3 de dezembro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #09

Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Olá, caros leitores do Animecote! Aqui quem vos escreve é Gabriel Katsu, e estamos seguindo para mais um episódio de "All Out!!". Como sempre, vamos primeiro ver rapidamente sobre o que se tratou este episódio, para logo depois comentarmos a seu respeito:


O nono episódio de "All Out!!" cobre a segunda parte do jogo treino de Jinko contra Sagami, o que engloba a parte final do primeiro tempo, mais todo o segundo. Ele se inicia com Ebumi entrando em campo para jogar, havendo a esperança de que a troca de posições faça o jogo mudar de clima e ritmo - fato que acaba se comprovando logo no começo.: Com a troca de posições da saída de Ooharano, Matsu entra em seu lugar e Ebumi volta à posição de Wing que geralmente era sua: os efeitos dessa mudança são imediatos e mostrados logo na primeira jogada.

Em total harmonia, Matsu chuta a bola adiante na expectativa de que Ebumi a alcançasse a tempo. O time inimigo não espera a velocidade absurda do loiro e acaba subestimando a jogada, o que custa caro para Sagami, uma vez que Ebumi consegue alcançar a bola e ainda marcar a pontuação logo em seguida - Ebumi então erra o chute dos pontos extras e o jogo continua. A jogada posterior a essa mantém o passo do rápido jogador e finaliza-se com ele marcando mais um Try, seguido agora de um chute ao gol que pontua corretamente. Nesta hora, começamos a encontrar as outras qualidades do time da escola Sagami:

As jogadas praticadas mostram como que a escola conseguiu chegar longe, sendo um time bem treinado em questão de fundamentos e tendo uma experiência de jogo muito alta. O primeiro tempo termina com Sagami fazendo um Try e virando o jogo de volta após o chute. Durante o intervalo, a fala do capitão Shingo é muito honesta, mas ainda assim empolgante: Ele diz que Jinko melhorou bastante, mas que Sagami ainda é mais forte - e, por isso, eles tem um objetivo em mente, que é roubar para si tudo que podem daquele jogo e das táticas de Sagami. Neste intervalo Iwashimizu também se recupera após conversar com Gion, e o professor conselheiro do time começa a ter lá certas dúvidas sobre suas próprias convicções.

Durante o segundo tempo, o enfoque de personagem muda, e agora vemos finalmente Sekizan. Ele, que praticamente não tinha obtido tempo de tela agora aparece, jogando com mais força e vontade que quase qualquer um, investindo e atacando sempre que a oportunidade surge. Neste meio tempo, o capitão leva ainda um chute na cara que o faz sangrar bastante, mas ele parece não ligar muito para o ocorrido. Depois de tratado, Sekizan fala com o time sobre como está feliz de poder jogar contra Sagami, além de que eles ainda não podiam. desistir. As jogadas realizadas após essa conversa se tornam muito mais consistentes, com o time de Jinko fazendo de tudo para impedir o avanço de Sagami quantas vezes possíveis.

Simultaneamente, é inserido um pequeno flashback do passado recente do time de rúgbi, onde o professor relembra de quando foi pedido para ser conselheiro do time, sendo que na ocasião ele ainda era dedicado e determinado a fazer algo pelos rapazes. Entretanto, os jogadores de Jinko na época eram preguiçosos e não obstinados, o que matou toda a vontade do professor em ajuda-los. Nisso ele percebeu, então, que o time que observava jogar, com cara de determinação e gastando até as últimas energias para treinar, era completamente diferente do que conhecia antes. E assim, encerra-se o jogo.





Aos comentários!

- A aparição súbita de Ebumi para a mudança do tempo do jogo é sensacional. Eu sentia falta de ver esse personagem num jogo real desde a sua aparição no anime lá no primeiro ou segundo episódio; tinha noção de que ele poderia ser um bom jogador, só não conseguia imaginar o quão bom seria o destaque dado para suas habilidades. Posso dizer, agora, que estou satisfeito pelos seus dois Try realizados logo que entrou no jogo. O fato de sua personalidade ser tão ameaçadora bate de frente com as tentativas de Sagami de provocar o time, deixando-o não só imune a elas, como também voltando o efeito para o próprio adversário.


De mesma forma, é preciso citar aqui também que finalmente foi mostrado Sekizan em jogo. É engraçado, porque às vezes parece que ele realmente não está nem jogando até o dado momento em que aparece em destaque na narrativa - isso me incomoda um pouco, parece uma muleta de enredo para um roteirista que não consegue conciliar a existência do jogador-personagem dentro de campo com o destaque de narrativa voltado para outro personagem que não ele, algo que gera constantes cenas em que vemos apenas um ou dois jogadores brilhando num jogo que envolve muito trabalho em equipe. De todo modo, Sekizan aparece, e ele faz isso exatamente como eu gostaria: Empolgado com o jogo e levantando a moral do time o máximo possível. Adoraria ter visto isso por mais tempo no jogo além dos dez minutos finais, mas tudo bem, já é alguma coisa a se valer!


A desculpa para o professor conselheiro não gostar de assistir ou se dedicar ao time é até bem dada! Ela bate muito bem com o passado da equipe e o de Sekizan, que encontrou veteranos muito desleixados, e ainda correlaciona a existência dos livros velhos do clube com a antiga dedicação do professor. Eu achei bem interessante essa pegada, embora ache levemente forçado isso ser o suficiente para um coração tão amargo do professor conselheiro. Independente disso, as reações foram muito boas, e era bem isso que esperava encontrar nos atos do professor frente à dedicação do time.


- Gion ganhou um curtíssimo destaque que me agradou! Agora ele não quer apenas entrar pra jogar! O fato de ficar murmurando para si que quer melhorar a ponto de ser chamado para entrar em campo muda muito a perspectiva dele com relação ao esporte e sua função no time. É bem o espelho do episódio onde o rapaz notou que estava atrapalhando os colegas com suas atitudes egoístas. Esperemos por mais crescimento. (Muito embora ache que os próximos episódios irão agora tratar do passado de Ooharano)

Acho, então, que é isso, meus caros! Encerro por aqui estes comentários semanais de "All Out!!".


Um grande abraço, e até a próxima!





   

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS