26 de maio de 2016

Atrás das Cortinas 03: Hironori Tanaka





Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Você costuma se empolgar bastante com as cenas de combates daquele seu anime shounen interminável de ação e aventura? Você fica fascinado quando o seu personagem preferido dá trinta piruetas no ar, esquiva-se e ainda termina dando uma bela porrada na fuça do inimigo? Bem, talvez este artigo seja de seu interesse. Para você também, que é fã de animes de drama... Já pensou o quão trabalhoso deve ser montar aquela cena que te fez chorar por uma semana? O enfoque nas reações, nas lágrimas, no jeito que o personagem segurou a roupa do outro para que ele não fosse embora...
Quem idealiza estas cenas é, muitas vezes, o próprio diretor da animação, em cooperação com a obra da qual está sendo adaptada, se é este o caso. Mas o serviço de tornar a imagem e a ideia algo concreto que pode ser visto e degustado é dos Animadores. E hoje, falaremos no Atrás das Cortinas do serviço de um deles. Senhoras e Senhores, neste quadro, hoje falaremos de... 


Hironori Tanaka



Quando iniciei minha pesquisa sobre este animador, eu acabei percebendo o quão fora dos holofotes estes tão valorosos empregados ficam. Mesmo que meu quadro tenha justamente o intuito de retratar as pessoas por trás das animações e dos mangás, ainda assim alguns cargos são tão reconhecidos ao público que muitas vezes não chegam a necessitar de atenção, eles naturalmente são vistos e aclamados no correr de suas criações. Não é tanto o que acontece com os animadores. Fora do pequeno núcleo que aprecia estes trabalhos, o serviço deles chega a passar despercebido, ou no máximo, em trabalhos como "One-Punch Man", chegam a ganhar reconhecimento genérico como “Nossa, a animação desse anime é sensacional!”. Embora eu entenda que isso, por si só, já é um grande elogio para estes trabalhadores da indústria do anime, às vezes eu ainda penso que eles mereciam um pouco mais de crédito do público.

Hironori Tanaka é um Key Animator, ou seja, ele é responsável pela criação das chamadas Key Frames, que são os desenhos âncoras que determinam como será a cena apresentada ao público. São estes desenhos que definem como um personagem se movimenta, qual molde o corpo dele realiza no correr de uma ação, qual a consequência de um golpe num cenário e o quão devastador e chamativo pode ser uma explosão. De maneira geral, é serviço de um Key Animator criar o molde básico do que virá a se tornar aquilo que vemos nas telas de nossos computadores, televisões e ademais aparelhos de mídia. Ainda assim, talvez o modo mais simples de se exemplificar o trabalho de Hironori e de outros Key Animators seja com um exemplo vivo:

Responsável por esta magnífica cena em "Fullmetal Alchemist Brotherhood", bem como de diversas outras, Hironori fez as key frames que assimilam todo o processo de transformação do homúnculo, bem como a cena de ação seguinte. Note como toda a organicidade da cena poderia ser perdida caso a mesma fosse apenas substituída por uma transformação onde o personagem simplesmente, por exemplo, brilhasse e sua silhueta se alterasse. Este é o trabalho de Hironori Tanaka.

O primeiro serviço oficial deste ícone em seu cargo de Key Animator foi trabalhando para a Eagle's Nest, um pequeno estúdio que atuava realizando contratos com os maiores estúdios para suprir sua demanda de serviço. Essa empresa tinha como um dos seus principais clientes a já consagrada Toei Animation, e foi através desta que Tanaka começou a ser reconhecido desde o início de sua carreira pelas atuações na franquia "Pretty Cure" (Ou simplesmente Precure!), com suas animações de combate. O diretor Takashi Otsuka, responsável por alguns dos títulos da franquia, disse em entrevista que tinha tanta confiança em Hironori, que em algumas partes de extrema importância do anime ele apenas dava para o animador um básico do enredo da cena e deixava todos os detalhes por conta dele. Em sua defesa, ainda disse que não costumava ser tão irresponsável e descuidado assim, mas sim que a confiança em Hironori era grande.

O trabalho de Hironori Tanaka é de uma qualidade altíssima, o movimento dos seus personagens é extremamente orgânico e dá a exata dinâmica de ação que é necessária para a cena. Muito embora seus desenhos não sejam carregados de muitos detalhes com relação à arte adaptada ou à cenas de outros key animators, elas ostentam uma infinidade de cuidado quanto à fluidez da cena - como é visto neste trabalho de "Futari wa Precure: Splash☆Starda já citada franquia Precure:



Mesmo que Hironori habitualmente trabalhe numa gama grande de títulos e cutscenes, o animador não costuma deixar de lado a qualidade, sendo conhecido por suas cenas terem um número alto de Key Frames, que garantem justamente que o desenho seja sequencial e fluido. Uma das cenas em que Hironori trabalhou no aclamado "Space Dandy", de Shinichiro Watanabe, mostra bem a sua organicidade, quando é posta em comparação o seu serviço de Key Framing com o resultado final, mostrando o fruto de sua responsável alta taxa de Frames por cena.






A lista de trabalhos já realizado por Hironori é gigantesca, o que igualmente demonstra a sua aptidão para realizar uma grande extensão de serviço numa quantidade curta de tempo e, ainda assim, conseguir manter a qualidade no dinamismo da cena que ele está desenhando. Dentre outros de seus serviços que são tão bem reconhecidos pela animação, não há como deixarmos de citar "Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works", na versão movie de 2010; "Tengen Toppa Gurren Lagann: Lagann-hen", o filme recap que tem o combate final em versão estendida; "Shingeki no Kyojin", em algumas cenas chave da série e "Tokyo Ghoul".  





E, antes de caminhar para a parte final deste texto, também não custa mencionar que suas animações também são usadas para animes com uma trama mais pé no chão, sendo que ele também trabalhou em alguns famosos animes Slice of Life, com pontas de romance e drama, como é o caso de algumas cenas que ele fez para "Toradora!""Sakamichi no Apollon". Veja um exemplo: 


Foi bem difícil conseguir informações sobre Hironori Tanaka. Como dito no início do texto, o reconhecimento destes artistas tão importantes da indústria da animação não chega a ser nem um décimo do que deveria ser aqui pelo ocidente, de modo que infelizmente não pude realizar uma trajetória de sua carreira exata, bem como também não consegui buscar informações sobre sua bibliografia ou sobre o modo que ele pensa através de entrevistas. Por outro lado, também seria um tanto maçante eu tentar abordar todos os seus trabalhos por aqui, pois as funções de um Key Animator acabam fazendo com que ele atue em uma variedade de títulos muito maiores que as de outros funcionários dessa indústria.

Tentei trazer para vocês apenas algumas cenas de destaque dos trabalhos de Hironori Tanaka, para mostrar como ele é uma figura icônica atrás das cortinas, bem como eu também queria fazer uma breve explicação sobre o que faz um Key Animator e sobre o tamanho de sua importância no processo de criação dos animes. Se eu consegui concretizar apenas um pouco destes meus objetivos, eu já fico feliz que tenham lido este post. Então, como sempre, pessoal...


Um grande abraço, e até a próxima!











**********


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Muito interessa-te este post, nossa, é bom saber da importância de um Key animator eu apenas via esses nomes mo Mal e não tinha assim muita ideia do que seria, uma coisa que vi recentemente há umas semanas que estava discutindo com um amigo meu é sobre o atual diretor de Re Zero que trabalhou em mtas obras de Key animator, e eu havia perguntado á ele o que um Key animator fazia mas ele falou apenas que e quem faz frames. mas esse post conseguiu me dar uma visão de bem o que eles fazem. :)

    Muito bom

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS