14 de agosto de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #20



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Bem-vindos aos comentários semanais do vigésimo episódio de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikats; meu nome é Tadashi Katsuren e agradeço ao tempo que dedica a esta leitura. Sem muito mais o que comentar por ora, vamos direto ao resumo para depois podermos divagar um pouco sobre este episódio:



Ele ocorre todo durante o combate entre as tropas formadas para derrubar a tal baleia branca - de modo que talvez este resumo se passe rápido demais, uma vez que boa parte do enredo se resume a deleites visuais do confronto, haha. Enfim, o combate se inicia com uma magia/dispositivo que cria um sol artificial e que ilumina o campo de batalha em plena noite; nisso, todas as tropas iniciam seus ataques, com destaque para Crusch, os mercenários de Anastasia e algumas torres que atiram raios de magia, bem como para Wilheim e o próprio Subaru e Rem. A luta é bem unilateral até praticamente metade do episódio, quando, após Wilheim arrancar um dos olhos do monstro, este fica irritado e libera outra parte de seu poder especial: A Névoa.

A Névoa encobre o terreno inteiro do confronto e subitamente a luz do sol artificial não faz mais efeito, estando todos novamente presos numa escuridão ainda mais perigosa. A baleia então começa a contra-atacar, dando golpes nas trevas em direção às tropas e engolindo estas - nesta hora Subaru percebe os efeitos da névoa sobre quem morre para ela, o esquecimento. A criatura também usa de um grito abismal que começa a perturbar mentalmente boa parte das pessoas do local, porém Subaru aparenta ser imune a isso. Para então chamar a atenção da Baleia Branca e dar uma chance ao resto da tropa se reagrupar, Subaru parte em disparada em meio a névoa enquanto chama a atenção da criatura com o cheiro da bruxa.

Neste instante, Wilheim, Ricardo, Mimi, Hetaro e mais alguns se juntam a ele, ao tempo que atacavam ainda mais a baleia. Todavia, numa investida inesperada, a criatura separa o grupo e começa a atacá-los um a um, de modo que Wilheim é aparentemente engolido por ela, e Ricardo joga Subaru para fora do alcance da Baleia, levando em seguida o golpe em seu lugar. Neste instante de desespero, o protagonista olha para cima e percebe que não é apenas uma Baleia Branca que os cercam, e sim, ao que tudo aparenta, três.


Em simultâneo, durante o correr de todo o episódio, temos flashbacks do passado de Wilheim que mostram como ele conheceu sua esposa, a Mestra Espadachim Thearesia, em cenas que se ligam às suas motivações em combate.


E agora, vamos aos comentários!

- Eu raramente comento sobre as cenas de combate de "Re:Zero", se é que vocês já perceberam, e eu geralmente não o faço porque essas cenas em si são secundárias na série, onde temos uma prioridade muito maior para os atos do protagonista sabendo do futuro e sobre como ele lida com isso - entretanto, nunca quis dizer que tais sequências são ruins ou normais, elas geralmente são bem construídas e tem uma ótima fluidez de movimentos. Este episódio inteiro é recheado destas cenas, principalmente no que tange as ações de Wilheim e dos mercenários de Anastasia - com um adendo que os golpes combinados são bem críveis de serem realizados daquela forma.


Os cortes para os momentos do passado de Wilheim são bem interessantes, muito embora a ligação com a exata cena a que se remete não é tão bem combinada. Foi muito curioso mostrar glimpses de seu passado numa tentativa de majorar a sua importância durante este episódio, que foi bastante aparente. bem como também já colocar uma bela Death Flag em cima de sua cabeça. A única coisa que me incomoda é que as cenas de seu passado não tiveram lá o melhor final, na verdade ficou bem vago, o que me leva a crer que talvez veremos mais do mordomo ainda durante este arco, é meu palpite. (Mesmo que o nome do episódio tenha sido o seu)


Também neste ponto, vamos falar sobre as pessoas que são esquecidas ou não esquecidas. Caso a única condição para que estas sejam esquecidas durante um ataque da baleia branca seja a sua névoa, encontramos aí uma resposta coerente para o fato de certos combatentes serem lembrados e outros não serem, no correr dos anos em que a criatura aterrorizou o reino. Entretanto, eu confesso que essa resposta me deixou um pouco chateado, uma vez que eu ainda esperava algum twist vindo da morte da esposa de Wilheim. Enfim, já nos foi dada a resposta para as dúvidas deste quesito, vamos apenas aguardar para que surjam mais detalhes nesse sentido.

Durante o momento em que Subaru ameaça contar sobre sua habilidade de voltar dos mortos, naquele instante em que o cheiro da bruxa aumenta e ele se vê envolto naquela aura negra, desta vez nós temos o que pode ser a primeira visão de uma parte da bruxa Satella, falando próximo do ouvido do protagonista. Essa parte é bem interessante, por que refuta algumas teorias que cercam Emilia, bem como cada vez mais firmam outras. Mas há uma única certeza vinda desta cena: Certamente Satella não será a principal antagonista deste arco, dado o fim da temporada iminente, sendo muito provável que ela possa aparecer ao fim do último episódio, apenas criando um cliffhanger para uma possível sequência da adaptação.

Em breve análise, não foi lá uma grande surpresa para mim haver mais de uma Baleia Branca. Geralmente, quando o roteiro de "Re:Zero" quer surpreender quem assiste a série animada, ele adiciona um novo plot twist diferente de tudo que apareceu até então. Comecem a perceber: Sempre que a série começa a esgotar nas surpresas do enredo já apresentado, algo novo surge, independente se foi mencionado apenas vez ou outra anteriormente, ou então nem sequer tenha aparecido - como a primeira participação da baleia, que já havia sido pré comentada mas nunca diretamente ligada ao enredo central.

Por fim, não há muito o que se dizer de Subaru neste episódio, sendo que sequer fora o enfoque dele; entretanto, vamos aqui mencionar que ele continua mantendo fidelidade com a nova resolução que tomara para si após o penúltimo episódio apresentado.

Acho que, por hoje, é isso!


Até a semana que vem, amigos.













**********

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS