22 de junho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #12



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Olá! Chegamos finalmente ao primeiro episódio do próximo arco de "Re:Zero kara Hajimeru isekai Seikats"u, então, vamos correr com este resumo, pois muita coisa foi apresentada para nós! 


Depois do encontro entre Emilia e Subaru no vilarejo, tão prometido por tanto tempo, ambos os personagens notam, ao chegar na mansão, uma carruagem parada em frente à entrada - ela traz o emissário da capital do reino Felix Argail e seu companheiro Wilhelm van Astrea, com os quais Subaru tem breves interações. As notícias passadas por eles é de que Emilia deve ir à capital para uma convocação dos candidatos ao trono, oportunidade da qual Subaru se aproveita para poder acompanhá-la, tendo como desculpa a necessidade em agradecer às pessoas que o ajudaram durante o incidente do primeiro arco.

O casal revê o homem que vende frutas no centro da cidade, que muito apareceu no primeiro e segundo episódio da série, bem como se esbarram em novos personagens no correr do caminho. Conhecemos outro cavaleiro da capital, Julius, enquanto ambos resolviam pendências no centro da cidade; neste momento, Emilia pede para que Subaru a espere do lado de fora de um prédio da guarda local. Nisso, o rapaz nota um certo movimento num dos becos e vai em direção até ele para ver do que se trata, reencontrando ali os três bandidos que tentaram furtá-lo no início de sua jornada, todos cercando uma mulher. Resolvida a situação após a aparição de Rom no beco, algumas novas informações surgem: O velho descendente de gigantes procurava por Felt, que até então estava desaparecida; ao mesmo tempo, também descobrimos mais tarde que a garota do beco é Priscilla Barielle, outra das candidatas ao trono, como viríamos a saber daí a alguns minutos. Logo Emilia aparece procurando por Subaru junto de um homem que procurava por Barielle, sendo este citado como Al. As duplas se desencontram e a cena salta para Emilia explicando por que ela deveria ir sozinha no dia seguinte para a convocação.

Sem se convencer de que não pode ajudar em alguma coisa, Subaru desobedece as ordens de Emilia e arranja um jeito para entrar na convocação, dependendo da ajuda da própria Barielle, que o encontra próximo ao castelo. Agora, finalmente, temos a convocação geral onde nos são reveladas outras duas candidatas e novas personagens: Crusch e Anastasia. Também neste momento revemos personagens como Reinhard e Felix, sendo que este último mostra-se agora como um cavaleiro do reino. Por fim, é revelado o porquê da reunião de todos ali: Era necessário o encontro de cinco candidatas ao trono para que o processo de seleção seguisse adiante, e nisso Reinhard anuncia finalmente que a quinta participante foi encontrada, podendo desse modo ser iniciada a escolha do próximo governante. Com esse anúncio, na cena final surge Felt como a nova candidata.



Certo, vamos aos comentários deste episódio:

- A apresentação de um novo arco em um anime é muito importante para capturar a atenção do espectador da obra. Embora não haja intervalos semanais ou de meses, como vemos entre uma temporada e a conseguinte de uma mesma animação - que muitas vezes pode surgir apenas anos depois -, ainda assim há a chance de que uma parcela de quem assista desista de seguir em frente caso o novo arco não agrade tanto quanto o último. E "Re:zero" até que realmente fez isso com decência até então: Foi apresentada uma nova gama de personagens bem branda que deve ser bem explorada para que o arco tenha uma boa recepção, encontramos um novo rumo ao enredo com o progresso da escolha do próximo governante de Lugunica, e temos mais conflitos com o surgimento de concorrentes e a volta de uma personagem numa posição inesperada. Todo o conjunto de apresentação para um novo ar ao anime foi feito e pode ser bem comprado, com personagens interessantes e que guardam vínculos entre si, tais quais o sobrenome van  Astrea de Wilhelm e Reinhard ou a reaparição de Felt em novo papel dentro do enredo. Também vale lembrar que pelo fato do elemento chave de Subaru ser voltar no tempo, é muito bom que o anime altere sua localização e mude drasticamente seus objetivos, uma vez que ficaria cansativo vermos os mesmos takes e os mesmos cenários para mais uma boa sequência de mortes do protagonista.

A ambientação da capital do reino é interessante. Deixei de dizer isso durante o primeiro episódio, mas o uso de CGI apenas para efeitos de fundo da capital, ainda mixadas também com personagens desenhados em 2D foi bem o suficiente para eu me sentir imerso no cenário. As largas ruas onde passam as carruagens e as calçadas para pedestres são algo curioso numa fantasia medieval, visto que isso é muito diverso do que geralmente encontramos, ao menos considerando a semelhança com a ambientação do trânsito urbano atual. 

Uma coisa me irritou bastante neste episódio. As licenças e desculpas que o roteiro inventa para que os personagens se encontrem chegou a ser irônico de tão ruim. Veja bem, eu não ligo que certas coisas aconteçam por coincidência, mas eu me irrito bastante quando MUITAS coisas acontecem simplesmente por uma jogada de sorte do destino, e com as resoluções de eventos futuros dependendo dessas jogadas de sorte forçadas demais. O que eu quero dizer? Eu não me importo que Emilia e Subaru tenham se conhecido por acidente num beco durante uma perseguição, porém eu começo a ligar quando Subaru esbarra depois em Reinhard, Barielle e Rom do mesmo modo apenas para garantir que a história continue nos trilhos de intenção do autor. Ainda mais me incomoda quando Felt acaba por ser a quinta escolhida e que tenha caído por acaso nas mãos do homem destinado a encontra-la em sua missão. Chega a ser engraçado porque no primeiro episódio Subaru reclama de como a cidade é gigantesca, somente para agora ele se ver encontrando todos como se morassem na mesma quadra. Isso irrita e mostra descaso com o correr do enredo, os fins não devem justificar os meios. (Vale lembrar também que caso alguém diga que no futuro isso vai ser explicado, dizendo que há uma magia ao redor de Subaru que o coloca como o centro disso tudo, ou qualquer bullshit desse estilo, já respondo que isso apenas torna a desculpa ainda mais vergonhosa.)

Este não é um episódio onde nós desejamos testemunhar crescimento de personagens. De acordo com o ciclo narrativo básico, é na introdução que você apenas coloca no tabuleiro as peças e explica um pouco sobre seus movimentos básicos. Por lógica, não será nesse episódio que eu precisarei elogiar o crescimento da relevância de alguém, isso está a cargo do resto do arco, contudo é sempre bom lembrar que agora o elenco praticamente dobrou, ou até mais que isso, então é preciso bastante cuidado para o roteiro não se perder enquanto tenta cuidar de todos os personagens.

A facilidade com a qual certas tramas políticas e relacionamentos são criados e aprofundados, bem como a curiosidade pelo modo em que história dá algumas pequenas voltas e tenta convergir tudo em torno de Subaru me fez assimilar esse anime com "Gate: Jieitai Kanochi nite, Kaku Tatakaeri". Outro fato que também correlacionou ambas as obras é o detalhe dos autores ainda conseguirem integrar numa trama um pouco mais séria (que tem fortes cenas de violência e morte) vários elementos entregues como puro fanservice para os fãs. Então, em disparidade com as mortes mórbidas de Subaru e o fato de algo rondar sua presença naquele mundo envolvendo a Bruxa e ele, nós temos a Emilia usando um manto com orelhas de gato, personagens neko e maids gêmeas - da mesma forma que Gate entregava o pequeno harém do protagonista em meio ao massacre e a guerra entre os dois mundos. Não digo que essa característica é ruim, mas é bom ela ser digna de nota para compreendermos os instrumentos que permitem autores entregarem histórias mais complexas e ainda assim atenderem as necessidades do público otaku japonês, que consome o fanservice muitas vezes mais que o próprio enredo.

A reaparição de Felt na história foi bem curiosa, e ela mostra muito bem que o enredo de "Re:Zero" é recheado de reviravoltas e novas informações sendo entregues em cada episódio. Com isso nós enfim levantamos as dúvidas que acercam este aqui: Como são escolhidas as candidatas ao trono? Quando teremos uma real e concreta informação sobre o processo seletivo, o desaparecimento da família real e do dragão? Quais reviravoltas acercam os personagens principais? Algumas coisas devem ainda ser exploradas, como a relação Bruxa-Subaru, a origem de Emilia que provavelmente também tem relação com a bruxa (dada a brincadeira dela se intitulando Satella no primeiro episódio, lembrem que nada é por acaso no quesito informação nesta série), e o processo de escolha para a sucessora.

Saindo com mais dúvidas do que quando entramos, assim finalizamos o episódio 12.


Um grande abraço, e até a próxima!












**********

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Fabio Lima: eu perguntei para outras pessoas, como funcionava o processo para escolher a próxima rainha, e uma galera q acompanha a Web Novel, q está muitooooo mais a frente, falo q até o memento, não foi revelado quem será a próxima rainha ou como vai ser decidido. kkkkk o autor vai deixar mistério até o final dessa novel.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS