4 de abril de 2017

Comentários semanais: All Out!! #21 a 25 - FINAL


Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Olá! Se você acompanha os meus comentários semanais, pôde perceber que eles desapareceram no período do último mês inteiro! A minha correria foi tanta que acabei deixando acumular bem mais que os dois episódios já convencionais, e quando mal percebi já estávamos no final da temporada - decidi, portanto, deixar o anime terminar e assim dar uma análise geral da série, além destes cinco últimos episódios lançados. Para tanto, eu vou acelerar um pouco mais durante a síntese do ocorrido durante os episódios para me focar um pouco mais nos comentários sobre cada um deles e na minha análise geral sobre esta temporada de dois cours de "All Out!!". Espero que aproveitem!




Os episódios 21, 22 e a primeira metade do 23 cobrem uma parte gigantesca de acontecimentos fora de campo, que praticamente mostram como foram os treinos e jogos amistosos do time de Jinko durante o correr dos cinco dias de viagem, além do que fizeram no meio desses treinos. Decidi coloca-los em tópicos por ordem cronológica, para facilitar a separação de pontos interessantes durante os episódios:

- No 21, há uma pequena competição de força entre os times de Jinko, Sagami e Keijo, onde os jogadores, se encontrando fora de campo, brincam numa máquina que mede o quanto de força foi aplicada numa investida. Jinko ganha após Raita enganar Hirota para fazê-lo participar do jogo.

Há uma cena muito interessante de Komori se encontrando com Gion e Kifune, na qual ele fala de um velho hábito de seus tempos de jogador, bem como também exibindo um pouco de suas antigas habilidades.

O final do episódio 21 e o início do 22 dão destaque a Yoshida pedindo para o técnico de Ryouin por um jogo amistoso no último dia de viagem. O pedido é aceito, mostrando para onde o anime caminha nos últimos três episódios.

Ainda dentro deste episódio, Gion tem um pequeno treino com mais algumas boas noções de jogo ensinadas por alguns de seus veteranos, ao tempo que mais de noite, para encerrar, temos uma discussão de Suwa com Ooharano sobre a facilidade do calouro em jogar bem em comparação com as dificuldades de Suwa. A conversa termina com o conflito já apaziguado.

Por fim, a primeira metade do episódio 23 fala da noite anterior ao jogo final, dando destaque para Iwashimizu, Gion e Miyuki numa cena em que os três se divertem um pouco no tempo livre deles.


A segunda metade deste episódio já inicia o jogo propriamente dito! Somos apresentados ao time reserva de Ryouin, que carrega algumas figuras mais bem construídas, tais como o pequeno Mikado, que enxerga Sekito como ídolo e adquire uma rivalidade instantânea com Gion. O jogo se inicia mostrando praticamente o que cada um de ambos os times tem de melhor, toda a técnica e precisão de um time ganhador como Ryouin contra a sagacidade e determinação que Jinko adquiriu. O episódio termina sem nenhum ponto conquistado pelos times.

A primeira parte do episódio 24 é um flashback da noite anterior ao jogo contra Ryouin, narrando uma reunião de todos os jogadores do terceiro ano para confrontar Matsu, que andava jogando sem vontade nas últimas partidas. A conversa termina sem uma conclusão, com Matsu confessando que não estava mais empolgado para jogar e que por causa disso não ligava de não ser posto em campo, fala essa que gera extrema revolta entre todos os jogadores. A sequência termina com a abertura do anime, que já retorna dentro do jogo num bom momentum para Jinko, que graças a decisões bem feitas de Ooharano e a determinação de Suwa fazem o time marcar os primeiros pontos da partida. Boa parte do resto do episódio se dá ainda dentro do drama de Matsu com os jogadores do terceiro ano, especialmente com as distrações de Sekizan constantemente olhando para o companheiro no banco de reservas - o capitão do time acorda apenas quando Mutsumi dá uma bronca nele, fazendo-o voltar ao seu foco normal, juntamente de uma estratégia para o próximo avanço.


O plano funciona, e Mutsumi marca mais um Try para o time de Jinko - o episódio se encerra com Zanba, o astro do time de Ryouin, aparentemente ficando entretido com o jogo. Por fim, já no último episódio de "All Out!!" encontramos os times no intervalo do jogo; Komori elogia seus jogadores, ao passo que a bronca do técnico de Ryouin se encontra em suas poucas palavras e em orientações ao capitão do time, o que é mais do que suficiente para os jogadores reservas do consagrado Ryouin começarem a mostrar mais eficiência em campo, logo marcando o primeiro Try do jogo. Logo em seguida, Zanba entra em campo pedindo autorização para o técnico: A entrada do jogador é impactante e ele marca os seus primeiros pontos logo na jogada inicial. O time de Jinko, abatido, é motivado por Komori mais uma vez e eles se esforçam para terminar o jogo com tudo o que podem, mesmo perdendo por um placar de 42 a 12.

Após a partida, em seu último dia de viagem, Komori leva todos os rapazes para o topo do monte da cidade, que seria uma tradição dos times que treinam no local. O episódio enfim se encerra com a equipe de Jinko se divertindo em suas últimas horas da semana de treinos - e desse modo acaba esta temporada do anime.



Agora, vamos às análises! Desta vez gerais, sobre como foi assistir a todos os episódios desta série de esporte.


Em quesitos técnicos, o anime não se destacou em quase nenhum momento - aos que leram as minhas resenhas episódicas, vai ser repetitivo mencionar aqui que eu ficava bem incomodado com os frames travados quando os jogadores estavam dentro dos treinamentos intensos de Komori. Também vale relembrar meus elogios ao bom uso do baixo orçamento quando os animadores precisavam criar as sequências de impacto e ação dentro das partidas, bem como da minha satisfação com a trilha sonora do anime, embora ela já estivesse se tornando repetitiva durante os últimos episódios da série. Em resumo, os pontos técnicos de "All Out!!" estão todos dentro da média do satisfatório, mas eu jamais pensaria em indica-lo a alguém que quisesse ótimas cenas de ação dentro do esporte.


Eu tive constantes problemas quanto ao roteiro deste anime, bem como em relação ao desenvolvimento de personagens que ele apresenta. Em várias veze achei desnecessário dar tanta ênfase a um ou outro jogador, e as situações que levavam a história a confrontar aquele dilema também pareciam forçadas - como se subitamente o anime de "All Out!!" se enfocasse demais no drama do jogador, perdendo o foco que a história tem. Tudo isso fez muitas das tramas parecerem superficiais demais pra mim, dada a forma brusca com as quais foram apresentadas. Por exemplo, Ise Natsuki e Suwa foram ao meu ver péssimas escolhas para abordagens, apresentando interações são repentinas que não houve tempo para eu ganhar empatia pelos seus problemas. 

Fico feliz, por outro lado, que Ebumi e Matsu estejam sendo trabalhados com um pouco mais de cuidado e tempo. Sekizan também é bem montado, mas muito de sua história pessoal é um reflexo do time de Jinko por um todo, antes da chegada dos protagonistas em cena. As aparições de Kifune dentro da partida também me foram um pouco súbitas demais, porém aceitáveis uma vez que não precisam adentrar no emocional do personagem como pessoa, mas fica mantido apenas sua figura como jogador. Outro ponto a se mencionar, quando tratando-se dos personagens secundários de "All Out!!", é que ele criou alguns rivais e inimigos muito interessantes para a série: Os jogadores do time de Keijo são bem divertidos como rivais, os de Sagami são interessantes até certo ponto, e o time de Ryouin é incrível como antagonista principal da série até então. De forma geral, eu só queria que o aprofundamento de personagens do roteiro fosse mais sutil e bem apontado, e que isso gere bons resultados para a história central da ascensão do time de Jinko.



Os protagonistas deste anime são Gion e Iwashimizu, ou ao menos é assim que ambos são apresentados no início da série, bem como pelas aberturas do anime e como o próprio MyAnimeList me informa. Todavia, eu senti uma constante falta de empatia por estes personagens principais, talvez muito disso por causa da reclamação do tópico acima, que fala sobre a atenção desnecessária e súbita para certos personagens secundários - por mais que eu goste de uma vasta gama deles, é meio controverso e incômodo perceber que um episódio inteiro de um jogo importante não teve menção alguma ao protagonista, como foram os últimos momentos do último jogo da série.  Assim como eu já disse antes nas resenhas semanais, este anime seria MUITO mais interessante caso o protagonista dele fosse Komori Shingo, pois este é, de longe, um dos personagens mais icônicos e cativantes de todos estes vinte e cinco episódios, sem contar que ele é a figura que gerou a maioria dos melhores momentos dentro do time de Jinko de maneira geral - se não fosse pelo fato de Gion ter sido o jogador a convidá-lo a treinar o time, a importância do baixinho seria ainda menor para os avanços da série. As cenas de destaque de Komori nos últimos seis episódios da série são sensacionais: Não seria a primeira vez que um técnico se mostraria a figura principal em um anime de esportes, visto que "Giant Killing" também realiza a mesma façanha, e por mais que ele não tenha lá um final, dá-se o braço a torcer que o técnico Tatsumi Takeshi é incrivelmente cativante. Infelizmente, nem tudo na vida são flores, e a mim só resta torcer que Komori Shingo apareça muito mais.


Sobre a temporada em si, o andar da carruagem dos vinte e cinco episódios, só posso dizer que fiquei feliz pelo anime ter coberto apenas o arco de treinamento do time de Jinko antes dos jogos oficiais das preliminares de Hanazono. Isso dá pano pra manga e constrói um bom alicerce para que, caso haja outra temporada do anime, a continuação já se inicie com bons personagens e boas linhas narrativas por onde seguir, com treinos mais técnicos e bem aplicados e novos times adversários num cenário agora competitivo.


"All Out!!" é longe de ser um anime de esportes perfeito, e está bem afastado da minha lista de favoritos dentro desse gênero- mas mesmo não sendo uma obra extraordinária, ela ainda tem lá alguns brilhos em seu decorrer. Se eu puder definir, de maneira geral, qual foi minha experiência assistindo "All Out!!" diria que ele foi um anime com constantes falhas no que diz respeito a decisões sobre aonde levar o roteiro, mas que quando acertava, realizava ótimas cenas e momentos. "All Out!!" vai para o meu MyAnimeList com uma nota 6 ou 7, ainda preciso repensar em algumas coisas antes de decidir com afinco a nota dada.

Assim, caros leitores, encerro a minha segunda escolha de animes para resenhas. Mais uma vez eu optei por uma série longa que cobriu duas temporadas, o que é um pouco massivo, tanto pra mim quanto pra vocês, imagino. Prometo, desde já, que minha próxima escolha será por um anime de apenas um cour. Espero que tenham gostado das análises até então, e ficamos agora no aguardo para a próxima temporada!


Um grande abraço, e até a próxima!




   







Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS