22 de outubro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #03



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Olá, caros leitores! Estamos aqui para o terceiro episódio de "All Out!". Como este se passou quase que inteiramente dentro da parte de um jogo, acho que o resumo dele não será tão longo, o que me dará tempo e espaço mais que suficiente para comentar brandamente sobre o episódio. Vamos lá!


O episódio se inicia com os alunos da escola Jinko (dos protagonistas) indo para o colégio Keijo a fim de realizar a partida de treino que foi acordada para eles. Encontramos neste meio termo alguns vários personagens que ganharam leves destaques de personalidade, tais como o vice-capitão do time de Keijo, o animado Taira, que tem uma certa fixação de rivalidade com Sekizan – rivalidade esta explicada num flashback logo ao final do episódio. Ainda encontramos antes do início da partida o capitão do time adversário, o grande Hisakawa, e por fim é apresentado também como membro deste time o jogador Miyuki, que logo podemos identificar que trata-se do amigo de infância de Iwashimizu - aquele que foi lesionado durante um treino e acabou ficando de fora das partidas oficiais. Embora o alto loiro ainda guarde ressentimentos e traumas, testemunhamos aqui seu amigo já bem recuperado e com praticamente o mesmo rosto e empolgação de antes.

Quando escalados todos os titulares, vemos então que o protagonista Gion encontra-se na reserva. Ao que a partida se inicia, é gasto uma boa parte do episódio para mostrar que Iwashimizu não queria estar jogando e que ele ainda guarda muitas hesitações por causa de seu passado, ainda mais quando encara frente a frente seu amigo Miyuki. A hesitação cresce até um momento em que esta se torna aparente quando ele deixa Miyuki passar adiante mesmo sendo a última defesa antes da marcação de ponto. A partir disso, o que seria seu declínio muda de lado com um grito de Gion, fazendo-o voltar a si.


A partida volta a correr com alguns destaques para Miyuki, agora desperto e agindo como o jogador que deveria ser. Isso até que finalmente é mostrado o porquê de Keijo ser considerada uma das escolas mais fortes da região, se destacando a força física do capitão e do vice-capitão durante um ataque - eles apenas foram parados graças à forte investida de Sekizan. A partida continua, até terminar com um destaque para o jogador também iniciante Ooharano.



Certo, às impressões!


- O fato de Gion não começar já jogando me deixa um pouco contente; isso tira aquela ideia inicial de que o protagonista possui um talento tão nato que já iniciaria jogando apenas porque conseguiu derrubar Sekizan com uma investida baixa - dá um pouco de tom de dificuldade para a caminhada de Gion, o que não faz mal nenhum. Entretanto, da mesma forma, pelo fato deste jogo acabar durando mais do que apenas um episódio, em algum momento é bem provável que Gion entre em campo. O que também faz certo sentido, visto que é uma partida de treino, e o enredo usou um flashback para dizer que Jinko está longe de ser um time famoso e poderoso dentro da área do rúgbi – o que dá a desculpa para haverem poucos jogadores a ponto de Gion ter de entrar.


O modo como foi trabalhado o trauma de Iwashimizu foi bem menor do que eu imaginava que seria. Talvez muito disso se dê pelo fato de Miyuki ter aparecido tão cedo, e de aparentemente não carregar nenhum ressentimento da lesão que sofreu no passado. Mas além destes óbvios motivos, também é preciso mencionar que o que lhe tirou de seu pequeno momento de hesitação foi apenas um grito de Gion - de certa forma, isso me decepciona bastante, uma vez que já se esperava certa construção de personagem em cima do desenvolvimento de Iwashimizu até o seu potencial começar a aflorar como deveria. Por outro lado, uma das únicas construções que eu já tinha construído quanto ao desenvolvimento de personagens se findou, e eu não tenho mais muito o que levantar de teoria; ou seja, tudo que o anime trouxer nos próximos episódios serão surpresas (a começar pela que deve aparecer logo agora, com o outro aluno calouro que ganhou destaque na última cena).

A trilha sonora desse anime precisa ser mencionada. Ela tem uma constante e bizarra mescla de um som mais de hard rock ao lado de tambores japoneses clássicos (taikos) sendo tocados como percussão. Essa escolha é bem legal para um anime cujo tema é um esporte com muito contato físico e choques corporais entre personagens; todavia, mesmo considerando a ideia interessante, eu não sei até quando eu continuarei achando a trilha sonora legal se ela não se modificar.


A animação dentro do jogo está entre ok e legal. Certas cenas feitas em CGI, como a primeira da bola sendo lançada ao alto, estão com uma taxa de frames um pouco baixa demais. O anime também trabalha com muitos cortes de cenas e takes, o que faz o entendimento do que está acontecendo na partida ser um pouco falho - mas não a ponto de não conseguir se formar uma linha de acontecimentos entre cada sequência. Um realce da animação do jogo fica para as investidas dos personagens e o choque decorrente disso, que receberam maior cuidado. (Vale lembrar também, que aquela cutscene de escalação dos jogadores de ambos os times foi bem legal! Hahahaha)

A intro do anime mostra vários dos personagens que ainda não ganharam nenhum destaque fazendo coisas interessantes, ou ao menos aparentando se mostrarem determinados e bem treinados. Para tanto, eu imagino que uma série de dois cours vá aproveitar bastante todos os personagens do time em seu decorrer, e provavelmente veremos o início disso no próximo episódio, com Oharano - da mesma forma que foi mostrando um pouco disso com Sekizan e Iwashimizu neste episódio.

Por ora, acho que isso é tudo que posso comentar! Nos vemos semana que vem com outra análise episódica em "All Out!!"!



Um grande abraço, e até a próxima!





  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS