha onde a qualquer momento poderão, hum, "conceber" o exorcista mencionado nas lendas, mas para alegria - ou tristeza - de Rokuro e parte dos leitores os primeiros volumes estiveram longe de colocar uma comédia romântica em primeiro lugar, exceto em tirinhas avulsas bem humoradas retratando o dia a dia deles - tampouco há também chances de haver qualquer triângulo amoroso mesmo com a existência de uma simpática amiga de infância (me desapontei ao ver a cor de seu cabelo no anime, achei feio!) que conhece Benio da forma mais escandalosa possível, pois essa ao menos já sabe desde o início que está fora do páreo. Os dois devem se casar e ter um filho para derrotar o mal e ponto, não há discussão, nada de interferir com paixonites egoístas...

Brincadeiras e excessos à parte - em nenhum momento percebi mesmo que a amiga de infância serviria de peso extra, nada disso, só está ali como personagem de suporte para o garoto -, o que mais me atraiu em "Sousei no Omnyouji" foi justamente a interação do par principal (ou pra ser preciso a personalidade excêntrica da garota), que, inicialmente unidos a contragosto e brigando como se fossem gato e rato, aos poucos começarão a se entender melhor e apoiar um ao outro em relação aos seus problemas. Nisso, em meio a ocasionais brigas de casal com ampla vitória feminina - pôxa... - e várias e breves cenas habituais entre eles onde aqueles momentos levemente sensíveis e calmos descambam para mais discussão ou negação por uma das partes, tem-se um ótimo punhado de sequências de ação de grandes dimensões, a destacar o poder de Rokuro, que causa uma transformação em sua mão e o faz ser capaz de purificar a maioria dos Impurities com apenas um soco. A superação dramática de um passado para poder seguir em frente com sua vida; o desenvolvimento de uma parceria que dará novos poderes e motivação a essa dupla; o mistério por trás de certos eventos e a peculiar habilidade de Rokuro; o surgimento de Impurities mais resistentes, sendo alguns dotados de aparência e fala humana e outros de origem inesperada; organizações de exorcistas mais fortes que tentarão lidar com uma ameaça sem precedentes e com a qual Rokuro e Benio se envolverão... Ao menos nos três volumes que li "Sousei no Onmyouji" seguiu uma cartilha básica para o seu gênero, tão básica que a maioria das reviravoltas e revelações do enredo, na realidade, não foram lá muito imprevisíveis e impactantes; como eu disse logo acima, o mangá me empolgou antes pela relação dos protagonistas apesar disso não ser seu foco, e em segundo plano cito a constante ação presente na trama. É uma evolução competente e certinha para a sua demografia, disso não dá pra reclamar, mas pra quem já não curte tanto esse tipo de obra não haverá grandes novidades por aqui (vi alguns comentários de fãs dizendo que o mangá mudou drasticamente seu tom nos últimos volumes, porém isso pode não ter significado algum na adaptação animada, dependendo do número de episódios e outros fatores).

E uma nota curiosa antes de encerrar o texto: dublado pelo popular Fukuyama Jun, o anime trará um personagem original chamado Kinako, que parece tratar-se de um mascote inútil que servirá unicamente de alívio cômico. Pra quê, né?

A ser animado pelo estúdio Pierrot ("Osomatsu-san", "Tokyo Ghoul", "Baby Steps"), "Sousei no Onmyouji" terá Tomohisa Taguchi na direção, Naruhisa Arakawa ("Active Raid", "Kingdom", "Maoyuu Maou Yuusha") na supervisão de roteiros, Mikio Endo ("Coppelion", "K") na trilha sonora e Kikuko Sadakata "("Makai Ouji", "Muromi-san") no "character design".


**********

Super Lovers
Formato: TV 
Data de estreia: 06/04
Estúdio: Studio Deen
Diretor: Shinji Ishihira ("Fairy Tail", "Log Horizon")
Gênero: Comédia / Drama / Romance
Tema: Shounen-ai
De onde saiu: Mangá, 8 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui


Ao visitar após 9 anos sua mãe biológica que mora em Alberta, uma província do Canadá, o adolescente Haru Kaidou descobre que ela está cuidando de Ren, um garoto de 8 anos que não se recorda de seu passado e que tem dificuldades em lidar com outras pessoas. Apesar de ser extremamente antissocial e indisciplinado, a ponto de ter mordido Haru na primeira vez que se encontraram, com o passar dos dias a relação entre os dois vai melhorando e Ren acaba por se apegar bastante ao rapaz, que promete leva-lo ao Japão assim que fosse possível - contudo, ao retornar pra casa um acidente de carro causa a morte de seu pai biológico e sua madrasta, além de deixa-lo em coma por um mês e sem memórias do período que ficou no Canadá, e dessa forma a promessa acaba sendo esquecida.

Passados cinco anos, e agora trabalhando o quanto pode para custear os estudos de seus dois meio irmãos, Haru recebe a inesperada visita de Ren, e lhe é revelado ainda que o garoto de 13 anos foi legalmente adotado pelos seus pais meses antes de morrerem no acidente. Ren passa então a morar com Haru em um pequeno apartamento, dando assim início a uma forte e conturbada relação entre eles.

Da autoria de Miyuki Abe, mangaká que já teve outro trabalho seu, a fantasia "Hakkenden: Touhou Hakken Ibun", adaptado em duas temporadas pelo Studio Deen em 2013, "Super Lovers" é publicado desde 2010 e se encontra atualmente em sua segunda revista shoujo, a Emerald, isso após ter saído da revista Ciel em 2014. Li dois volumes como é de praxe, parei apenas porque o anime possivelmente não irá muito além disso (serão somente 10 episódios), e, bem, já viram pela sinopse que o ponto de partida é uma série de relações familiares um tanto "complexas", digamos assim, digna de um folhetim mexicano.

Notem ainda que o mangá e o anime são classificados como shounen-ai, e sim, nesse caso há uma interação sugestiva e questionavelmente carinhosa entre Haru e Ren, dois irmãos não relacionados por sangue. Considerando algumas passagens de tempo, que ao final do volume 2 fazem com que esse par já esteja com 23 e 15 anos respectivamente, "Super Lovers" retrata a relação entre duas pessoas que são opostos em alguns traços, mas similares em outros: de um lado temos Ren, garoto arredio cuja infância lhe foi dura demais e que hoje se mostra hostil e distante com todos, menos a Haru, que lhe deixou uma grande impressão ao conhecê-lo quando criança visto o quão ele foi paciente, compreensível e afetuoso contigo; e do outro lado surge Haru, adulto demasiado carente, também de infância um tanto complicada, que nunca teve boas relações com o sexo oposto e que sempre foi grudento e super protetor com seus meio irmãos Aki e Shima, tratamento esse que agora é recebido por Ren. Dito isso, confesso que refleti por alguns bons minutos para decidir se gastaria um parágrafo grandinho aqui esmiuçando o psicológico dos personagens (sério, escrevi uma página inteira resumindo os eventos dos dois volumes como material de apoio, que mal foi usado) para tentar, não diria explicar, mas ao menos amenizar o impacto quanto ao fato de haver dois irmãos protagonizando demonstrações de afeto mais intensas, porém... Se eu já acho, por exemplo, cenas como essas deles se beijando precariamente justificadas mesmo conhecendo os dramas por trás deles, dificilmente escreveria algo convincente a respeito para quem ainda não tem noção plena dos acontecimentos. Os pretextos usados para sustentar tais instantes em "Super Lovers" estão longe de serem realistas, chegando ao cúmulo de vermos Haru declarar de modo indiferente em dado momento que "Somos irmãos, isso é normal", enquanto que em outra ocasião uma mulher, ao ficar assustada como seria de se esperar após flagrar tal intimidade, ouve de alguém que Haru e Ren passaram boa parte de suas vidas no exterior, são praticamente estrangeiros, tal comportamento pra eles é natural e etc.. Não, não adianta, mas de igual modo não sou ingênuo e parcial em acusar o mangá de ser carente no realismo como se esse não fosse o caso em quase todas as comédias românticas, sejam elas em quadrinhos ou animadas, de cunho hetero ou homossexual. "Super Lovers" me incomodou demais mesmo apenas com essa postura em querer explicar e tornar normal o que não é nada comum, ao invés de somente se apresentar abertamente dizendo que "temos um irmão gostando do outro mais do que deveria, é um tabu, será algo complicado de ser lidado e pronto, sigamos em frente". Todavia, se for levado em conta seu público alvo e qual é o intuito original da obra vê-se que é inútil bater tanto nessa tecla, e fora essa forçação de barra o mangá me trouxe uma história bem decente, um drama de dois jovens complexados que precisam do suporte um do outro por razões diversas, entretanto a imaturidade de ambos e a ocasional intervenção de terceiros fará com que essa relação sofra altos e baixos, tenha constantes avanços e regressos - mas claro que nisso pesa também o dedo da autora e/ou editor em esticar a história o quanto pode, não é... Aliás, algo que vi vários leitores reclamarem é como a trama realmente está de fato se prolongando muito além do que deveria, ao enrolar-se em argumentos desnecessários e repetitivos, mas para quem acompanhará por enquanto só o anime isso não é uma questão a ser discutida.

Excluindo o mencionado acima e a premissa inicial novelesca, eu no geral gostei do mangá, porém antes de acatar qualquer recomendação deve-se estar ciente do constante fanservice ao público feminino que há na história. A ser dirigido por Shinji Ishihara, um nome que considero inesperado de se ver no comando de um anime desse gênero, "Super Lovers" terá ainda Yoshiko Nakamura ("Gekkan Shoujo Nozaki-kun", "Shounen Maid") na supervisão de roteiros, Yasuharu Takanashi ("Gantz", "Fairy Tail", "Shiki") na trilha sonora e Miki Takihara no "character design".

**********

Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
Formato: TV 
Data de estreia: 09/04
Estúdio: Silver Link
Diretor: Shinya Kawatsura ("Non Non Biyori")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Escolar
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

A nada empolgante história de um jovem desmotivado e extremamente preguiçoso.

Baseado em um mangá shounen que teve início pela internet em 2013 e que atualmente possui 5 volumes físicos publicados, "Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge" traz de protagonista Tanaka, um rapaz assim, sossegado, relaxado, cara sonolenta o tempo inteiro, alguém que se esforça para falar o mínimo possível... Enfim, ele não faz nada de relevante, nadinha, e é com tal premissa que passamos a acompanhar sua vida de tremendo ócio e longos suspiros.

Sério, é isso mesmo.

De capítulos curtos, a base humorística do mangá é o quão Tanaka consegue ser absurdamente inerte e indisposto a qualquer hora do dia e lugar. Não é só questão de ficar embromando durante a aula de educação física ou ser capaz de dormir enquanto usa o vaso sanitário; Tanaka se mostra a tal ponto apático e sedentário, e por consequência de saúde e físico frágeis, que ele chega a tentar tirar em vão blusas sem precisar usar o zíper, sofre para abrir uma garrafa de chá e até sangra sua boca ao fazer força para comer e mastigar um pedaço de pão - ainda bem que nessa sua cansativa sina escolar existe o gentil, confiável e cavaleiro Oota, jovem de alta estatura que ajuda seu amigo em diversas situações que exigem uso significativo de calorias que Tanaka não tem para gastar. Oras, estamos falando de um protagonista que se pudesse não gostaria de ser o personagem principal (há uma quebra ocasional da quarta parede aqui e ali) devido ao esforço e destaque que isso gera, achando mais compensador um papel secundário com poucas falas ou, melhor ainda, um figurante na multidão para sequer ter seu rosto desenhado e assim poder relaxar suas expressões faciais. Ao menos, ele não é tão chato e manhoso em relação a comida, pois Tanaka come de tudo, exceto peixe por ser trabalhoso tirar as espinhas, feijão e milho por ser complicado pega-los com o hashi, frutas que você tem que descascar ou possuem sementes demais...

Além dessa criatura nada confiável e útil e seu companheiro tão prestativo que se dispõe inclusive a carregar Tanaka nos braços quando estão atrasados para a aula, o fazendo em vários momentos proferir frases mal colocadas que incitarão a imaginação do fandom feminino (coisas como Tanaka constantemente elogiar seus dotes culinários e domésticos e querê-lo como esposa caso tivesse uma; tudo puro e inocente interesse de assim não precisar fazer nada o dia todo, não indo além disso), no decorrer dos capítulos surgirão vários outros personagens que se intrometerão na rotina do protagonista, algo que ele comemora não por gostar de conhecer gente nova, mas sim porque dessa forma sua pessoa aparecerá cada vez menos. Seja a pequena e radiante Miyano, que sabe Deus por qual motivo deseja tornar-se "aprendiz" de Tanaka e se esforçará para aprender seu lânguido estilo de vida (se esforçar? Ih, já está fazendo errado...), ou então a perfeita, linda e popular Shiraishi, que se mostra totalmente desleixada e nada feminina quando sozinha (tipo a Umaru de "Himouto Umaru-chan"), e não esquecendo ainda Echizen - garota de pavio curto amiga de Miyano, que não vê com bons olhos a influência do "mestre" dela - e Rino, irmã de Tanaka que parece ser "um pouquinho" possessiva com ele, rapidamente "Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge" monta em volta de seu abatido líder um agradável elenco meio desajustado que dá imenso fôlego à comédia, pois só a inércia descomunal de Tanaka não seria o suficiente para leva-la adiante por tanto tempo. Eu mesmo confesso que, exageros até que engraçadinhos da preguiça alheia à parte, achei o humor bem mais satisfatório, dinâmico e diversificado conforme aumentava o número de personagens em cena; no geral não me foi algo hilário, não foi, apenas um leve e descontraído slice-of-life com suas pequenas e meio absurdas historinhas.

A ser produzido pelo estúdio Silver Link, imagino como a indolente saga de um rapaz que possui como lema "Não dê o seu melhor" se sairá caso tenha episódios de tamanho normal, visto que esse formato poderia ser tão prejudicial para o ritmo presenciado no mangá quanto uma sessão de exercícios físicos para Tanaka - claro que isso não diz muito, mas até hoje o Silver Link só produziu o fraquinho "Chitose Get You!" de anime curto para a TV. Por ora é um bom sinal ver Shinya Kawatsura na direção, já que ele comandou com primor as duas temporadas do pacato "Non Nono Biyori" e suas garotinhas caipiras, e junto a ele teremos também Akemi Mode ("Kyo kara Maoh!", "Princess Princess") na supervisão de roteiros, Hiromi Mizutani ("Jigoku Shoujo", "Non Non Biyori") na trilha sonora e Haruko Iizuka ("Little Busters!", "Tamayura", "Gakkou Gurashi!") no "character design".

**********

Terra Formars Revenge
Formato: TV 
Data de estreia: 02/04
Estúdio: LIDEN FILMS / TYO Animations
Diretor: Michio Fukuda ("Hyakko", "Nurarihyon no Mago: Sennen Makyou")
Gênero: Ação / Horror / Sci-fi
De onde saiu: Continuação do anime de 2014, vindo de um mangá com atuais 15 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

Segunda temporada de "Terra Formars", anime baseado em um mangá seinen que desde 2011 teve 15 volumes publicados onde, basicamente, vemos humanos combatendo baratas mutantes gigantes, que surgiram após uma tentativa de terraformagem do planeta Marte. A equipe de produção sofreu várias mudanças: além de ter agora o estúdio TYO Animations junto ao LIDEN FILMS na animação, Michio Fukuda substituirá Hiroshi Hamasaki ("Blade & Soul", "Shigurui", "Steins;Gate") na direção, Naruhisa Arakawa ("Active Raid", "Kingdom", "Maoyuu Maou Yuusha") ficará a cargo da supervisão de roteiros no lugar de Shogo Yasukawa ("Rakudai Kishi no Cavalry", "Hyperdimension Neptunia"), Takafumi Wada ("Owari no Seraph", "High School of the Dead") comporá a trilha sonora antes criada por Shusei Murai ("Gin no Saji"), e Atsushi Ikariya ("Fate/Zero") com Masahiro Aizawa ("Arata Kangatari") cuidarão do "character design" que anteriormente havia sido adaptado por Masanori Shino e Satoshi Kimura.

Ufa! De resto, informo ainda que dia 29 de abril estreará nos cinemas japoneses um (infeliz) filme em live-action que adaptará o primeiro volume do mangá - clique aqui e aqui para ver dois trailers dele, e aqui para ler uma breve matéria com o seu diretor, Takashi Miike. Desde o ano passado a obra original é publicada no Brasil pela JBC, estando atualmente no volume 8.


**********

Tonkatsu DJ Agetarou
Formato: TV (9 min. por episódio)
Data de estreia: 10/04
Estúdio: Studio Deen
Diretor: Akitaro Daichi ("Bokura ga Ita", "Fruits Basket", "Gag Manga Biyori", "Poyopoyo Kansatsu Nikki")
Gênero: Comédia
Tema: Música
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Apesar de Agetarou ajudar no restaurante de tonkatsu da sua família localizado em Shibuya, o rapaz não é lá muito empolgado com esse trabalho. Certo dia, enquanto realiza uma entrega a funcionários de um clube noturno, ele é convidado a desfrutar um pouco do ambiente e isso o faz passar a gostar do clube com seus frequentadores relaxados e garotas bonitas, todos desfrutando da música tocada por um DJ - Agetarou começa então a ir constantemente a esse local, até que numa noite o show do American DJ Big Master Fly lhe inspira e o instiga a pensar em como a rotina de um DJ é muito similar ao de um cozinheiro-chefe de tonkatsu. Tal reflexão causa interesse no garoto em se especializar nas duas tarefas, apesar de estar particularmente mais excitado em tornar-se um DJ.

Originado de um mangá online publicado gratuitamente desde 2014 na Shounen Jump+, site da editora Shueisha (que é dona da revista Weekly Shounen Jump), "Tonkatsu DJ Agetarou" não possui nenhum capítulo traduzido por aí, contudo é possível dar uma olhada por cima de seu material justamente nesse site que acabei de citar. Com traços toscos e abundante em caretas e gags visuais, lhes confesso que olhando somente imagens não entendi muito dos eventos do mangá uma vez que seu humor é bem nonsense, mas basicamente trata-se de um adolescente que descobre um "novo mundo", nesse caso a música, que lhe influenciará inclusive na sua visão a respeito do negócio da família que ele não tinha a mínima vontade de seguir - curiosamente, o mangá passou a se tornar mais popular exatamente após a publicação de um capítulo com essa cena, onde Agetarou faz uma inesperada relação entre o preparo de um tonkatsu e a performance de um DJ, sendo que a partir disso se veem nos capítulos seguintes bizarras tentativas em usar e mesclar as técnicas de um no outro. Novas amizades, pequenos conflitos com a família que não entende sua repentina mudança de comportamento, um indispensável interesse amoroso por uma garota descolada e mais madura... Enfim, é isso.

A ser produzido pelo Studio Deen, "Tonkatsu DJ Agetarou" trará o bom Akitarou Daichi na direção e o compositor Daisuke Fujiwara, do grupo Mu-Stars, na trilha sonora - nada foi dito sobre outros possíveis membros da equipe.


**********

Uchuu Patrol Luluco
Formato: TV (7 min. por episódio)
Data de estreia: 01/04
Estúdio: Trigger
Diretor: Hiroyuki Imaishi ("Dead Leaves", "Kill la Kill", "Tengen Toppa Gurren Lagann")
Gênero: Comédia / Romance
Tema: Escolar / Espaço
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

A trama ocorre em Ogikubo, nome dado a uma região da Via Láctea designada especialmente para o convívio mútuo entre terráqueos e seres de outros planetas. Luluco é uma garota do ensino médio que mora com seu pai e que leva uma vida extrema e absolutamente normal, isso até um dia conhecer um lindo e enigmático estudante transferido chamado AΩ Nova que mudará drasticamente sua rotina.

E olhe o estúdio Trigger fazendo dobradinha na temporada com mais outra obra original, dessa vez uma de episódios pequenos que será exibida no "Ultra Super Anime Time", bloco dedicado a animações curtas - serão duas estreias nele visto que "Shingeki no Bahamut: Manaria Friends" foi adiado por tempo indeterminado; caso se interesse procure por "Kagewani: Shou" nesse mesmo post. Diferente de "Kiznaiver" que alçou um novato no comando, "Uchuu Patrol Luluco" traz o veterano Hiroyuki Imaishi, um dos fundadores do estúdio Trigger em 2011, como seu diretor, roteirista e criador original, e quanto ao restante da equipe vale mencionar somente Mago e Yusuke Yoshigaki ("Ninja Slayer From Animation") no "character design". Autointitulada "a primeira história de amor intergalática" (nem é...), "Uchuu Patrol Luluco" parece ser mais passível de seguir o característico estilo narrativo e artístico que consagrou Trigger nos seus 5 anos de existência e que é justamente a marca de Hiroyuki quando atuava no estúdio Gainax, havendo também, pelo que pode ser visto no trailer, uma grande pegada experimental igual ao já ocorrido com outras animações de curta duração do Trigger, tais como "Inferno Cop" e "Ninja Slayer From Animation". 

Com exceção do alienígena bonitão e a garota que a sinopse e site oficial adoram destacar como ela é normal, foram divulgados outros três personagens de alguma importância do elenco, que são uma aluna meio terráquea, meio alienígena da mesma escola que os dois; o pai de Luluco, que é um detetive que trabalha para uma tal de "Space Patrol" em Ogikubo; e Over Justice, sombrio chefe da divisão da Space Patrol nessa região.


**********

Usakame
Formato: TV 
Data de estreia: 11/04
Estúdio: Millepensee
Diretor: Shin Itagaki ("Ben-To", "Devil May Cry", "Teekyuu") 
Gênero: Comédia
Tema: Escolar / Esporte
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento - spin-off de "Teekyuu", anime vindo de um mangá com atuais 10 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui 

Agora sim veremos garotas jogando tênis de verdade - eu acho.

Debutando em setembro de 2015 na revista Comic Earth Star ("Yama no Susume", "Mangirl!") e com seu primeiro volume completo publicado há apenas 3 meses, "Usakame" é spin-off de "Teekyuu", mangá iniciado em 2012 cujo anime já obteve absurdas 7 temporadas de episódios curtos liderados por um excêntrico grupo de garotas membros de um clube de tênis que, na realidade, fazem de tudo, menos jogar qualquer partida - essa será a segunda vez que um spin-off da franquia recebe uma adaptação animada, visto que no ano passado isso ocorreu com "Takamiya Nasuno Desu!: Teekyuu Spin-off", focado numa das protagonistas da série original.

Em tese, as quatro garotas de "Usakame" - que se chamam, da esquerda pra direita nessa imagem, Nishi, Kurumi, Kinako e Ayako - são apresentadas como "rivais" do quarteto da obra principal, contudo elas chegaram a se "enfrentar" (pelo menos nos animes) apenas uma vez no penúltimo episódio da 3ª temporada de "Teekyuu", onde houve o suposto início do habitual arco do torneio de tênis nacional que, no fim, durou somente um episódio já que Yuri e companhia perderam logo na primeira rodada para essas novas garotas integrantes do clube de tênis de outra escola, a Usakame High - tudo não passou de pura piada com as animações do gênero, sendo que até a abertura foi modificada para algo mais sério e típico de obras de esportes; clique aqui para ver algumas imagens desse "duelo" (quantas aspas num só parágrafo!). Por não ter nada do mangá traduzido atualmente eu fiquei impossibilitado de conferir se o seu estilo de comédia é igual ao de "Teekyuu", com eventos totalmente aleatórios e insanos e humor gráfico aos montes retratando a rotina de um grupo de garotas que quase nunca sequer mencionam a palavra "tênis", ou se nesse caso em particular as protagonistas são mais ajuizadas e conhecem e praticam melhor o esporte igual ao que é visto no episódio citado, contudo não seria surpresa se no fim elas acabassem seguindo o mesmo caminho randômico de suas "senpai"...

A ser produzido pelo estúdio Millepensee, que passou a cuidar das adaptações de "Tekkyuu" a partir da quarta temporada, "Usakame" será comandado ainda por Shin Itagaki, diretor de toda a franquia (incluindo "Takamiya Nasuno Desu!") até o momento, e é de se supor que teremos mais uma animação de diálogos exageradamente rápidos em episódios curtinhos de 2 minutos cada, porém vou esperar por alguma divulgação oficial antes de confirmar sua duração por aqui.


**********

Ushio to Tora (TV) 2nd Season
Formato: TV 
Data de estreia: 01/04
Estúdio: MAPPA
Diretor: Satoshi Nishimura ("Trigun")
Gênero: Ação / Aventura / Comédia
Tema: Sobrenatural
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um mangá finalizado em 33 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui (na verdade não passa de um vídeo anunciando a nova temporada enquanto mostra um resumo dos eventos anteriores a ela)

Segunda temporada de "Ushio to Tora", anime baseado em um mangá shounen composto por 33 volumes publicados entre 1990 e 1996 - vencedor do "Shogakukan Manga Award" em 1992, ele também já obteve uma série de 10 OVAs lançadas de 1992 a 1993, e a projeção é que essas séries de TV adaptem toda a obra original, ainda que excluindo bastante material para isso. Como trata-se de mais um "split-cour" - ou seja, desde o início estavam previstas duas temporadas, uma de 26 episódios e essa de 13 -, a equipe de produção deverá ser a mesma, entretanto como não há anúncios oficiais a respeito esperarei mais um pouco antes de divulga-la aqui.


**********

Wagamama High Spec
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 12/04
Estúdio: AXsiZ
Diretor: Satoshi Shimizu
Gênero: Comédia / Romance
Tema: Escolar / Harém
De onde saiu: Visual novel para PC.
Site oficial: Clique aqui

À primeira vista um estudante como outro qualquer, Narumi Kouki é na verdade mangaká de uma obra publicada semanalmente numa revista. Por tratar-se de uma comédia romântica picante, ele prefere se resguardar quanto a isso, e os únicos que sabem do seu trabalho são sua irmã mais nova, Toa Narumi, e sua melhor amiga, Mihiro Miyase.

Contudo, enquanto a presidente do conselho estudantil Rokuonji Kaoruko procurava por rapazes que pudessem atuar no conselho, ela descobre o segredo de Kouki; sem saída, o rapaz passa a trabalhar pra Rakuonji em troca de não revelar o que faz. A vice presidente Ashe Rufflette Sakuragi se mostra completamente contrária a sua presença, e, enquanto a rotina de Kouki passa a ficar mais tumultuada, vários pedidos de estudantes com seus problemas começam a se amontoar.

Propaganda barata: com episódios de apenas 3 minutos de duração cada animados pelo AXsiZ, estúdio que comandará seu primeiro anime em cinco anos de existência, "Wagamama High Spec" é adaptação de uma visual novel adulta que ainda será lançada, precisamente no dia 28 de abril, pela Madosoft - empresa que só tem outras duas visual novels fraquinhas em seu currículo. Já que não há trailer do anime (e precisa?), clique aqui para ver um vídeo apresentando a visual novel, e... Ah, só isso. Eu vejo todo anime curto que é lançado, mas, reservar esse espaço para uma comédia romântica com quatro garotas do tipo irmãzinha, amiga de infância, presidente do conselho estudantil e tsundere loira ao redor de um rapaz do qual nem se deram ao trabalho de divulgar qualquer imagem até agora? Eis uma bomba.

Satoshi Shimizu dirigirá aqui sua primeira animação após ser diretor de episódio em algumas poucas séries de TV, ao passo que Koujirou Nakamura ("Maji de Otaku na English!") ficará encarregado da supervisão de roteiros e Masashi Nomura do "character design".


Atualização, 01/04: Apenas quero corrigir uma informação quanto ao estúdio AXsiZ; na verdade, esse será seu segundo anime no comando, visto que na temporada de inverno ele produziu "Koukaku no Pandora" em conjunto com o Studio Gokumi. Perdão pelo equívoco, mas até semanas atrás nenhum site o listava na produção dessa animação ruim de ciborgues moe...


**********

Washimo 4th Season
Formato: TV (10 min. por episódio)
Data de estreia: 04/04
Estúdio: Studio Deen
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Escolar
De onde saiu: Continuação do anime de 2015, vindo de um livro ilustrado.
Site oficial: Clique aqui

Quarta temporada de "Washimo", anime iniciado em 2014 que é baseado em um livro infantil do escritor Kankuro Kudo e ilustrador Hajime Anzai. Com episódios de 10 minutos cada a serem exibidos pela NHK, ele conta a história de Hiyori, uma garota cujo pai, para consola-la pela morte recente de sua avó, constrói uma "robô-vovó" substituta chamada Washimo. Segundo descrições do livro que usarei aqui por pura enrolação, Washimo anda mais rápido que uma lesma, porém mais devagar do que uma lesma excitada - entretanto, ela na verdade pode correr mais rápido que um trem-bala (anotem isso, pode ser importante). De todo modo, é acompanhado as diversas experiências que as duas passam a enfrentar juntas ao lado de sua família e amigos. 


**********


TOTAL:
71 estreias

27 continuações / spin-offs
20 novas adaptações de mangás
13 novas animações originais
06 novas adaptações de jogos (Dispositivos móveis: 3; PC: 2; Game Boy Advance: 1)
03 novas adaptações de light novel
01 nova adaptação de novel
01 nova adaptação de livro ilustrado


Alguns dados aleatórios e inúteis sobre a montagem desse guia:
Número de mangás e light novels que eu li pelo menos um capítulo: 15
Número de volumes completos lidos: 28 (contando as versões mangás de light novels)
Número de capítulos lidos: 181 (idem)
Número de imagens reunidas no post de mangás e light novels que eu li: 370
Dias passados desde o início da montagem do guia até a sua postagem: 20
Quantas vezes a energia caiu aqui em casa durante esse período: 11
Quantos dinossauros da coleção do Kinder Ovo eu adquiri: 17 contando os repetidos (alguns já estão formando família!)
E qual o mangá mais educativo que li durante esse tempo: Thermae Romae (banhos e história romana nunca pareceram tão interessantes em 2D!)


**********

Animações mais - e também menos, por que não - esperadas pela comunidade do MyAnimeList (de acordo com o total de usuários que já adicionaram cada anime às suas listas) (números do dia 14/03):

 Gakusen Toshi Asterisk 2nd Season - 25,666
 Bungou Stray Dogs - 20,315
 Koutetsujou no Kabaneri - 18,904
 Boku no Hero Academia - 17,873
 Kiznaiver - 12,915
 Magi: Sinbad no Bouken - 12,001
 Joker Game - 11,822
 JoJo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai - 11,579
 Gyakuten Saiban: Sono "Shinjitsu", Agi Ari! - 11,554
10º Ushio to Tora (TV) 2nd Season - 11,552
...
...
...
53º Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls- 84
54º Future Card Buddfight DDD - 61
55º Shounen Ashibe: Go! Go! Goma-chan - 54
56º Bonobono (2016) - 47
57º Nameko: Sekai no Tomodachi - 34


"PriPara 3rd Season" é o único anime a não possuir página no MyAnimeList, pois o site considera toda a franquia como uma só animação.


**********
Resultado da enquete "Quais animes pretende ver nessa temporada?":

Foram 85 votos únicos, havendo uma média de 8,12 animes selecionados a cada voto, superando assim a quantidade obtida (62) na enquete anterior, sobre a temporada de inverno. Liderado por "Boku no Hero Academia" do início ao fim, os dez primeiros colocados do ranking se resumem a uma divisão bem equilibrada entre adaptações de mangás muito populares, continuações e obras originais a serem produzidas por nomes conhecidos, sendo a única surpresa o surgimento de "Flying Witch" na 6ª posição - talvez minha rasgação de seda ao mangá tenha contribuído nisso, e espero que a J.C. Staff faça um bom trabalho nele, apesar de ter minhas dúvidas em relação a como ficará seu ritmo tão pacato e lento numa série de TV.


Enfim, agradeço mais uma vez a participação e o feedback de todos nesse guia - só faltou alguns comentários a mais, né, pois a quantidade foi bem menor em comparação aos últimos posts. Até a próxima temporada!


**********

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

32 comentários:

  1. Opa! Dá até alegria ver essa parede de texto... ^^
    Valeu pela dedicação! xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AH!

      Você é Aquele!

      Pôxa, levou um tempo até eu entender o nick... "Aquele? Aquele quem?"...

      Mil perdões, e obrigado por aparecer aqui de novo.

      Excluir
    2. Hahaha,
      Se até vc demorou a entender, ele serviu bem ao propósito criado. ^^

      Pode contar sempre com a minha presença aqui. ;)

      Mesmo qndo eu não tiver tempo pra ver os animes (como agr, q tenho coisa de julho do ano passado ainda pra ver D: ), eu vou estar aqui. A partir do dia 10 de todo o mês q antecede o início de uma temporada, eu já fico aqui no aguardo... ^^

      Excluir
  2. Nossa, como o tempo tá passando ligeiro, já vem a temporada de primavera?
    Tive que rir do segundo parágrafo e ainda bem que não fechei, já que deu pra me interessar por uns seis títulos.
    Aguardando o restante pra completar minha listinha e obrigada pelo esforço no post o7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado eu pelo comentário.

      Desde que você postou já adicionei mais 25 animes, e faltam ainda pelo menos 4; bastante coisa como sempre para uma temporada de primavera, mas também não cheguei a me interessar por muitos títulos...

      Excluir
    2. Voltei, quase um século depois!
      Adicionei umas coisas na lista e dos que já saíram um acho que não tenho coragem de continuar.
      São eles:
      Bungou stray dogs (ep 1)
      Flying Witch
      Kiznaiver - ansiosa -
      Magi: Sinbad no Bokuen
      Joker Game
      Mayoiga
      Re:Zero
      Kuma miko - Meu interesse em folclore japonês não é suficiente pra aquele tipo de piada, fui pensando em algo do tipo Inari konkon koi Iroha, poxa vida.
      Kabaneri - eu não ia assistir, mas vi os pvs e achei tudo tão bem trabalhado que me convenceu.

      Novamente obrigada pelo esforço no post, é uma trabalheira absurda o7

      Excluir
  3. Faltou a sinopse de Hundred, mas pelo trailer que assisti, se parece com Gakusen Toshi Asterisk ou Rakudai Kishi no Cavalry. O anime começa com o mocinho lutando com uma oponente e eles aparentemente se tornam "amiguinhos" após a luta terminar com o mocinho apalpando o peito dela acidentalmente, é claro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, esse ainda será adicionado, conforme a lista de animes faltantes no início do post, mas já tinha dado uma olhada prévia nele e vou enrolar para escrever a seu respeito justamente por causa disso - há tempos não vejo mais animes desse tipo, mas sempre leio um pouco os mangás e light novels do gênero por culpa desses guias de temporada, e francamente não suporto mais tamanha repetição de fórmulas.

      Excluir
  4. Outra temporada com títulos interessantes :B

    Enfim sairá o anime do glorioso Phoenix Wright, sobre isso, nenhuma objeção por parte de ninguém. E também o tão falado Boku no Hero Academia; vejamos se vale o seu renome xD

    Algumas outras boas promessas (como: Joker Game e Bungou Stray Dogs) estão por aí, que, invariavelmente, levantam minhas expectativas. Além de outros títulos, quais, embora não se criem muitas expectativas, cheiram a "vou surpreender" (em geral títulos de comédia/slice of life).

    Vale obviamente lembrar das sequelas/spin-offs, que, inevitavelmente, acabam sempre sendo meus maiores hypes em todas as temporadas. Desta vez temos a tão bendita quarta parte de JoJo e as aventuras do "pequeno-rei" mais badass das animações, com Magi. Nada mais a declarar xB. Falam por si só. (infelizmente resolveram continuar Terra Formars também -q [falo, mas acabarei vendo no fim]).

    Por fim só me resta novamente agradecê-lo pelo guia impecável, Erick. Sei que deve passar por maus bocados pra conseguir escrever esta maravilha. Por isso estamos sempre salientando o valor de seu esforço e trabalho, meus parabéns.

    Até mais o/. Muita 'animação' e 'chororô' com Mari Okada pra todos xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá novamente, Cristiano

      Olha, eu assistirei por curiosidade, porém confesso que não boto muita fé nesse anime do Phoenix Wright, já que parece ser algo que não dará certo numa animação igual ocorre na maioria das adaptações de jogos. Em relação a "Boku no Hero Academia", ele é algo bem shounenzão, quem curte o estilo deverá gostar, mas pra quem já se encontra mais cansado disso não será um anime muito diferente dos demais.

      Também tenho boas expectativas com "Joker Game" devido aos PVs e sinopse, e por enquanto só tenho a resmungar mesmo das OP e ED que achei "pops demais" para uma anime desse tipo, ha.

      ...

      Obrigado mais uma vez por deixar sua opinião, aliás; demorei para responder você e os outros porque estava aguardando mais comentários a fim de replicar todos de uma vez, contudo desisti ao ver passarem dias e ter só isso de respostas.

      O guia dá trabalho sim, causa uma boa dor de cabeça às vezes e tem hora que não quero escrever ou ler mais nada, pois no final a grande maioria das obras é sempre a mesma coisa... Eu tenho tido cada vez menos tempo para monta-lo, então nunca posso garantir que farei o da próxima temporada, só quando estiver chegando a época pra isso é que vejo a possibilidade...

      ...

      Assistirei os dois animes com Mari Okada no roteiro, porém estarei desde o início com pedras nas mãos!

      Excluir
  5. Como sempre, mais um guia excelente. Bom trabalho Erick. Pena que pela falta de tempo estou extremamente atrasado nessa temporada. E pelo que estou vendo, vou ficar mais atrasado ainda, porque gostei de vários títulos dessa que está por vir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio, Sr. Anônimo.

      Já eu me atrasei todo com essa temporada (há um mês não vejo um só episódio de nada) justamente por conta desse guia, ha... E bem que gostaria de pegar poucos animes para ver agora na primavera pois gostaria de dar um foco maior nos estudos, se possível.

      Excluir
  6. Acho que eu nunca comentei aqui, mas eu sempre leio os seus guias e eles são ótimos, essa deve ser a sétima temporada que venho atrás de seus guias, bem, é bastante tempo. Ele da uma ótima noção do que será bom ou não, e mesmo eu sabendo que não verei o anime, eu leio todo o texto e tento valoziar seu trabalho ao máximo. Até estranhei que você conseguiu postar tudo razoavelmente cedo, em comparação aos outros guias hehe. Enfim, ótimo trabalho, por favor, não desanime, eu ainda quero ler sempre os seus guias.

    Um dica é para de usar a lista do Neregate e passar a usar o AniChart.net , pois ele da uma noção melhor e a data que vai ser lançado.

    Obrigado novamente e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio

      Obrigado pelo apoio e por ter paciência em ler tudo =).Já tem algum tempo que realmente penso em parar de divulgar a lista do Neregate visto a limitação nas informações e desatualização, então é provável que no próximo guia, se houver, eu divulgarei outro site para aqueles que quiserem dar uma olhada rápida nas estreias de séries de TV e outros formatos.

      Excluir
  7. Parabéns pelo guia, gostei bastante, muito bom de ler. Vou ficar na espera das outras temporadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha, fico satisfeito que tenha gostado de lê-lo, Juliotenorio. Farei sim o da próxima temporada caso tenha tempo pra isso.

      Excluir
  8. Putz demorei demais e a enquete já acabou. Pensei que iria até o início de abril.
    De cara parabenizo o jovem Erick por mais um trabalho esplêndido. Seus guias de temporada são leitura obrigatória para que eu possa analisar quais animes irei ver na temporada. Gostei mais ainda da planilha, na temporada anterior fiz uma planilha meia boca pra poder me organizar, agora vou aproveitar a que você fez. Depois volto para comentar as minhas impressões dessa temporada de primavera. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Antonin

      É, preferi deixar a enquete aberta até as 23h de ontem, uma vez que já haviam começado a estrear alguns animes. Obrigado por comparecer novamente, e espero que tenha uma boa e looonga leitura do guia, ha...

      Excluir
  9. Na descrição do Big Order (TV), o link do trailer está redirecionando para o trailer do Hundred.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, me desculpe, é que copiei e colei o corpo de informações de "Hundred" como base, e às vezes esqueço de editar algum link...

      Eu poderia dizer que o link foi corrigido, mas na verdade retirei tudo porque ainda não houve um só PV de "Big Order" divulgado - talvez deixem isso pra mais tarde, já que ainda estreará dia 16.

      Pra ser exato esse anime sequer possui um site próprio também por assim dizer, já que estão usando a página antes inativa de "Mirai Nikki"...



      Excluir
  10. Como sempre, excelente guia Erick. Dessa vez eu demorei um pouco a passar por aqui e conferir os animes dessa temporada, mas finalmente consegui um tempo hoje para ler esse guia do começo ao fim. Confesso que tirando os animes em continuação (dos quais eu já assisti e sei o que esperar), são poucas as obras que eu resolvi dar uma chance (na verdade, até mais do que eu esperava). Minha lista ficou assim:

    JoJo no Kimyou na Bouken: Diamond wa Kudakenai
    Magi: Sinbad no Bouken
    Terra Formars Revenge
    Mobile Suit Gundam Unicorn RE:0096

    Bungou Stray Dogs
    Koutetsujou no Kabaneri
    Joker Game
    Flying Witch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Conan

      Agradeço por passar aqui novamente, e... Que lista curta =F!

      Mesmo eu tirando muita coisa, principalmente adaptações cujos mangás ou LN li e não gostei, ainda fiquei com 16 animes pra ver, sem contar os curtos...

      Excluir
  11. Guia sempre bem detalhado, naquela qualidade que todo mundo já conhece, parabéns!

    Sobre Koutetsujou no Kabaneri, não sei como ainda tem gente que nutre hype por anime feito pelo WIT, que como cê mesmo falou lança PV maquiado e não entrega nem metade do que mostrou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Aleksey =)

      É, de Koutetsujou no Kabaneri só espero mesmo uma boa ação, já que pelos últimos trailers a história dele parece ser bem furada, ha...

      Excluir
  12. Segue a lista dos animes que acompanharei.
    Como estou me baseando somente nas sinopses do Erick e nos trailers, então uns 30% ou 40% devem ser dropados no decorrer da temporada.
    Os que tem um asterisco eu irei provavelmente ir atrás do mangá.

    *12-sai.: Chicchana Mune no Tokimeki
    Aggressive Retsuko
    *Anne Happy?
    Bakuon!!
    Big Order (TV)
    *Boku no Hero Academia
    Bungou Stray Dogs
    Concrete Revolutio: Choujin Gensou - The Last Song
    Endride
    *Flying Witch
    Gakusen Toshi Asterisk 2nd Season
    Gyakuten Saiban: Sono "Shinjitsu", Igi Ari!
    Haifuri
    *Hundred
    Joker Game
    Kagewani: Shou
    Kiznaiver
    Koutetsujou no Kabaneri
    *Kuma Miko
    Kuromukuro
    Kyoukai no Rinne (TV) 2nd Season
    Macross ?
    Magi: Sinbad no Bouken (TV)
    Mayoiga
    Netoge no Yome wa Onnanoko ja Nai to Omotta?
    Onigiri
    Pan de Peace!
    Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu
    Sakamoto desu ga?
    *Sansha Sanyou
    Seisen Cerberus: Ryuukoku no Fatalités
    Shounen Maid
    Sousei no Onmyouji (Twin Star Exocists)
    Tanaka-kun wa Itsumo Kedaruge
    Terra Formars Revenge
    Uchuu Patrol Luluco
    Ushio to Tora (TV) 2nd Season
    Wagamama High Spec

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "12-sai.: Chicchana Mune no Tokimeki", "Anne Happy" e "Sansha Sanyou" Não possuem mangás traduzidos até esse momento.

      Excluir
  13. Parabéns por mais um ótimo guia, Erick. To ansioso pelo próximo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado novamente por aparecer aqui, JH3FFZ3RØ. (perdão pela demora em responder, não vi o alerta de novo comentário para esse post)

      Excluir
  14. Muito obrigado por esse excelente trabalho em mais uma temporada!!! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha, por nada, Makoto-kun, e agradeço pelo comentário.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS