19 de março de 2017

Especial: Guia da Temporada de Primavera 2017










Antes tarde do que nunca! O mais novo guia de temporada do Animecote chega um pouco em cima da hora em comparação a outras edições após eu ter me atrasado no início de sua montagem - mas o que importa é que ele está aqui, com os textos grandinhos de sempre, centenas de imagens, outras centenas de links e comentários que às vezes podem ser um tanto ranzinzas e excessivos, mas se essa postagem recebeu tanto apoio na temporada passada para que eu continuasse com ela é porque algumas pessoas a aprovam, então isso será levado adiante até quando der.


*****

A temporada de primavera é habitualmente inchada de continuações, uma vez que as franquias de mil e um animes de jogos de carta ou de qualquer outra coisa, mais os eternos mahou shoujo reiniciam suas histórias com novos argumentos e personagens que auxiliarão na venda de produtos diversos. Dentre as sequências que são de fato as mais aguardadas, um bando de adolescentes segue treinando para se tornarem futuros heróis enquanto outros arriscam a vida lutando contra gigantes, dos quais grandes segredos serão revelados. Acompanharemos um guerreiro continuando sua sofrível saga com sofrível CGI (ôpa), uma família de tanukis em novos conflitos contra tengus, humanos ou eles próprios, um rapaz prosseguindo com sua ideia de formar a garota perfeita no seu harém igualmente perfeito e um garotinho tendo novas pequenas aventuras ao lado de sua adorável foca de estimação - não esquecendo ainda o drama de certo jovem e seu envolvimento com youkais e as façanhas de uma competente, porém burrinha garota ninja em sua missão de servir Oda Nobunaga e ajuda-lo na unificação do país.

Falando em ninjas, teremos a chegada de outro em cena, este seguindo os passos do pai igual fará um garoto ao se tornar duelista de jogo de carta por influência daquele que o criou - é bonito ver os filhos escolhendo tais carreiras por vontade própria e admiração aos pais e não porque foram obrigados, contudo no meu caso preferiria ter um trabalho de carteira assinada e salário fixo mesmo. De profissões inusitadas ou em situações incomuns teremos também um professor baixinho (muito baixinho, um tampinha) dando aulas para 4 orgulhosos e belos príncipes, garotas atuando como embaixadoras de uma cidade em decadência, uma anjo cupido que adora formar casais homossexuais com seu caderninho preto, uma garotinha atuando como espantalho no interior (tempos difíceis, esses!) e um adolescente de 15 anos trabalhando como escritor daquelas benditas light novels que toda temporada me dá uma enorme preguiça de pegar para ler. Vale mencionar que ele tem como parceiro um ilustrador que faz desenhos muito pervertidos e do qual, coincidência absurda, é descoberto que trata-se de sua meia irmãzinha de somente 12 anos, garota que o escritor precoce demostrará gostar mais do que seria o normal entre membros de família.

Daí falamos que a China copia de tudo e de todos de qualquer jeito, contudo estará trazendo a adaptação de uma história focada noutro casal de irmãos... Que agem como irmãos de verdade, brigando, discutindo, zoando um ao outro, se apoiando quando necessário e etc. Aprenda com eles, Japão, por favor!


De resto, entre tipos de arroz japoneses antropomorfizados em bonitos rapazes e robôs personificados em garotas de 15 centímetros que você recebe em casa sem pagar nada por isso, a temporada ainda trará de um lado os confrontos de um estudante folgado numa escola na qual as garotas têm permissão de andar armadas e os garotos, coitados, que fiquem quietinhos se vestindo e agindo como mulheres caso não queiram arranjar confusão (feministas adorarão), enquanto do outro lado uma moça pegará o lugar do irmão numa escola masculina onde só há delinquentes, os quais alguns darão em cima dela (isso pode ser considerado yaoi, já que não sabem de sua identidade real?). Ainda na divisão de sexos, três irmãos nos agraciarão num anime com diálogos e cenas em primeira pessoa, e mulheres demônios sensuais baseadas numa coleção de figures lutarão entre si usando trajes pecaminosos.


Pecado? Não sei qual será o maior no final da temporada, se o de um sacerdote numa relação carnal e infiel com uma mulher, ou um projeto original repleto de bons profissionais em torno de um argumento duvidoso onde personagens de mangás, light novels e jogos ganham vida e se confrontam no mundo real (posso queimar a língua, mas tem cara de bomba a caminho!)... 


*****

Há listadas por ora 47 estreias, porém esse número aumentará, no mínimo, para 61. A razão disso é que há mais 14 animações já confirmadas que preferi ir adicionando aos poucos nos próximos dias, para que o post não atrasasse. Segue abaixo a relação dos títulos faltantes:

Alice to Zouroku (Adicionado)
Fukumenkei Noise (Adicionado)
Gin no Guardian (Adicionado)
Kabukibu! (Adicionado)
Quan Zhi Gao Shou (Adicionado)
Seikaisuru Kado (Adicionado)
The Snack World (TV) (Adicionado)
Tsuki ga Kirei (Adicionado)
Warau Salesman New (Adicionado)

Como de praxe, disponibilizarei logo adiante outra fonte para divulgação das estreias de OVAs, Movies, Specials e OADs que virão nos próximos meses. Já para séries de TV e ONAs, continuarei com comentários pessoais meus em boa parte dos animes, principalmente naqueles cuja obra original eu pude conhecer um pouco - nessa temporada chegarei a cerca de 14 títulos lidos contando os que ainda serão adicionados, havendo uma quantidade expressiva de light novels após algumas temporadas fracas para adaptações desse tipo de mídia. Certamente um anime que estou aguardando muito agora poderá ser uma droga, ou um que só menosprezei poderá se mostrar muito bom (e às vezes eu também acerto, vai!); mas enfim, são apenas especulações, de acordo com a visão que tive do material original ou da equipe envolvida na produção.


*****

Como esse post está sendo feito com certa antecedência, muitos dados novos surgirão ou terão de ser corrigidos; desse modo, manterei logo a frente uma relação das atualizações realizadas aqui. A propósito, todos os animes possuem em seu título um link que o leva às suas respectivas páginas no MyAnimeList.

Concluindo, as datas de estreia se referem ao dia exato da primeira exibição do anime (excluindo pré-estreias), não importando o horário. Ex: em alguns sites colocam que anime X estreará dia 6 de abril, sendo que sua estreia será à 1:00 da manhã já do dia 7; mas aqui a data estará como dia 7 de abril mesmo.



PS: Comentários são bem-vindos; ou, para ser exato, eu quero que comentem! Claro, só estou sendo um pouco exagerado, mas feedbacks para algo que levou semanas para ser montado (e que nem chegou ao fim ainda) é, assim, um ótimo "pagamento", que me motiva a continuar com essa postagem em temporadas futuras. Não se preocupe com o tamanho ou conteúdo do comentário: somente deixar seu suporte, crítica ou sugestão já me será o suficiente.

PS (2): Dê o seu voto: No final do post há uma enquete perguntando quais animes você pretende ver nessa temporada, apenas para se ter uma ideia de qual é a predileção do público do Animecote. O resultado será divulgado no início de abril. 


*****


Aos que quiserem ver de forma mais sucinta as estreias não somente de séries de TV, como também OVAs, Movies, Specials e OADs, recomendo usarem o Anichart, um famoso site que disponibiliza de forma personalizável e constantemente atualizada as informações das estreias de cada temporada.

Para quem quiser ver os animes listados de acordo com suas respectivas datas de estreia, clique aqui para acessar uma planilha que montei no Google Drive.



**********


Atualizações:

19/04: A propósito, não fiquei satisfeito com a maneira em que adicionei os dois últimos animes, porém como já disse no texto deles não valeria a pena fazer algo mais detalhado agora, além de eu já estar saturado com esse guia.
19/04: Após 31 dias e 72 notificações, declaro que AS ATUALIZAÇÕES ESTÃO ENCERRADAS; possíveis correções de informações ou links quebrados, se houver, serão feitas sem aviso - a exceção fica para animes que ainda vierem a ser adicionados ou modificações que eu julgar importante destacar aqui. 
19/04: Adicionado o anime "Fukumenkei Nose" (Página 2).
17/04: Adicionado o anime "Zero kara Hajimeru Mahou no Sho" (Página 2).
10/04: Como outras postagens do blog estão exigindo minha atenção para não atrasarem, devo enrolar um pouco mais para adicionar os animes faltantes baseados em obras que têm traduções disponíveis - de qualquer modo eles já vão estrear nessa semana, então a importância de seus textos acaba sendo menor. 
10/04: Adicionado o anime "Marumofubiyori" (Página 2).
10/04: Adicionado novo trailer de "Cinderella Girls Gekijou".
09/04: Adicionado o anime "Henkei Shoujo" (Página 2).
08/04: Adicionado o anime "Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Isogashii desu ka? Sukutte Moratte Ii desu ka?" (Página 2).
08/04: Adicionado novo trailer de "Uchouten Kazoku 2" (Página 2).
08/04: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Kyoukai no Rinne (TV) 3rd Season" (Página 2).
07/04: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Room Mate: One Room Side M" (Página 2).
05/04: Veja no final dessa página um ranking com o número de votos para cada anime na enquete.
05/04: Adicionado o anime "Furusato Meguri Nippon no Mukashibanashi".
04/04: Aliás, foi anunciado mês passado o lançamento de um aplicativo para streaming de animes curtos em smartphones, que estreará na primavera. Já divulgaram vários títulos de seu catálogo (a maioria novos mesmo, junto a alguns exibidos na televisão antes), contudo falta confirmar se todos eles começarão a ser disponibilizados agora ou não, e por isso é que devo demorar um pouco para adiciona-los aqui.
04/04: Anime que planejo adicionar nos próximos 3 dias: "Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Isogashii desu ka? Sukutte Moratte Ii desu ka?".
04/04: Adicionado o anime "Neko Neko Nihonshi 2nd Season" (Página 2).
04/04: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Beyblade Burst God".
04/04: Adicionada a informação "Site oficial" do anime "Future Card Buddyfight Battsu".
04/04: Adicionada a informação "Diretor" do anime "Duel Masters (2017)".
04/04: Adicionada a informação "Site oficial" do anime "Duel Masters (2017)".
04/04: Adicionada a informação "Estúdio" do anime "Duel Masters (2017)".
04/04: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Idol Time Pripara" (Página 2).
04/04: Adicionado o anime "World Fool News (TV) Part II" (Página 2).
03/04: Adicionado o anime "Washimo 5th Season" (Página 2).
03/04: Adicionado o anime "Rilu Rilu Fairilu: Mahou no Kagami" (Página 2).
03/04: Adicionado novo trailer de "Saenai Heroine no Sodatekata ♭" (Página 2).
03/04: Adicionado o anime "Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records" (Página 2).
02/04: Corrigida a informação"Formato" do anime "Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai!" em relação a duração de seus episódios.
02/04: Adicionado novo trailer de "Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai!" (na verdade é o primeiro episódio do anime sem legendas, que estreou semana passada na China).
02/04: Adicionado o anime "Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka Gaiden: Sword Oratoria".
01/04: Adicionado novo trailer de "Alice to Zouroku".
31/03: Animes que planejo adicionar nos próximos 3 dias: "Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka Gaiden: Sword Oratoria" e "Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records".
31/03: Adicionada uma planilha no Google Drive listando todos os animes de acordo com a data de estreia de cada um e horário de exibição, para que fique mais fácil acompanhar o início da temporada. O link para ela se encontra no texto acima destacado em azul.
30/03: Adicionado novo trailer de "Boku no Hero Academia 2nd Season".
30/03: Adicionado o anime "Clockwork Planet".
28/03: Adicionado o anime "Quan Zhi Gao Shou" (Página 2).
27/03: Adicionado novo trailer de "Tsugumomo" (na verdade é um vídeo da opening) (Página 2).
27/03: Adicionado novo trailer de "ID-0" (na verdade é um vídeo da opening).
27/03: Animes que planejo adicionar nos próximos 3 dias: "Clockwork Planet" (agora vai!) e "Quan Zhi Gao Shou".
27/03: Adicionada a informação "Trailer" do anime "Natsume Yuujinchou Roku". 
27/03: Adicionado o anime "Gin no Guardian".
26/03: Adicionada a informação "Data de estreia" do anime "Sekai no Yami Zukan".
26/03: Sei que estou enrolando para adicionar as outras adaptações de light novels, porém me falta ânimo para ler cada uma delas...
26/03: Adicionado novo trailer de "Granblue Fantasy The Animation".
26/03: Adicionada uma nota de atualização no final do texto do anime "Makerunai!! Aku no Gundan!".
26/03: Adicionada na informação "Formato" a duração dos episódios de "Makerunai!! Aku no Gundan!".
26/03: Adicionado novo trailer de "Makerunai!! Aku no Gundan!".
26/03: Adicionado o anime "The Snack World" (Página 2).
25/03: Adicionado o anime "Seikaisuru Kado" (Página 2).
24/03: Adicionada uma nota de atualização no final do texto do anime "Yu☆Gi☆Oh! VRAINS". (Página 2).
24/03: Adicionada a informação "Diretor" do anime "Yu☆Gi☆Oh! VRAINS" (Página 2).
24/03: Adicionado novo trailer de "Shingeki no Kyojin Season 2" (Página 2).
24/03: Faltam menos de 4 horas para o término do sorteio de 5 jogos! Clique aqui para saber como participar. E caso já esteja inscrito nele, aproveite e deixe também um comentário no guia ou voto na enquete porque o movimento aqui tem sido baixo!
24/03: Adicionado novo trailer de "Atom: The Beginning".
24/03: Adicionado o anime "Tsuki ga Kirei" (Página 2).
23/03: Corre que ainda dá tempo: Falta 1 DIA para o término das inscrições no sorteio que dará 5 jogos no mês de aniversário do Animecote! Clique aqui para saber como participar.
23/03: Adicionado novo trailer de "Sin: Nanatsu no Taizai" (Página 2).
23/03: Adicionado novo trailer de "Oushitsu Kyoushi Haine".
23/03: Adicionada a informação "Site oficial" do anime "Beyblade Burst God".
23/03: Adicionada a informação "Data de estreia" do anime "Duel Masters (2017)".
23/03: Adicionada a informação "Estúdio" do anime "Makerunai!! Aku no Gundan!".
23/03: Adicionada a informação "Data de estreia" do anime "Natsume Yuunjichou Roku".
22/03: Adicionado o anime "Warau Salesman New" (Página 2).
22/03: Adicionado o anime "Alice to Zouroku".
21/03: Adicionado o anime "Kabukibu!".
20/03: Animes que planejo adicionar nos próximos 3 dias: "Alice to Zouroku", "Kabukibu!" e "Clockwork Planet".
19/03: Corrigidos vários pequenos erros de digitação e formatação.
19/03: Corrigido o link da informação "Trailer" do anime "Sin: Nanatsu no Taizai", que levava a um vídeo de outra animação da temporada passada. 
19/03: Corrigido o link da informação "Trailer" do anime "Frame Arms Girl", que levava a um vídeo de outra animação da temporada passada. 
19/03: Conforme apontado nos comentários, foi corrigido no texto do anime "Makerunai!! Aku no Gundan!" um pequeno erro em relação a um dos personagens dublados por Kappei Yamaguchi.
19/03: Adicionado novo trailer de "Re: Creators".
19/03: Revisão de todos os textos e links em andamento.




**********

Formato: TV (10 min. por episódio)
Data de estreia: 15/04
Estúdio: Oriental Light and Magic
Diretor: Yo Miura
Gênero: Comédia
Tema: Escolar
De onde saiu: Mangá, 3 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Se em outro anime mais adiante teremos um professor (baixinho) muito inteligente, aqui será visto o extremo oposto: Baseado num mangá publicado desde 2015 na revista infantil CoroCoro Comic ("Doraemon", vários títulos de "Pokemon"), "100% Pascal-sensei" trará como protagonista um professor do ensino fundamental que é tão estúpido, mas tão estúpido, que mal consegue escrever direito seu próprio nome - apesar disso ele faz o que bem entende na sala de aula, e pela imagem acima e trailer dá pra perceber que não estamos falando de um ser humano.

Não há nada traduzido de seu mangá, e comentários rasos a seu respeito que achei por aí apenas informam que trata-se de uma comédia gag cheia de reações exageradas e diálogos barulhentos. Seu autor, o mangaká Yuuji Nagai, já teve outra obra sua adaptada para a televisão em 2008, nesse caso "Penguin no Mondai", um mangá de 15 volumes publicados entre 2006 e 2012 que narrava a vidinha de Beckham Kinoshita, um pinguim do ensino fundamental que adorava hambúrgueres e batatinhas - que absurdo um personagem desses num mangá infantil, incentivando a obesidade entre crianças! (estou brincando, viu)

Agora, se tiver mesmo visto os trailer linkados (porque tal estreia é do tipo que a maioria dos leitores passa batido ao ver só a imagem), perceberá que metade do primeiro é sobre outro anime de nome "Puripuri Chii-chan!!", o qual se encontra logo abaixo no guia: A razão disso é que ambos farão parte de um novo bloco de animes criado pelos canais MBS e TBS que será chamado de "Anime Saturday 630" e terá uma hora de duração nas manhãs de sábado - há também uma terceira estreia intitulada "Tomica Hyper Rescue Drive Head", e este novo bloco surge após a extinção do longevo "Nichigo", programa que exibia animes nesses mesmos dois canais nas manhãs de domingo desde 1983, quando começou sua transmissão passando o clássico "Macross". Já o segundo link é, por mais estranho que possa parecer, do sexto episódio do anime, que ficará à disposição online até o dia 15 de abril porque desde outubro do ano passado tem sido lançado um episódio por mês pela internet (que são deletados dias antes da estreia do próximo, e parece que são os mesmos a serem exibidos na televisão). Nele o professor Pascal vai todo orgulhoso com um de seus alunos, Hayato, ver como ficou justamente o seu próprio anime, porém logo se desanima ao descobrir que este é de baixíssima qualidade, isso enquanto o produtor da série tenta dar mil e uma desculpas para explicar o ocorrido antes de acabar fugindo da sala de exibição...

Produzido pelo estúdio Oriental Light and Magic, "100% Pascal-sensei" traz Yo Miura na direção, Ryouichi Mori na supervisão de roteiros, Shunsuke Takizawa na trilha sonora e Kazumi Sato ("Initial D: Third Stage", vários filmes de "Pokemon") no "character design". 


**********

Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Fanworks
Diretor: Ryousuke Aoike 
Gênero: Comédia / Sci-fi
De onde saiu: Jogo para dispositivos móveis
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Baseado num jogo que ainda será laçado para dispositivos Android e iOS durante a primavera, "Akindo Sei no Little Peso" se passa em Akindo, o planeta que mais arrecada dinheiro em todo o universo (paraíso fiscal?). Nele, o príncipe Peso - o baixinho da imagem acima - leva uma vida de vagabundo ao jogar em seu smartphone o dia inteiro e gastar fortunas nesses jogos realizando micro transações, porém o rei cansado dessa situação ordena que o filho faça uma viagem espacial e traga todo o dinheiro do universo até ele. A partir desse ponto, Peso conhecerá diversos alienígenas e se envolverá em batalhas empresariais(?).

O irônico nisso tudo é que, no site desse futuro jogo sobre um príncipe viciado em joguinhos de celular que de gratuitos não têm nada, já é possível ver explicações sobre os itens e vantagens que poderão ser comprados nele - e há inclusive um evento ocorrendo desde fevereiro onde, de acordo com o número de retweets feitos nessa mensagem, serão sorteados prêmios como câmera instantânea, massageador de pés e itens a serem usados dentro do jogo

Confesso que é a primeira vez que vejo um massageador desses, que pelo menos nesta foto não parece ser muito cômodo na prática...

A ser produzido pelo estúdio Fanworks ("Aggressive Retsuko", "Gakkatsu!"), que só cuida de animações de curta duração, "Akindo Sei no Little Peso" virá com Ryousuke Aoike tanto na direção, quanto na supervisão de roteiros.


**********


Formato: TV
Data de estreia: 02/04
Estúdio: J.C. Staff
Diretor: Katsushi Sakurabi ("Flying Witch", "Kami-sama no Memo-chou", "Lostorage incited WIXOSS", "Uragiri wa Boku no Namae o Shitteiru")
Gênero: Drama / Fantasia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 7 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

Quando começo a coletar as primeiras informações para estes guias eu uso o MyAnimeList como base para saber quais estreias possuem material traduzido: Faço isso vendo o número de usuários que adicionaram em suas listas o respectivo mangá ou light novel dela, e caso a quantidade seja muito baixa pode ter certeza de que não acabará achando nenhuma tradução dele - e me desanimei quando vi que o mangá de "Alice to Zouroku" havia sido adicionado por apenas seis usuários até o momento...

Não que eu estivesse assim tão empolgado em ler seu mangá, mas convenhamos que não é nada comum ver em animes um par de protagonistas formado por um senhor de idade ranzinza e uma garotinha loira que ele passa a cuidar por certos motivos.

Tal obra é publicada desde 2012 na revista seinen Monthly Comic Ryuu ("Monster Musume no Iru Nichijou") por Tetsuya Mai, que ganhou com este título a categoria dedicada a mangakás novatos na 17ª edição do "Japan Media Arts Festival" em 2013. Sua trama ocorre num mundo onde certas garotas possuem um poder chamado "O Sonho de Alice", que as permitem fazer coisas que vão contra as leis da física, como voar ou materializar objetos e armas, por exemplo - a pequena Sana é uma delas, e no começo a vemos escapar de um avançado laboratório onde estas crianças são trancafiadas e tratadas como cobaias. Nesta sua fuga a garota conhece Zouroku Kashimura, um idoso que trabalha numa floricultura com sua neta Sanae, e a partir disso este rígido, porém bondoso senhor passará a cuidar de Sana enquanto tenta decidir o que fazer com ela.

Cheguei a baixar 3 volumes do mangá em japonês, porém preferi ver só o primeiro para evitar muitos spoils - apesar de que eu estaria mentindo caso dissesse que entendi a fundo mais de 40% da história. Posso no mínimo falar que, após Zouroku e Sana se encontrarem pela primeira vez numa loja de conveniência - onde a garota se mostra espantada com o "mundo de fora" do laboratório e já revela pra ele seus poderes -, a dupla rapidamente esbarra com Asahi e Yonaga Hinagari, duas irmãs gêmeas também usuárias do "Sonho de Alice" que possuem habilidades diferentes aos dela. Após muita confusão e destruição, o próprio Zouroku interrompe tudo dando belos cascudos e sermões nas três garotas, deixando claro que não será um velho bondoso e molenga só porque um bando de lolis começaram a surgir do nada na sua frente, e em seguida o mangá esfria os ânimos ao mostra-lo tentando compreender melhor a origem de Sana enquanto esta passa a morar na casa dele com sua neta (que mora com o avô porque perdeu os pais quando criança) - no primeiro volume surgem ainda pequenos flashbacks de uma tragédia envolvendo a garota anos atrás, além de breves diálogos entre pessoas que fazem parte da organização que a mantinha em confinamento.

Claro que esse meu comentário é muito por cima, contudo o início do mangá me pareceu uma mescla de slice-of-life suave com um potencial drama a ser desenvolvido aos poucos - e como eles poderão apelar nisso ao ter um velho e uma criança de protagonistas, hein! Quanto aos demais personagens, a maioria não tem descrições muito interessantes no site oficial (e eu não consegui traduzir todos os textos...), valendo a pena citar somente Ryuu Naitou, um policial velho amigo de Zouroku que está investigando e parece conhecer alguns segredos sobre o laboratório de onde veio Sana; e Shizuku Ichijou, membro de uma tal "Cabinet Information Research Office Special Duty Forces Squad B" (!) que é usuária do "Sonho de Alice" e, curiosamente, pode usar exatas 666 armas e 13 livros mágicos.

A ser produzido pelo estúdio J.C. Staff e com previsão de ter um episódio especial de 1 hora de duração em sua estreia, "Alice to Zouroku" virá com Katsushi Sakurabi na direção, Fumihiko Takayama ("Aoi Hana") na supervisão de roteiros, TO-MAS ("Flip Flappers") na trilha sonora e Kazunori Iwakura ("Ai Yori Aoshi", "Magimoji Rurumo") no "character design".


**********


Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Fanworks
Diretor: Rareko ("Eikoku Ikke, Nihon o Taberu", "Gakkatsu!")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
Tema: Escolar
De onde saiu: Web manhua.
Trailer: Clique aqui e aqui (o segundo link é o episódio de estreia exibido na China)

E a invasão chinesa já começou cedo no guia: Baseado num web manhua cujas tirinhas são publicadas desde 2014 no site Kuaikan Manhua, "Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai!" possui como protagonistas Shi Fen (a ser dublado pelo popular Yuuichi Nakamura) e Shi Miao (Sora Amamiya), dois irmãos que se importam e cuidam um do outro apesar das constantes discussões, das brincadeiras estúpidas dele e dos frequentes atos de violência dela. Há no momento 79 tirinhas à disposição no site gratuitamente, e elas por ora já foram publicadas em dois volumes físicos.

Um dos anúncios desse anime diz que a obra original é focada principalmente no amor fraterno e, curiosamente, em comida - o que de início achei estranho, mas após ver um pouco do manhua deu pra perceber que muitas historinhas deste casal de irmãos mostram eles ou preparando, ou brigando por comida mesmo, tais como essa, essa e essa por exemplo (peguei 3 que dá pra entender sem precisar ler os diálogos), onde a piada de maior recorrência é ele tentando tirar vantagem da situação e ela, simplesmente, socando, estrangulando ou derrubando o irmão no chão no final. É ainda possível vê-los brigando durante um mero jogo de cartas ou em qualquer outra situação que possam imaginar entre dois adolescentes membros de família, porém também flagrei aqui e ali várias tirinhas mais suaves que retratam o quão Fen e Miao se dão bem e se ajudam quando precisam, seja na fase atual de suas vidas ou na época da infância. Por fim, outro tema que parece ser abordado com maior intensidade a partir da metade do material existente hoje é o amor, em especial a paixonite de Miao por Kai Xin (Kensho Ono), melhor amigo de seu irmão - clique aqui e aqui para ver duas pequenas histórias mostrando o quão a garota fica toda perdida ao lado do rapaz.

Incesto ou pseudo incesto? Não, nada, e foi isso que achei mais legal neste manhua. Não sei dizer se o anime de baixíssimo orçamento será tão interessante quanto aparenta o pouco que vi no site, mas só por não se apresentar com um incesto forçado já o faz ganhar alguns créditos na minha visão.

A propósito, entre todas as tirinhas em que passei esta me foi de longe a melhor, onde os irmãos desistem de entrar num restaurante que está oferecendo comida de graça (ou com grande desconto, não entendi ao certo) para casais no Dia dos Namorados, e no fim o garoto chama o melhor amigo para fingir que estão juntos, protagonizando assim duas cenas bem cômicas...

A ser financiado pela Tencent (empresa chinesa que atua em diversos ramos, desde o entretenimento em geral a serviços adicionais de internet e telefonia móvel) e produzido pelo estúdio Fanworks ("Aggressive Retsuko", "Gakkatsu!")"Ani ni Tsukeru Kusuri wa Nai!" virá com Rareko tanto na direção, quanto na criação dos roteiros (é um bom nome para séries de curta duração).


**********

Formato: TV
Data de estreia: 15/04
Estúdio: Oriental Light and Magic / Production I.G / Signal MD
Diretor: Katsuyuki Motohiro ("Psycho-Pass")
Gênero: Ação / Sci-fi
De onde saiu: Mangá, 4 volumes, em andamento - spin-off do mangá de 1952.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Primeiro, uma breve(?) explicação: Aos que não são familiarizados, "Tetsuwan Atom" - ou como é mais conhecido no ocidente, "Astro Boy" - é um mangá de 21 volumes publicados entre 1952 e 1968 por Osamu Tezuka (1928-1969), mangaká renomado que influenciou bastante tal mídia com seus trabalhos. Nesta obra em particular cuja história se passa no início do século 20 o protagonista é Atom, um robô criado pelo Ministro da Ciência e roboticista Umatarou Tenma como uma tentativa de substituir seu filho Tobio, que foi morto em um acidente de carro. Tenma o programou para ser uma máquina bondosa e gentil (apesar de possuir habilidades como força equivalente a 100 mil Cv, luzes de alta intensidade em seus olhos, super audição, tradução instantânea de várias línguas, metralhadora retrátil em seus quadris e por aí vai), contudo logo percebe que Atom não seria capaz de cumprir sua "missão" uma vez que não poderia crescer ou realizar expressões - por conta disso, ele acaba sendo rejeitado e vendido para Ham Egg (personagem muito recorrente nas obras de Tezuka, principalmente no papel de vilão), um cruel diretor de um circo de robôs.

Após certo tempo Atom conhece o professor Ochanomizu, novo Ministro da Ciência que decide tira-lo do circo, se tornando seu guardião. Percebendo suas habilidades e a capacidade e interesse dele em experimentar emoções humanas, o professor coloca o robô para combater o crime - e era através desse cenário que Tezuka inseria várias lições de moral e criticas a sociedade, postura frequente em seus títulos.

O mangá gerou um anime de 193 episódios em 1963 (que foi o primeiro na história a ocupar um bloco de meia hora na televisão), outro de 50 episódios em 1980 e mais um de 50 em 2003 - os dois últimos já possuem vários pontos em si que os diferem da trama original. Ainda posso citar, entre outras adaptações, uma história em quadrinhos americana de 1987, um mangá de 3 volumes de 2003 e um não muito bem recebido filme em CG de 2009.

Okay, agora voltemos a atenção para o título que se baseia este anime.

Iniciado em 2014 na revista seinen Shogakukan Monthly Hero, "Atom: The Beginning" é de autoria de Tetsuroh Kasahara ("RiderBack") e supervisionado pelo próprio filho de Tezuka, Makoto Tezuka. Dá pra dizer que sua história ocorre antes de "Tetsuwan Atom", porém seu cenário quase não tem ligação com o enredo original: Aqui conhecemos um Japão que, após sofrer uma inexplicável catástrofe cinco anos atrás, tornou-se um país onde a tecnologia robótica se desenvolveu intensamente com o pretexto de revitalizar a nação e sua economia - isso tem lá seus apoiadores, bem como aqueles que são contra essa tendência devido ao domínio crescente dos robôs em diversas áreas. Ochanomizu e Tenma são dois jovens pesquisadores que estudam robótica na universidade de Nerimae atualmente estão dedicando seu tempo com Six, a sexta versão de um robô que eles usam para desenvolver um projeto sobre Inteligência Artificial e que o mangá anuncia como o predecessor de Atom. Por falarem e agirem de maneira tão emocional em um campo no qual a racionalidade predomina, a dupla é vista com descrédito por seus colegas de universidade, e dentre outros personagens que são rapidamente apresentados temos Moriya, um muito elogiado estudante cadeirante que é tratado como rival por Ochanomizu e Tenma (aquilo de visões tão opostas sobre o mesmo assunto); e Ran e Motoko, respectivamente irmãs mais novas de Moriya e Tenma - a primeira é uma adolescente quietinha que adora robótica tanto quanto o irmão, e a segunda uma bela e mimada mulher que faz sucesso com o sexo masculino, entretanto se encontra numa situação inédita ao se interessar por um nerd (Tenma...) que mal lhe dá bola...

O mangá possui poucos 6 capítulos traduzidos, e digo-lhes que, se eles não abordam o que deverá ser o argumento central da obra, ao menos apresentam algumas boas ideias. Exibindo um estilo de humor ingênuo e até bobinho em alguns momentos (talvez por influência do filho de Tezuka), posso resumir seus eventos em um ataque feito por um robô misterioso sobre Ran, que é defendida pelo ainda em fase de testes, mas já competente e forte Six; um bico como carregadores de móveis feito pelo trio principal a fim de arrecadar fundos para sua pesquisa (cientistas desacreditados = pouca verba, sabem como é), trabalho esse em tese simples que se complica quando Six precisa agir para impedir que um caminhão descontrolado cause um grave incidente; e por último, um brutal torneio de lutas entre robôs onde Six é inscrito por seus donos devido ao generoso prêmio em dinheiro - e a esse ponto ficou claro que ele possui uma tremenda força, porém, ao levar as ordens de Tenma ao pé da letra e aproveitando as regras vagas do torneio que apenas dizem que um robô perde ao não ser mais capaz de mover-se, Six acaba ganhando suas lutas simplesmente desabilitando os rivais de se locomover ao retirar suas peças vitais (ou pilotos!), algo que de início irrita os espectadores ávidos por ver máquinas se destroçando, mas logo mudam de ideia e passam a torcer pro franzino "Filho bondoso da ciência", apelido esse dado pelo romântico Ochanomizu. A minha leitura terminou com a conclusão do confronto entre o futuro Atom e um robô, tecnologicamente muito avançado, que venceu o torneio nos últimos dois anos e que Ran identifica como sendo aquele que a atacou. Nesta hora Six mostra de novo como raciocina de modo mais diferente e independente, igual ao que seus criadores ambicionam com a AI que estão desenvolvendo, ao tentar dialogar para saber a razão de ter feito isso, conduta essa que não parece surtir efeito, o obrigando a lutar de todo modo. Não direi como essa parte termina, mas, antes disso os protagonistas já tinham descoberto que a controladora do robô faz parte de uma organização militar, o que deixa ainda mais estranho o fato de pesquisadores jovens terem sido alvos deles.

O que me fisgou na história e me fez dar uma chance ao anime (já que pelo mangá nem tenho mais o que ler mesmo) foi justamente esse último "arco", que trouxe boas reviravoltas, uma pitada de ação mais empolgante e uma série de dúvidas jogadas ao ar que podem - ou não - incrementar seu enredo. O mistério por trás da tal catástrofe de cinco anos atrás, o interesse de uma organização militar por Tenma e Uchanomizu, a importância e envolvimento que o "rival" deles, Moriya, poderá ter mais a frente, a personalidade criada em cima do "gentil e educado robô" protagonista Six, a ambientação de uma sociedade na qual a robótica faz parte do dia a dia das pessoas... Não são elementos nada originais, mas com exceção da comédia que em certas cenas achei besta eu gostei da montagem deles. Parece por enquanto bem "assistível" como anime, ainda que nunca tenha tido paciência de ver muitos episódios da série que o inspirou (podem elogia-la e etc, mas é bastante datada)...

A ser produzido pelos estúdios Oriental Light and Magic, Production I.G. e Signal MD, "Atom: The Beginning" virá com Katsuyuki Motohiro como diretor chefe, Tatsuo Sato ("Cat Soup", "Mouretsu Pirates") de diretor assistente, Jun'ichi Fujisaku ("Blood+", "Moshidora") na supervisão de roteiros, Noriyuki Asakura ("Sidonia no Kishi", "Rurouni Kenshin") na trilha sonora e Takahiro Yoshimatsu ("Overlord", "Trigun", "Desert Punk") no "character design".  

**********


Formato: TV
Data de estreia: 07/04
Estúdio: GEMBA / Millepensee
Diretor: Shin Itagaki ("Ben-To", "Devil May Cry", "Teekyuu")
Gênero: Ação / Aventura / Drama / Fantasia / Terror
De onde saiu: Continuação do anime de 216, vindo de um mangá com atuais 38 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Segunda temporada de "Berserk", anime baseado em um famoso mangá seinen ao estilo "dark fantasy" que é publicado irregularmente desde 1989 por Kentarou MiuraEu me isentarei de entrar em detalhes porque nunca vi ou li nada dessa obra e poderia acabar falando algo errado (mesmo porque não consegui achar pela internet comentários muito esclarecedores sobre isso), contudo esta nova adaptação - o mangá já recebeu uma série de TV em 1997 e uma trilogia de filmes entre 2012 e 2013 - foi bastante criticada em sua primeira temporada não só pela questionável animação em CGI de baixo orçamento, como também pela maneira em que adaptou o material de origem, modificando e cortando muita coisa. Vi um número razoável de pessoas dizendo que os últimos episódios foram sensivelmente melhores, mas de igual modo não me aprofundarei nesse ponto.

A equipe de produção segue a mesma, com Shin Itagaki na direção, Makoto Fukami ("Yuri Yuri SanHai!") na supervisão de roteiros, Shiro Sagisu ("Ushio to Tora", "Black Bullet", novos filmes de "Neon Genesis Evangelion") na trilha sonora e Hisashi Abe ("Chobits", Gunslinger Girl", "Wolverine") no "character design". Vale lembrar que no Brasil o mangá de "Berserk" foi primeiro lançado pela Panini a partir de 2005 no formato meio tanko (hoje com 75 volumes), e depois em 2014 começou a ser republicado no formato original, estando atualmente no 15º volume.

**********


Formato: TV
Data de estreia: 03/04
Estúdio: Oriental Light and Magic
Diretor: Katsuhito Akiyama ("Bastard!!", "Inazuma Eleven", "Pumpkin Scissors")
Gênero: Ação / Aventura / Sci-fi
Tema: Esporte
De onde saiu: Franquia "Beyblade", continuação do anime de 2016.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Nona série de TV de "Beyblade", franquia iniciada através de um mangá em 1999 que serviu de divulgação ao brinquedo de mesmo nome, semelhante a um pião, cujas vendas começaram em 2000 - o primeiro anime, "Bakuten Shoot Beyblade", veio logo depois em 2001 e teve ao todo 3 temporadas, e em 2009 estreou "Metal Fight Beyblade", uma nova saga representando a segunda geração de brinquedos criada pela empresa Takara Tomy que rendeu outras 4 temporadas até 2012. Houveram ainda dois filmes em 2002 e 2008 e duas séries de TV spin-off coproduzidas entre Japão e Canadá, porém só exibidas no ocidente, intituladas "BeyWheelz" e "BeyWarriors: BeyRaiderz". "Beyblade Burst God", por sua vez, será continuação direta de "Beyblade Burst", anime que se encerrará agora em março com 48 episódios e que serviu, junto com projetos em outras mídias, para promover a terceira geração das Beyblade, que agora se desmontam ao sofrerem um golpe mais forte e vem acompanhadas com um dispositivo que mede a velocidade dos lançamentos e registra as vitórias e derrotas do jogador, sendo possível repassar tais dados para este site que reúne rankings de jogadores de todo o mundo - clique aqui para ver o vídeo de um homem (que precisa urgentemente cuidar de suas unhas) explicando em detalhes as novidades dessa geração, e aqui para assistir outros dois realizando alguns confrontos. 

Por ora só foi confirmada permanência de Katsuhito Akiyama na direção, porém o provável é que não hajam mudanças na equipe principal por conta da estreia de uma temporada ser tão próxima do encerramento da outra.



**********

Formato: TV
Data de estreia: 01/04
Estúdio: Bones
Diretor: Kenji Nagasaki ("Classroom Crisis", "Gundam Fight  Builders", "No.6")
Gênero: Ação / Aventura / Comédia
Tema: Escolar / Sobrenatural
De onde saiu: Continuação do anime de 2016, vindo de um mangá com atuais 12 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui, aquiaquiaquiaqui e aqui

Segunda temporada de "Boku no Hero Academia", anime baseado num mangá shounen publicado desde 2014 na Weekly Shounen Jump ("Assassination Classroom", "One Piece", "Gintama") cujo protagonista é Izuku Midoriya, um jovem que desperta tardiamente poderes especiais e que estuda numa prestigiada academia dedicada ao treinamento de novos heróis.

Produzido pelo estúdio Bones, a equipe seguirá a mesma, com Kenji Nagasaki na direção, Yousuke Kuroda ("Gundam Build Fighters", "High School of the Dead", "Jormungand") na supervisão de roteiros, Yuuki Hayashi ("Blood Lad", "Death Parade") na trilha sonora e Yoshihiko Umakoshi ("Saint Seiya Omega", "Mushishi", "Casshern Sin", "Berserk") no "character design".

Por fim, o anime estreia dia 1º de abril, mas uma semana antes, no dia 25 de março, será exibido um episódio especial que recapitulará os eventos da primeira temporada com a adição de algumas cenas novas.


**********


Formato: TV
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Studio Pierrot
Diretor: Noriyuki Abe ("Bleach", "Divine Gate", "Flame of Recca", "Kuroshitsuji: Book of Circus")
Gênero: Ação / Aventura / Comédia
Tema: Super poderes
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, em andamento - continuação do anime de 2007.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Continuação de "Naruto Shippuuden", anime sobre o famoso ninja de roupa laranja Naruto Uzumaki que terminará agora dia 23 de março com incríveis 500 episódios - mais do dobro de seu antecessor, "Naruto", que teve 220, enquanto que o mangá do qual os dois se basearam foi finalizado em 2014 com 72 volumes (todos já lançados no Brasil pela Panini, porém em 2015 deram início a publicação de uma edição de luxo intitulada "Naruto Gold"). Aqui o protagonista será o filho dele, Boruto Uzumaki, que tomará o lugar do pai como protagonista após este ter enfim conseguido se tornar no maior ninja de todos.

Por tratar-se de uma sequência, eu mal me dei ao trabalho de ler os poucos 10 capítulos disponíveis de seu mangá, cuja publicação teve início em maio do ano passado na Weekly Shounen Jump, mesma casa de "Naruto" - e vale ressaltar que o mangaká da obra principal Masashi Kishimoto atua somente como supervisor neleenquanto que Mikio Ikemoto (um ex assistente seu) está cuidado da arte e Ukyou Kodachi da história. Além disso, "Boruto: Naruto Next Generation" apresentará uma trama original desde o começo,
porém não sei dizer se em algum momento ela adaptará ou terá ligação seja com o filme "Boruto: Naruto the Movie" (lançado em 2015 com roteiro criado pelo próprio Masashi), seja com o mangá que, tendo em vista o material disponível hoje, mal daria mesmo para preencher sequer uma série de 12 episódios.

A ser produzido pelo Studio Pierrot ("ēlDLIVE", "Sousei no Onmyouji"), o anime virá com o veterano Noriyuki Abe como diretor chefe, Hiroyuki Yamashita de diretor assistente, Makoto Uezu ("Akame ga KILL!", "Kuzu no Honkai", "Seto no Hanayome") na supervisão de roteiros, -yaiba- ("Tiger Mask W") com Yasuharu Takanashi ("All Out!!", "Fairy Tail", "Gantz", "Jigoku Shoujo") na trilha sonora e Hirofumi Suzuki com Tetsuya Nishio ("Naruto", "Jin-Rou") no "character design".

**********


Formato: TV (1 min. por episódio)
Data de estreia: 11/03 (já estreou)
Estúdio: Kachidoki Studio
Diretor: Takeshi Onaka ("Nar Doma")
Gênero: Comédia
De onde saiu: Animação original.
Site oficial: Clique aqui

A ser exibido no meio de um programa de variedades do canal regional Kansai TV, "Buppu no Mainichi" focará no atribulado dia a dia de um gato que começa a morar com 10 cachorros na mesma casa - pobre bichano! Tal cenário foi inspirado na vida real de Tetsuya Kakihara ("Fairy Tail", "Tengen Toppa Gurren Lagann", "Yowamushi Pedal"), cantor e dublador que possui vários animais de estimação e chegou de fato a adotar um gato quando já haviam tantos cachorros reunidos sob o mesmo teto (aliás, o felino se adaptou com poucos sobressaltos).

Produzido pelo Kachidoki Studio ("Neko no Dayan"), que só cuida de animações curtas, "Buppu no Mainichi" virá com Takeshi Onaka na direção. 


**********

Formato: TV
Data de estreia: 05/04
Estúdio: Silver Link
Diretor: Hideki Tachibana ("BlazBlue Alter Memory", "Dragon Crisis!", "H2O ~ Footprints in the Sand~")
Gênero: Ação / Comédia
Tema: Ecchi / Escolar
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Um rapaz defendendo sua masculinidade de um bando de garotas boas de briga.

Adaptação de um mangá shounen publicado desde 2014 na revista Monthly Shounen Ace ("Tokyo ESP", "Deadman Wonderland"), a trama de "Busou Shoujo Machiavellianism" se passa na Private Aichi Symbiosis Academy, uma escola só para garotas que, quando começou a aceitar a entrada de homens, suas alunas temerosas pela mudança pediram autorização para carregar pequenas armas brancas como meio de proteção - algo que foi prontamente aceito, e com isso também foi formado o "Supreme Five Swords", um grupo de vigilância cujas cinco integrantes possuem permissão especial para portar espadas de verdade.

Tal sistema acabou dando tão certo que, eventualmente, a escola passou a incentivar a vinda de alunos problemáticos de outras instituições, com o intuito de que nesse local eles pudessem ser repreendidos e devidamente corrigidos por tal grupo - e é neste ponto que chegamos a Fudou Nomura, estudante que foi expulso de sua escola anterior após fazer parte de uma grande briga. Logo em seu primeiro dia de aula o jovem é cercado por uma das integrantes do Supreme Five Swords e recebe duas opções: Ou ele saísse da Aichi Symbiosis Academy imediatamente, ou então aceitasse ser corrigido igual aos demais rapazes da instituição, que são obrigados a se vestir e agir como garotas.

Pois é, isso mesmo que leram.

E não imaginem que estamos falando das perfeitas traps em 2D das quais temos toda temporada (amém!), mas sim garotos que não ficam lá muito bem de maquiagem, sabe. Qual foi a resposta de Nomura para essa proposta que, de uma maneira ou de outra, iria ferir sua dignidade? 

Logicamente, ele não aceita nenhuma das opções, e como consequência o vemos entrar em confronto ainda no primeiro capítulo do mangá com Rin Onigawara, uma das integrantes do Supreme Five Swords - garota essa conhecida por ser tão impiedosa que sua sala é de longe a que tem menos estudantes, visto que ela geralmente consegue fazer os garotos desistirem de permanecer numa escola que, convenhamos, poderia ter encontrado outra método mais pacífico de resolver possíveis conflitos num local que começou a aceitar alunos do sexo masculino.

Ah, sim, essa luta e as futuras se resumem a longos diálogos e wall of text (tipo os meus só que mais chatos) descrevendo calculados movimentos e golpes baseados em artes marciais diversas - claro que com toques infinitos de exagero e romantismo, porque caso contrário o protagonista Nomura, que dizem ter ferido mais de 40 pessoas em sua antiga escola, não seria capaz de ter este golpe como arma secreta para derrotar Onigawara.

E que desfecho mais imprevisível, no fim os dois se beijam sem querer por conta da intromissão de uma terceira pessoa, para desespero daquela que diz odiar homens, porém agora ficará toda embaraçada em 80% das cenas que tiver ao lado desse encrenqueiro que ela não cansa de chamar de idiota, rude, mal educado, playboy, superficial...

Okay, eu não gostei nem um pouco de "Busou Shoujo Machiavellianism", tanto que agradeci quando terminei de ler os poucos 10 capítulos traduzidos na ocasião. Além da premissa estúpida, também não achei graça alguma tanto nas lutas, quanto no desenrolar caótico dos argumentos que vão sendo apresentados - posso dizer que meu problema mesmo foi com o cenário "battle school" em um todo, que quando vejo numa obra já obtenho um forte preconceito contra ela, sendo muito difícil supera-lo. Como a comédia fraca, os personagens e suas ações não ajudaram nisso, a ideia não colou pra mim, contudo deve agradar quem quiser apenas ver garotas excêntricas e boas de briga empunhando espadas numa história com teor ecchi ocasional, e devo ao menos admitir que ter um protagonista masculino badass e folgado no meio é muito melhor do que um líder bobalhão e ingênuo (mesmo porque se ele não fosse assim já teria "se tornado" uma garota faz tempo nessa escola!)

Somente apresentando um pouco dos próximos eventos que seguirão a luta de Nomura com a guria da máscara (ah, ela tem um motivo sério para usa-la, qualquer hora abordarão algum trauma do passado sobre isso), o argumento inicial será a de que o protagonista, para obter permissão de sair da escola e não ficar trancafiado o dia todo, precisará preencher um cartão com os carimbos de cada um dos membros do Supreme Five SwordsOnigawara lhe revela isso e até já concede seu carimbo depois de cair na sua lábia (ou mal interpretar sua frase, pra ser exato), e como de praxe a cena entre os dois termina com novo mal entendido. Será assim tão fácil com as outras quatro? Não, e é aqui que surge a deixa para que Nomura seja obrigado a duelar com cada uma delas, isso após enfrentar duas garotas de péssimo trabalho em equipe que são algo como favoritas das principais, com direito a pantyshot no final. Kirakujou Mary será a segunda da lista, uma francesinha que usa um florete como arma e que protagonizará outra luta cheia de tagarelice - apesar de acabar perdendo de um modo um tanto idiota, ela ainda assim apela com seu decote para conceder o carimbo a Nomura, porém Onigawara (que decide seguir o rapaz aonde ele for) interrompe essa libertinagem.

A baixinha e irritante Warabi Hanasaka é a próxima, contudo ela cria um desafio onde Nomura terá que primeiro passar por suas subalternas em um terreno diferente, neste caso uma luta de sumô - quer ver Kirakujou e Nomura (as duas decidem ajuda-lo já que não concordam com as ações da Warabi) vestindo envergonhadas o mawashi com o auxílio do protagonista? Clique aqui. E, se isso já não era esperado, imagine descobrir que Nomura, na verdade, terá de enfrentar Kyoubou, o animal de estimação dela que é um urso enorme! E mais surpreendente ainda é ver que ele combate o grandalhão de igual pra igual...

Pronto, parei com os spoils. A tradução do mangá se encontra na véspera da luta com a quarta integrante, Satori Tamaba, e durante os eventos que citei há aparições de Kirukiru Amou, personagem que aparenta ser a mais, ou uma das mais fortes da escola - porém não faz parte do Supreme Five Swords - e que tem ligações com o passado de Nomura. Pelos motivos já ditos acima eu nem chegarei perto do anime pois o tema, elenco, humor e ação não foram do meu gosto em momento algum, mas espero que o texto, assim como tento nos demais de animes onde li parte da obra original, tenha ajudado a tomar a mesma decisão ou confirmado sua vontade em assisti-lo.

A ser produzido pelo estúdio Silver Link ("Masamune-kun no Revenge", "Brave Witches"), "Busou Shoujo Machiavellianism" virá com Hideki Tachibana na direção, Kento Shimoyama ("Taimadou Gakuen 35 Shiken Shoutai", "Binbougami ga!") na supervisão de roteiros, Hiromi Mizutani ("Jigoku Shoujo", "Non Non Biyori") na trilha sonora e Shoko Takimoto ("Chaos Dragon") no "character design".


**********

Formato: TV (4 min. por episódio)
Data de estreia: 04/04
Estúdio: Gathering
Diretor: Mankyuu ("30-sai no Hoken Taiiku", "Donyatsu", "Puchimas!: Petit iDOLM@STER", "Tono to Issho")
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá 5 volumes, em andamento - spin-off do anime de 2015.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui

Spin-off de "The iDOLM@STER Cinderella Girls", anime de 2015 que obteve duas temporadas pelo estúdio A-1 Pictures e que é baseado numa franquia multi-mídia iniciada em 2005 em um jogo arcade onde, como objetivo principal, você tinha de cuidar da carreira de garotas aspirantes a idols. Para ser mais preciso, o primeiro jogo recebeu uma horrível adaptação "livre" em 2007 chamada "iDOLM@STER Xenoglossia" (idols usando mechas para proteger a Terra da queda de meteoros, uau) e outra mais fiel em 2011 intitulada simplesmente "The iDOLM@STER", na qual foi narrada a rotina de doze garotas enquanto enfrentavam obstáculos típicos desse ramo, tais como falta de confiança, rivalidade, questões familiares que atrapalham a carreira e poucas oportunidades de trabalho por estarem ligadas a uma agência pequena, dentre outros. Nisso, em 2011 chegamos ao "Cinderella Girls", jogo para dispositivos móveis que foi o primeiro da série voltado a redes sociais e que no momento possui mais de 200 garotas à disposição - ele mescla um sistema de batalha de cartas com a mesma premissa de acompanhar e treinar meninas aspirantes a idols. A sua versão animada trouxe 14 delas como protagonistas, e este spin-off somente retratará estas e outras coadjuvantes em versão chibi num slice-of-life de pura comédia.

Na prática, não há necessidade em ver antes nada da franquia para poder assistir o novo anime, pois no máximo a pessoa não entenderá algumas piadinhas internas em relação ao comportamento das personagens que aqui ganhará uma exagerada.

Por fim, "Cinderella Girls Gekijou" já recebeu um curta em novembro passado para comemorar o aniversário de 5 anos do jogo, bem como possui um mangá em tirinhas 4-koma publicado regularmente no aplicativo dele, que rendeu por ora 5 volumes físicos. Vale citar também que o diretor desta animação, Mankyuu, carrega grande experiência em séries de curta duração e inclusive comandou as duas temporadas em 2013 e 2014 de "Puchimas!: Petit iDOLM@STER", anime que teve o mesmo argumento de apresentar as idols da primeira geração em versão chibi - ele é igualmente baseado noutro mangá, este publicado desde 2008.

Ufa! Não se tem muito o que falar de tal estreia exceto esclarecer sua origem (não há traduções do mangá), e sobre a equipe de produção no estúdio Gathering apenas o nome de Mankyuu foi citado - ele normalmente ocupa os cargos de diretor e roteirista ao mesmo tempo, e caso divulguem algo mais destacarei aqui. 


**********


Formato: TV
Data de estreia: 07/04
Estúdio: Xebec
Diretor: Tsuyoshi Nagasawa ("Haiyore! Nyaruko-san", "Kyo no Gononi", "MM!")
Gênero: Ação / Fantasia / Sci-fi
De onde saiu: Light novel, 6 volumes, em andamento.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aquiaqui e aqui

Adaptação de uma light novel publicada desde 2013 por Yuu Kamiya, brasileiro que quando criança se mudou para o Japão e que já teve outra obra sua transformada em anime (o insano, divertido e de cores berrantes "No Game No Life" em 2014 através do estúdio Madhouse), "Clockwork Planet" apresenta uma trama que se passa em um planeta Terra... Totalmente feito de engrenagens. Tudinho.

Explicando melhor, mil anos atrás ela simplesmente "morreu", tendo os cientistas da época concluído que sua energia, seus recursos naturais, haviam atingido um limite, tornando-a desse modo num planeta estéril onde todo tipo de vida nele seria impossível de continuar existindo após mais alguns anos. Enquanto a maior parte da população permaneceu na Terra esperando pelo fim que parecia inevitável, os humanos que puderam bancar isso se aventuraram em grandes espaçonaves buscando um novo lugar para viver - porém, passados 30 anos um relojoeiro, conhecido somente como "Y", surgiu com uma ideia ridícula, mas que acabou dando certo: Ele criou um intricado maquinário movido pela força gravitacional da lua e formado por inúmeras engrenagens que cobriu todo o combalido planeta, fazendo com que este voltasse a funcionar novamente, ainda que de maneira artificial.

Já na época atual conhecemos Naoto Miura, um garoto de 16 anos que sofre bullying na escola devido ao seu estranho comportamento, visto que possui uma fixação quase que doentia por engrenagens e qualquer aparelho mecânico. Certo dia, enquanto se encontrava na casa que seus pais lhe deixaram ao morrerem anos atrás, uma caixa com uma garota dentro cai do céu de repente, e ele logo descobre que trata-se de uma autômata de alto nível. Para desperta-la, Naoto põe em prática uma habilidade curiosa, que é a de poder ouvir perfeitamente o som feito por engrenagens, mesmo a grandes distâncias. É desta maneira que após 200 anos RyuZU retoma suas atividades, algo que primeiro ela agradece com doces palavras ofensivas(!), depois o salvando de uma casa caindo aos pedaços (o que foi culpa dela...) e, por último, formando de modo bastante sugestivo um contrato de servidão com Naoto, que dará início a uma série de eventos onde esse jovem se tornará o terrorista mais procurado do mundo.

Que virada repentina de situação, hein?

Nesta sinopse na qual fui misturando informações pegas ao ler a light novel e sua razoável versão mangá (vi 1 e 2 volumes de cada, respectivamente) eu já falei boa parte do que poderia no texto, mas em resumo "Clockwork Planet" é uma obra ao estilo "clockpunk" que tem lá um cenário "é assim e pronto, não pergunte mais" que exigirá muita suspensão de descrença do espectador, além de certos vícios otakus que poderão causar suspiros ao serem testemunhados, mas... Ah, até que achei uma história minimamente decente considerando seu gênero e mídia. É boba, incoerente em alguns (vários) pontos e definitivamente não no mesmo nível de "No Game No Life", contudo acredito que no anime poderá entreter um pouco, ao menos nos primeiros episódios - pena que teremos de aturar uma animação meia boca por parte do estúdio Xebec, mas aí é outra questão.

O que se segue com a chegada de RyuZU na vida de Naoto? Logicamente, uma repentina transferência escolar, que causará em sua rotina novos transtornos porque seus colegas acham um absurdo que alguém patético como ele tenha uma garota tão linda lhe paparicando - mas é claro que possíveis engraçadinhos terão de pensar duas vezes antes de fazer qualquer coisa, visto que estamos falando de uma robô que pode despedaçar suas roupas (ou cortar sua cabeça se ela assim desejar) num piscar de olhos usando um tipo de foice que sai sabe-se lá de onde. Simultâneo a esta encenação de pseudo comédia escolar nos é apresentada outra dupla, formada por Marie Bell Breguet, uma "Meister" ("mestre" em alemão), termo usado para relojoeiros de primeira classe que tem como objetivo preservar e fazer a manutenção das engrenagens que cercam a Terra; e seu parceiro Vainney Halter, um ex soldado cuja metade de seu corpo é mecânica. Estes dois eram responsáveis por RyuZU, que caiu de um avião e nunca pôde ser consertada por eles (isso quando o protagonista fez o reparo nela em somente 3 horas), e ao acharem-na ao lado de um fanático por máquinas dono de audição impecável, os quatro se unem para resolver um grande problema, que é salvar 20 milhões de vidas ao impedir que a cidade de Kyoto seja "purgada" - palavra essa usada para quando o maquinário de uma região entra em colapso, fazendo-a cair nas profundezas do planeta morto. Cada cidade possui uma torre central que controla tudo, como ventos, temperatura e clima locais, e Marie tentará usar Naoto para descobrir o defeito nela que está criando uma sequência de anormalidades em Kyoto.

Isso, aliás, tem intrigas políticas no meio envolvendo militares e uma tentativa de manchar a reputação da associação internacional dos "Meister", bem como a de Marie e sua família. A situação se resolve de algum modo, havendo nisso lutas contra robôs gigantescarro partido ao meio para evitar que fosse atingido por artilharia pesadacontrole do tempo a fim de derrotar outras máquinas inimigas e técnicas um tanto questionáveis para consertar a tal torre. Vale ressaltar ainda que no final Marie e Halter se transferem para a escola de Naoto com o intuito de ficar perto dele e da RyuZU (...), e ela o convida a tornar-se um "terrorista" para impedirem juntos casos semelhantes, já que por certos motivos durante esse incidente Marie perdeu seu título como "Meister", virando uma cidadã comum. Só houveram cenas breves, tanto no mangá, quanto na light novel, adiantando isso, contudo passado um mês estes quatro ressurgirão com o blefe de que congelarão a região de Akibahara nos próximos dias pois agora são capazes de controlar as engrenagens dela, o que os faz se tornarem alvos das autoridades. O que realmente está por trás das intenções do grupo e como obtiveram esse poder, só se eu continuasse a leitura por mais alguns volumes para ter uma melhor noção.

Por fim, dois pequenos "detalhes": Primeiro, não tardamos a descobrir que RyuZU faz parte da "Initial Y", uma série de autômatas de alta tecnologia que o misterioso "Y" criou, havendo rumores de que se alguém juntar todas - não chegaram a dizer quantas são - ele terá o controle do mundo em suas mãos, tornando-se um herdeiro de "Y" (de repente me lembrei de "Rozen Maiden"...). Segundo, o início do arco seguinte colocou em cena "Anchor", outra autômata que, apesar de RyuZu a chama-la de irmã mais nova, já mostrou que é tão ou mais letal do que ela... - entretanto, o pouco que a vi no mangá neste, digamos, modo "berserker" não faz jus ao seu visual moe exibido na capa do segundo volume da light novel.

É isso.

Meio sem pé nem cabeça? Sim, e olha que nem se tem a dúvida de haver lido uma possível versão mangá mal narrada, porque os dois volumes dela cobrem o único volume da light novel que aguentei ver até o fim - e não existem mudanças entre um e outro quanto aos eventos em si. De início "Clockwork Planet" me desapontou bastante em relação a enredo - não que esperasse muito, mas a bagunça encontrada foi demais -, todavia deu para, ao "desligar o cérebro", achar graça tanto numa potencial waifu da temporada RyuZU boca suja que não percebe o quão ofende todo mundo (principalmente Naoto, aquele que ela obedece cegamente, para delírio do garoto), quanto nas exageradas sequências de ação. Tenho a impressão de que se caso continuasse a leitura eu ficaria mais ranzinza e teria menos pontos a elogiar, mas como isso não ocorreu o anime passou na "repescagem", e irei conferi-lo mesmo que sem muita empolgação.

A propósito, clique aqui se quiser ver algumas imagens tiradas dos dois primeiros volumes da light novel.

Dirigido por Tsuyoshi Nagasawa, "Clockwork Planet" virá ainda com Kenji Sugihara ("Shiki") na supervisão de roteiros, Shuichi Shimamura ("Honey and Clover", "Chaos;HEAd", "Nodame Cantabile") no "character design" e Hanae Nakamura, Kaori Nakano, Satoshi Houno ("Urara Meirocho") e Shu Kanematsu ("Joukamachi no Dandelion") na trilha sonora.


**********

Formato: TV
Data de estreia: 02/04
Estúdio: Ascension
Diretor: Shinobu Sasaki
Gênero: Ação / Aventura / Comédia
Tema: Jogo de cartas
De onde saiu:  Continuação do anime de 2016, vindo de uma série de mangás que, juntando todos os seus títulos, possui atuais 84 volumes.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Décima quarta temporada de "Duel Masters", anime iniciado em 2002 que faz parte de outra franquia da empresa Takara Tomy, dessa vez envolvendo jogos de cartas - esses chegaram ao mercado meses antes da primeira animação estrear, e na verdade tudo isso começou em 1999 com um mangá que teve 17 volumes publicados até 2005 e 84 atualmente se contarmos todas as obras que o sucederam, com o detalhe de que "Duel Masters" era para ser inicialmente um título alternativo baseado em "Magic: The Gathering", popular jogo de cartas (e o mais velho que existe) criado em 1993 pela empresa americana Wizard of the Coast; entretanto, com o tempo os dois títulos se separaram e assim nasceu uma nova franquia cuja jogabilidade é parecida ao do irmão americano. Havendo ainda 3 jogos para Game Boy Advance e 1 para Playstation 2, "Duel Masters" obteve grande sucesso apenas no Japão sob a tutela da Takara Tomy, visto que até hoje somente uma temporada foi exportada para o ocidente e seu jogo de cartas, devido ao baixo número de vendas, também durou pouco tempo fora de terras nipônicas nas mãos da própria Wizard of the Coast, que preferiu anos depois relançar "Duel Masters" nos Estados Unidos com o nome "Kajiudo: Rise of the Duel Masters", marca que gerou novas cartas, jogo online e duas séries de TV muito semelhantes ao seu primo japonês - mas tudo isso também já chegou ao fim em 2014, quando a Wizard of the Coast decidiu interromper a produção de cartas e o suporte ao jogo online...

Pois bem, voltando ao trabalho original ("original" em comparação com "Kajiudo", mas não com "Magic: The Gathering", né...), já informaram oficialmente a sinopse do anime, mas como trata-se de continuação irei ignora-la e dizer apenas que seu novo protagonista será Joe Kirifuda, filho de Katta Kirifuda, personagem que desde 2011 havia substituído seu irmão mais novo (Shobu Kirifuda) no papel principal da franquia - oras, se temos um filho que segue os passos do pai ninja, porque outro não pode continuar a carreira como duelista em jogos de cartas, hein? Fora isso, uma nova versão em mangá baseado nesta temporada teve sua publicação iniciada em fevereiro, e por ora nada foi confirmado em relação a equipe de produção do anime, algo que se divulgarem a respeito atualizarei o texto e grade de informações acima.


**********


Formato: TV
Data de estreia: 15/04
Estúdio: J.C. Staff
Diretor: Youhei Suzuki ("Hentai Ouji to Warawanai Neko.", "Urara Meirochou") 
Gênero: Ação / Aventura / Fantasia
De onde saiu: Light novel, 8 volumes, em andamento - spin-off do anime de 2015.
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui (Leg. em Inglês) e aqui

Spin-off de "Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka", light novel com atuais 11 volumes publicados desde 2013 que obteve uma adaptação através do estúdio J.C. Staff há exatos dois anos - já a light novel da qual este anime se baseia diretamente, por sua vez, teve sua publicação iniciada em 2014 e possui atualmente 8 volumes. Apenas explicando brevemente o cenário das duas obras, elas se passam em Orario, uma cidade ao estilo medieval onde se encontra um labirinto (ou para usar palavra conhecida no meio, "dungeon") com diversos andares nos quais monstros nascem espontaneamente a todo momento, sendo o ganha pão de vários aventureiros locais derrota-los a fim de adquirir experiência e vender os itens que caem deles - cada criatura derruba uma pedra mágica misteriosa que pode ser trocada por dinheiro e usada para a produção de vários objetos do dia a dia, porém às vezes elas também deixam para trás, depois de virarem cinzas, partes de seus corpos que podem ser vendidas ou aproveitadas na melhoria de equipamentos ou criação de poções.

Enfim, tudo é densamente inspirado nos sistemas de jogos de RPG, visto que inclusive a evolução das pessoas ocorre por meio de pontos e rankings divididos em atributos como Ataque, Defesa, Magia, Destreza e por aí vai. Nisso, há ainda o conceito de "Família", praticamente igual a guildas, em que de maneira geral humanos seguem um determinado deus (com o qual convivem normalmente no mesmo plano) e recebem deles bençãos e auxílio no desenvolvimento de suas técnicas, dando em troca disso seja dinheiro ou o que for combinado entre as duas partes - na maioria dos casos estas famílias são formadas por humanos que arriscam suas vidas no grande dungeon da cidade, contudo há exceções como deuses cujos seguidores são todos ferreiros ou lojistas, por exemplo. A obra principal traz como protagonista o ingênuo Bell Cranel, um aventureiro novato de 14 anos e Level 1 que é o único seguidor de Hestia, deusa loli peituda que na época do anime obteve uma popularidade absurda graças, em grande parte, a certo lacinho azul inútil que virou meme internet aforaQue nem já é deixado implícito pelo título da light novel (em tradução literal "É errado tentar pegar garotas em uma masmorra?"), a sonhadora intenção de Bell no início da história era apenas interagir e conhecer garotas em sua jornada, passando-se pelo clássico herói na frente delas enquanto as protege do perigo. Ele realmente acaba realizando (parcialmente) tal desejo, pois com o tempo surge mulheres de tudo que é espécie - deusa loli, elfa, humana, neko - que mostram certa afeição pelo rapaz mesmo este sendo um fracote medroso e tímido do qual, numa ficha de perfil, eu só poderia dizer com muita boa vontade que ele "é um jovem esforçado e de bom coração" - e obviamente este protagonista padrão de light novel vai aos poucos exibindo uma força e sorte fora do comum apesar de permanecer o bobalhão de sempre. O anime de 2015 é uma fantasia medieval com toques leves de aventura e comédia, que não me agradou quase nada tanto pelo seu desenvolvimento pra lá de convencional, quanto pela caracterização fraca de seus personagens.

E finalmente voltando à estreia desta temporada, dentre as admiradoras de Bell temos a protagonista do spin-off "Sword Oratoria" (mais fácil só chama-lo assim), Ais Wallenstein, uma guerreira level 5 - o que é bem alto, pois o maior nível já encontrado nos primeiros volumes das light novels é 6 - que possui certa dificuldade em se comunicar com os outros e que, na maioria das interações com o garoto de cabelos brancos, viu ele sair correndo dela sem falar nada ou, se tentava conversar alguma coisa, este ficava todo nervoso e ga-ga-ga-gaguejava boa parte do tempo. Ela é membro da rica e poderosa Família Loki, uma deusa bissexual que possui certas rusgas com Hestia, principalmente devido às óbvias diferenças em suas medidas. Aqui a veremos mais ao lado das excêntricas gêmeas Tione e Tiona Hiryute, duas amazonas level 5 que são excelentes no combate corpo a corpo; e a tímida Lefiya Viridis, uma elfa level 3 que, apesar da falta de confiança e inexperiência, possui grande força em se tratando de magia.

E depois de toda essa introdução, olha só, nem tenho muito de relevante a falar dos 2 volumes da versão mangá que eu li (a light novel nunca foi traduzida). A principal diferença que será notada aqui pra quem acompanhou o primeiro anime é que, enquanto em 2015 tínhamos uma pseudo comédia romântica bobinha e com harém liderada por um protagonista masculino de level baixo que sofria para enfrentar qualquer monstro, em "Sword Oratoria" o destaque será dado a aventureiros de level alto, especialmente quatro jovens mulheres (onde o fanservice, o yuri vibe e pitadas de slice-of-life se mostrarão presentes ocasionalmente), que encontrarão inimigos e obstáculos bem mais perigosos, situação essa que acarretará em lutas de maior magnitude. Como exemplos posso mencionar estaesta e esta sequência, nas quais é possível ver Ais e seus colegas de Família duelando contra monstros nos níveis mais baixos do dungeon (quase 60º andar, isso enquanto Bell ficava geralmente nos dez primeiros, se muito) e também uma criatura gigante desconhecida, que é foco do primeiro arco da história - a apelação é tanta que às vezes os próprios monstrengos são quem fogem deles! 

Se Ais nunca chamou tanta atenção do público no anime de dois anos atrás, fora graças a sua aparência, por conta do injusto lacinho azul e busto imenso da Hestia da falta de expressão e poucas palavras (o que a fazia ser só um rostinho bonito que aparecia de quando em quando), o início de "Sword Oratoria" tenta aumentar o teor moe dela usando pra isso sua inabilidade para se comunicar ao mesmo tempo em que incrementa seu backgroundOs dois volumes tiveram muitos monólogos da personagem mencionando o quanto deseja se tornar cada vez mais forte, havendo como motivação uma tragédia no passado já que seus pais foram mortos; porém, ao conhecer Bell (que a faz lembrar dela própria em sua infância, algo que não soaria muito elogioso ao rapaz!) ela começa a pensar em outros assuntos além de somente lutar e evoluir seus atributos. Junto a isso houve ainda um breve destaque ao problema do individualismo da protagonista durante as batalhas, já que para atingir o que deseja ela com frequência exagera e tenta fazer tudo sozinha, além de uma narrativa voltada a elfa Lefiya e sua insegurança por se achar um estorvo para o grupo, o que acaba sendo resolvido através do apoio de suas amigas - a tornando capaz de usar com maior segurança suas poderosas magias -, e por fim pequenos eventos que não fogem do presenciado num slice-of-life de garotinhas, tais como desafio culinário entre as quatro e, para animar uma Ais que parecia abatida, um passeio em lojas de roupa, cenário que trará o fanservice e yuri vibe esperados para esses trechos descontraídos entre um elenco feminino.

Já sobre a cronologia das duas obras, o primeiro volume da light novel de "Sword Oratoria" segue a mesma linha de tempo do volume 1 do título principal, e após isso vai tomando um ritmo próprio. Será possível rever os encontros de Bell e Ais, como quando ela o salvou do ataque de um minotauro, dentre outras situações que dessa vez terão um ponto de vista diferente, mas fora isso o anime poderá ser acompanhado normalmente sem a necessidade em assistir primeiro seu antecessor - ao menos na versão mangá até as introduções didáticas sobre as características deste mundo foram repetidas, então uma pessoa "de primeira viagem" na franquia não deverá se sentir perdida.

Confesso que essa estreia ficou como uma das últimas a serem adicionadas no guia porque a má experiência com o anime anterior não me empolgava para ler o material dela, mas no fim a acabei achando consideravelmente melhor tanto pela questão da ação e aventura, quanto pelos novos personagens principais, que me foram mais interessantes do que a dupla Hestia e Bell. Não tenho expectativa alguma quanto a enredo em si (porque o elenco é outro e a ação aumentou de nível, contudo o autor é o mesmo...), mas por ora o que li foi o suficiente para me fazer decidir em assistir o anime, que até agora eu estava ignorando.

Produzido pelo estúdio J.C. Staff, "Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka Gaiden: Sword Oratoria" virá com Youhei Suzuki na direção, Hideki Shirane ("Date A Live", "Hundred", "Kill Me Baby") na supervisão de roteiros, Keiji Inai ("Nejimaki Seirei Senki: Tenkyou no Alderamin", "Heavy Object") na trilha sonora e Shigeki Kimoto no "character design".



Clique aqui para ir à segunda página do post onde no momento há mais (53) animes listados.


**********


TOTAL:
68 estreias

27 continuações / spin-offs
14 novas adaptações de mangás
11 novas animações originais
06 novas adaptações de light novels
03 novas adaptações de jogos (Dispositivos móveis: 2; Playstation Vita: 1)
02 novas adaptações de manhua
02 novas adaptações de novels
01 nova adaptação de uma série de model kits
01 nova adaptação de uma série de figures
01 nova adaptação de uma linha de brinquedos

Alguns dados aleatórios e inúteis sobre a montagem desse guia:

Número de mangás e light novels que eu li pelo menos um capítulo: 15
Número de volumes completos lidos: 22
Número de capítulos lidos: 140
Número de imagens reunidas no post de mangás e light novels que eu li: 674
Dias passados desde o início da montagem do guia até a sua postagem: 22

Quantas figures encomendei nesse período das quais estou pacientemente esperando pela chegada delas: 6, que são esta da Kirino de "Ore no Imouto" (não sou fã da personagem, mas gostei da figure), esta da Kashiwasaki Sena de "Boku wa Tomodachi ga Sukunai" (idem), a Iori Rinko de "Gundam Build Fighters" (dessa nem vi o anime, mas conheço a personagem através de outros meios não oficiais, digamos assim), uma nendoroid da Luluco de "Uchuu Patrol Luluco", e figures simples de Megumin e Darkness de "Kono Subarashii". Já esta não é figure, mas também encomendei uma caneca da Shijou Takane de "The IDOLM@STER"...

Será que comecei a jogar outro jogo da franquia de "Neptunia"?: Sim, dessa vez "Hyperdevotion Noire: Goddess Black Heart", que possui um estilo chibi e é mais focado no RPG em comparação com os outros títulos. Por conta do guia estou sem jogar há mais de duas semanas, porém até o final do mês tentarei continuar com ele.


**********

Animações mais - e também menos, por que não - esperadas pela comunidade do MyAnimeList (de acordo com o total de usuários que já adicionaram cada anime às suas listas) (números do dia 19/03):

 Shingeki no Kyojin Season 2 - 207,102
 Boku no Hero Academia 2nd Season - 76,405
 Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou...- 34,799
 Boruto: Naruto Next Generations - 34,499
 Saenai Heroine no Sodatekata ♭ - 32,766
 Granblue Fantasy The Animation - 27,867
 Shingeki no Bahamut: Virgin Soul - 28,626
 Eromanga-sensei - 20,643
 Berserk (2017) - 19,814
10º Zero kara Hajimeru Mahou no Sho - 18,806
...
...
...
57º Makeruna!! Aku no Gundan! - 83
58º Buppu na Mainichi - 44
59º 100% Pascal-sensei - 34
60º Akindo Sei no Little Peso - 33
61º Panpaka Pants O New-san - 20


**********

Resultado da enquete "Quais animes pretende ver nessa temporada?":


Foram 107 votos únicos, havendo uma média de 7,10 animes selecionados a cada voto - a quantidade de participantes foi só 13 votos menor em comparação com a temporada anterior. Humanos à beira da extinção enfrentando titãs e jovens com superpoderes estiveram o tempo inteiro folgados nas duas primeiras posições, enquanto o anime da potencialmente mais poderosa e bela guerreira da temporada se isolou no terceiro lugar. Agora, confesso que tem gente demais pro meu gosto querendo ver historinhas de quase incesto bobo entre irmãos e demônios peitudas...

Este guia ainda não chegou ao fim, pois falta adicionar (que preguiça!) ao menos duas adaptações de light novels e outra de um mangá shoujo, porém já agradeço a todos pelo apoio dado a um post pra lá de trabalhoso. Infelizmente, nessa temporada não farei os meus comentários semanais por falta de tempo para mantê-los em dia - e sinceramente não sei se retornarão no verão -, contudo tentarei ao menos realizar outras postagens ocasionais ao longo dos próximos três meses.

Obrigado novamente, e até mais!

**********

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Chegou! Aqui está o tão esperado guia novamente. Devo dizer que enquanto lia o post, fui percebendo gradualmente o quão ferrado estou nesta temporada, pois me vejo interessado em vários títulos xD. Por sorte a temporada passada não deixará muitos resquícios (digo, até Naruto vai acabar! Ou melhor, quase, taí o filho para dizer o contrário), já Little Witch pode continuar quantas temporadas quiser, pois é muito bom de assistir. :B

    Bem, expectativas diversas para títulos diversos, mas no geral, espero que seja uma boa temporada (tem potencial para isso). Ficarei atento às atualizações, pois já vi que tem títulos que parecem bem bacanas aí esperando serem adicionados ao guia x).

    Obrigado pelo esforço em mais uma temporada, Erick. Fico feliz por ter atendido ao clamor do público e não ter parado com os guias ("Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto! Digam ao povo que fico".). Mais uma vez: parabéns pelo excelente trabalho!

    Até mais, muitas traps para você. o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cristiano

      Vlw de novo pela visita, ha. Tentarei não demorar muito na postagem dos outros animes, porém como boa parte dos que faltam é adaptação de light novel - e eu ADORO light novel... - devo acabar me enrolando um pouco. E sim, continuarei com os guias até onde puder, já que a montagem dele atrapalha um tanto a minha vida pessoal nesse período, e em algum momento posso não mais fazê-lo simplesmente por falta de tempo.

      Excluir
  2. Escritora ao dispor e feliz que tenha mantido a tradição do Guia de Temporada.

    Antes de ir falar dos animes que devo assistir desta temporada, devo ressaltar uma pequena observação: na parte que fala do anime "Makeruna!! Aku no Gundan!", o dublador Kappei Kawaguchi não dubla o Edogawa Conan e sim o Kudou Shinichi, isto é um erro grotesco da listagem do MAL; porque quando protagonistas tem duas vozes, uma infantil e a atual, é normal botar os dois dubladores deste papel, no entanto, como no caso o personagem principal tem dois nomes diferentes, meio que seguiram a mesma regra. Isto é horrível, porque quem acompanha "Detective Conan" sabe bem que o protagonista tem dois nomes, o real e o que assume após ficar no formato de criança. Não tô dizendo que errou, apenas bote o nome certo do personagem que o dublador faz, no caso, Kudou Shinichi e mantenha o link do MAL. O engraçado disso é que em outras referências a respeito, colocam direitinho o nome do personagem que o cara dubla: vai entender...
    Sim, tô sendo chata,mas, como que o MAL consegue fazer isso?! Tá na cara que o personagem tem outro nome e fazem isso, não aguentei ver este erro grotesco e sem sentido.

    Voltando para a programação normal, já tinha visto em outro guia que iam continuar com "Shounen Ashibe GO GO Goma-chan" e fiquei surpresa com isso, é um anime curtinho bem simpático de ver. Pena que o único fansub que o pegou não tem trazido direito os episódios, fico feliz quando lançavam; é um que quero continuar vendo. Um anime que pelas informações dadas e que devo ver se os fansubs lembrarem de sua existência, é "Puripuri Chii-chan!!", pois é da mesma criadora do "Chibi Devi" e este foi bem fofo e simpático de assistir; legal da mangaká ter se especializado em um tipo de história, só mudando as criaturinhas ou criancinhas, se for tão bacana quando "Chibi Devi", comprova que curto coisas fofas.

    Enfim, vamos ver se consegue me convencer a ver mais alguma série. Uma conseguiu, vejamos se isto vai continuar. E obrigada por manter, por hora, este guia: é um dos que mais uso pra definir animes daquela temporada pra ver.

    Até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Escritora

      Sem problemas, já corrigi o trecho - não é a primeira vez que vejo o MAL fazer essa confusão, mas em outros casos como já conhecia o anime e personagem eu tinha noção de quem era o dublador principal, o que não foi o caso de "Detective Conan".

      Ha, e sabia que "Puripuri Chii-chan!!" chamaria sua atenção por conta da autora.

      Excluir
  3. Dessa vez cheguei cedo, li bem devagar e vou conseguir participar da votação.

    De certeza vou assistir Shingeki no Kyojin. Gostei das poucas imagens que vi de Renai Boukun, pelo jeito vai ser algo bom pra descontrair. Outro que me chamou atenção foi o do professor baixinho, Oushitsu Kyoushi Haine, só tô com o pé atrás em relação ao desenvolvimento. Sakura Quest aparentemente é uma ótima pedida, sempre gosto de pegar um slice-of-life. Acredito que vou cortar o baixinho da lista e ficar com os outros três animes. Mas pode ser que venha algum ainda e chame minha atenção.

    Obrigado por mais um guia. Espero nos reencontrarmos no próximo, se houver. T_T

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, não fique agourando o próximo guia quando ainda nem terminei esse, ha. O de verão seria bem mais tranquilo de se fazer porque eu estaria de férias em maio, porém descobri ontem que as minhas e as de todo mundo serão canceladas até o ano que vem (redução de custos), então admito que já me desanimei um pouco - mas ainda a farei de todo modo, a não ser que ocorra algo mais grave que me impeça em seguir adiante.

      Mas só 3 animes? É porque não se interessou tanto pelos outros ou por não possuir muito tempo para assistir?

      Vlw pelo comentário, Julio.

      Excluir
    2. Osso ficar sem férias, mas fico contente em saber que você vai fazer.

      Sobre a quantidade, acho que é um pouco dos dois, se eu tivesse mais tempo e conseguisse organiza-lo (sou péssimo com isso) talvez desse chance pra alguns animes, e muitos são propagandas e/ou gêneros que não gosto muito. Mas vou ver se assisto pelo menos um de alguma temporada passada, tem muitos clássicos que ainda não assisti.

      Excluir
  4. Finalmente consegui comentar!Primeiramente,parabéns,O guia ficou excelente como sempre Erick.Agora vamos falar sobre os animes que me interessaram:
    -vou tentar dar uma chance a eromanga sensei,mesmo depois da decepção que passei com oreimo.E essas frases,er..''sugestivas'' que você colocou da light novel só pioraram ainda mais minha impressão da obra.Dificilmente vou passar do primeiro episódio,mas tentar não custa nada.
    -Hinako note deve ser o meu favorito da temporada.A protagonista sou eu(tirando a parte de trabalhar como espantalho XD)!vou pedir direitos autorais pro autor!.Eu adoro esse tipo de anime e gostei muito dos pvs,com certeza eu vou adorar esse anime.
    -Confesso que não pretendia ver kabukibu,só me interessei mesmo pelo character design ser das minhas amadas da clamp.Mas olhando com atenção agora,gostei da premissa da história e acho que vai me agradar.Darei uma chance.
    -Oushitsu Kyoushi Haine é outro que só me interessei por causa do traço,achei muuito lindo.Também adorei a história,qualquer coisa que envolva princesas,reis rainhas e etc me interessa.E parece que vai ser uma boa comédia.
    -Obvio que verei room mate!eu já gostei das meninas de one room(achei a primeira uma graça,a segunda irritante,e essa terceira é a waifu suprema que conquistou meu coração) imagina agora que vai ser voltado pro público feminino,ou seja,eu.n-não que eu veja pelo fanservice,imagina,sou uma pessoa séria!não faço esse tipo de coisa! >.<.
    -Saekano eu gostei bastante da primeira temporada,estou bem animada pra essa segunda.Katou best girl!
    -Sakura quest eu já estou ansiosa pra ver desde que foi anunciado.Parece que será parecido com shirobako,que é ótimo e eu adoro.Mas sendo PA nunca sei o que esperar,eles sabem jogar o potencial de uma boa obra no lixo.Mas também sabem fazer um excelente anime quando querem.vamos torcer pra ser um bom anime.
    -Sakurada reset não me empolga em nada,parece ser aquele draminha tipo myself;yourself que eu não curto.mas verei porque falam que vai ter romance,meu gênero favorito.
    - Souryo to Majiwaru Shikiyoku no Yoru ni... eu verei porque é shoujo,e eu ando precisando ver um anime shoujo,porque esse ano eles estão em falta.Enfim,vai ser um tipico shoujo erótico aonde a mulher é tratada como um objeto.é por isso que eu não gosto muito de smut,porque mesmo sendo voltados ao público feminino só reforçam o machismo.Aliás,é engraçado pra mim ver a reação de surpresa das pessoas á esse tipo de obra,já que eu já li várias e estou acostumada á esse tipo de história.O povo anda precisando ler umas obras da minami kanan,ela adora fazer mangás smut.se bem que a única autora que escreve smut que eu gosto é a ikeyamada go,já que as obras dela são mais leves.
    Sendo sincera,uma das temporadas de primavera que menos me agradou em anos.Não fiquei muito animada com quase nada.espero que julho e outubro sejam melhores.
    Obs:Desculpe pelo os meus comentários longos,é que eu me empolgo na hora de escrever!XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angel Chan

      Você pode tagarelar nos comentários o quanto quiser, o único problema é que sempre a deixarei pra responder por último, como fiz agora, haha.

      -Boa sorte com Eromanga, possivelmente nem pegarei o anime pra ver.

      -Pra Hinako Note não tenho muitas expectativas, mas curti a premissa, e slice-of-life de garotinhas é um tipo de anime que vejo quase tudo (exceto se eu não tiver gostado da obra original caso a tenha lido).

      -Sim, o mangá/anime do professor baixinho possui bons traços. Não faço tanta ideia do tipo de argumentos interessantes que poderão mostrar pra seguir com essa ideia, mas como achei divertido o primeiro volume do mangá tentarei assisti-lo.

      -Também verei essa praga, mais por ser anime curto do que por estar realmente interessado =F. Já assisti Makura no Danshi enquanto fazia comentários no Twitter, acho que aguento de boa esse aqui, haha.

      -Até hoje não terminei a primeira temporada de Saekano; estava até gostando de algumas coisas enquanto outras não me agradaram muito, contudo tentarei termina-la nos próximos dias pra me decidir se verei a sua continuação (ainda bem que ela ainda vai demorar pra estrear, só dia 14).

      -Sakura Quest também me empolgou desde que li a seu respeito, mas esse "hit or miss" do P.A. Works com obras originais é o que "assusta", ha.

      -Sakurada Reset looks boring, porém que nem eu disse noutro comentarei me esforçarei pra acompanhar ao menos o primeiro caso, daí continuarei com ele ou não dependendo de como isso será tratado.

      -Li pouquíssimos mangá smut até hoje, e mais de maneira aleatória do que pesquisando a fundo (depois darei uma melhor olhada nos trabalhos destes nomes que citou). E realmente, também achei bem estranho quando descobri esse gênero voltado ao público feminino, já que não esperava ver até nele a mulher sendo tratada como mero objeto na grande maioria dos casos...


      Aliás, aproveito o espaço e peço desculpas a todos que estavam acompanhando os comentário semanais, principalmente você e a Escritora Otaku que eram as mais assíduas nas postagens. Não consigo mesmo conciliar ele com a montagem dos guias, e confesso que nem sei se terei tempo para fazer semana que vem uma última postagem dessa temporada comentando os episódios finais de alguns animes.

      Excluir
  5. Se você nunca viu Berserk, recomendo muito! É simplesmente uma das maiores obras de arte provenientes do Japão que eu já vi! Pena que estragaram o anime com essa CG horrível de baixo orçamento. Quero saber mesmo o por quê licenciaram fazer uma animação de Berserk por um estúdio que só faz esses animes "kawaii"/"loli"/"moe", (ou sei lá como chamam isso) clichês e chatos. Imagine só uma animação de Berserk feito pela Madhouse ou Bones? Enfim, recomendo mesmo é ler o mangá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Teekyuu não é chato =F

      Berserk é uma obra que tenho bastante interesse em ver (o mangá), só dá aquele habitual desânimo em começar por conta do tamanho atual da obra.

      E claro que quem está falando isso é alguém que nunca chegou perto desse material, mas acho que num estúdio bom o anime de Berserk poderia até ficar melhor, porém não creio que qualquer adaptação jamais consiga se aproximar da mesma atmosfera que o mangá parece retratar, principalmente devido a censura e cortes que a animação receberia.

      Excluir
  6. OI!!!!!!
    Obrigada pelo guia!!!!! Adoro ler seus textos!

    Quero muito dá uma chance para essa temporada, os animes Tsuki ga Kirei, Sakurada Reset e Souryo to Majiwaru prometem e outros também, mesmo que as temáticas já tenham sido abordadas!!!

    Mas estou empolgada msm é com as segundas temporadas de Natsume Yuujinchou Roku,
    hingeki no Kyojin, Boku no Hero Academia,Kyoukai no Rinne ,Natsume Yuujinchou Roku e Berserk (2017)

    Acabou parte da minha vida social!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha, obrigada mais uma vez por aparecer aqui, Kaf.

      Já eu tenho poucas continuações para ver aqui (algumas porque não gostei do anime anterior mesmo, outras porque estava até gostando, porém não terminei de ver até hoje), então por ora as novas adaptações de mangá estão sendo a maioria do que vou assistir nessa temporada. Dos que você citou "Tsuki ga Kirei" não me empolgou nada com sua premissa, mas verei o primeiro episódio ao menos; "Sakurada Reset" me desanimou com o que li da versão mangá, contudo como foram poucos capítulos também arriscarei em ver no mínimo o primeiro caso por inteiro; e "Souryo to Majiwaru", bem, este assistirei por motivos nada nobres...

      Excluir
  7. Não tive tempo para ler o post todo ainda, mas agradeço desde já por ter continuado com isso, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Por enquanto só 16 animes. Tem outros que eu vou esperar o primeiro episodio, então pode ser que a lista aumente.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo excelente guia e provavelmente os animes não duraram até 2020 pois 90% dos lançamentos serão sobre idols

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada, John Vandamme, e quanto a animes de idols não sei se eles vão acabar com a indústria até lá, ha, mas por enquanto a maioria deles realmente têm se dado muito bem nas vendas de mídias e produtos personalizados - logo a tendência é de que continuem explorando esse tema à exaustão como sempre fazem.

      Excluir
  10. dessa temporada provavelmente irei ver apenas 3 animes n me animou muito n

    ResponderExcluir
  11. Olá Erick! Estou aqui em mais um Guia, para sempre mostrar o meu apoio e você não parar com esse trabalho incrível e por si só, único de sua parte, mas senta que lá vem um comentário grande...

    Demorei muito para ler o guia, pois comecei a faculdade esse ano e to tendo que ocorrer atrás de muita coisa lá nas aulas e também em casa, com mil textos e os famosos PDFs e justamente quando a temporada ia virar e você posta o seu texto.

    EU LI TUDO! Sim, eu leio cada anime que tu posta, não somenta o que me interessa graças ao meu TOC (Fico até irritado quando você posta mais um quando é só uma animação curta meia boca que vai ficar de lado na temporada, ainda me lembro do cara dos peidos...), porém eu estou feliz de conseguir arrumar o tempo necessário para ler tudo o que eu tinha que ler e no que sobrava, eu vinha e lia os animes que eu não tinha lido antes.

    Acabei de ler o guia e obrigado mais uma vez por não parar esse trabalho maravilhoso que você faz, queria ajudar de mais alguma forma, mas meu comentário e o meu apoio moral são as únicas coisas que posso oferecer (Nem tempo eu tenho para te dar mais...).

    Acabei de decidir os animes que eu verei e vou responder a enquente agora, estou um pouco triste que não ganhei novamente o sorteio do site (Ganhei uma vez, mas eu to sempre na luta por mais, MALDITO CAPITALISMO, HEHE!).

    Bom, comentando rapidamente sobre os animes, achei essa temporada até mesmo melhor que outras, e o Hype de Shingeki não para (Sei que é errado eu hypar animes assim, mas juro que eu estava surtando com o episódio que vi hoje assim que cheguei da aula), mas espero muito de outros animes e minha aposta para o anime mais cativante vai pro Sakura Quest!

    Sem enrolar mais e tirar mais o tempo que você NÃO TEM, queria agradecer mais uma vez (Sim, eu agredeço a todo o parágrafo para tu saber que eu sou realmente grato), elogiar o trabalho feito tanto na leitura quanto na escrita da resenha dos textos e parabenizar pelo ótimo trabalho como o Guia mais completo que eu já achei, não só Brasileiro, mas nem gringos fazem um trabalho tão competente e completo como o seu! Sei que é chato ter adaptações com materias incrivelmentes chatos e repetições das LN mais genéricas que existem (PORRA, DE NOVO SCHOOL SETING E MAHOU??), mas te acho incrível a dedicação que tu põe mesmo nisso que será ignorado pela maioria.

    Para completar a tradição do parágrafo, mais um obrigado e espero que você arrume mais tempo para jogar na Steam (Pois eu não logo faz uns 2 semanas...) e é isso, até o próximo comentário no seu próximo guia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Flávio, bem-vindo de novo =D

      Você deve ter adorado então quando fiquei só adicionando anime de menor expressão durante a semana, haha.

      E obrigado de novo pelo apoio; essa temporada até que teve algumas boas surpresas na leitura de obras que num primeiro instante me causou desconfiança (Shuumatsu e Quan Zhi Gao Shou, em especial), mas no geral sempre a maior parte do que leio acaba sendo mesmo bem chato e "mais do mesmo novamente que isso parem com essas ideias" =F.

      E as light novels em específico quebraram as minhas pernas dessa vez, porque a quantidade de adaptações delas está acima do normal nessa temporada e TODAS possuem traduções - ainda que de algumas eu tenha lido mais a versão mangá para economizar tempo, quando era algo realmente sem graça. Ainda falta adicionar outra estreia vinda de light novel (que dizem ser até boazinha) e uma de um mangá shoujo cujo primeiro capítulo vi antes da postagem do guia, porém gostei tanto dele que não voltei até hoje a lê-lo...

      E uma hora volto a jogar com frequência no Steam; faria isso nas férias em maio, mas como elas foram canceladas, bem...

      Excluir
    2. Adorei sim, estava sendo mais fácil lidar com animes com pouco texto.

      Shuumatsu é realmente interessante, mas a Staff e o Estúdio me desanimaram completamente e o Quan Zhi Gao Show me animou, mas sem sinal dele até agora por ai...

      Sobre as Light Novels repetidas e chatas, eu fico realmente pesando o quanto voce deve se irritar com isso, já que é apenas perca total de tempo (PRECIOSO TEMPO QUE DEVERIA SER FEITO JOGANDO!).

      Mas sobre as Férias... Boa sorte e meus pêsames sobre ela, realmente espero que tu relaxe, descansa e JOGUE quando voce tira-las, até um próximo Guia!

      Excluir
  12. Primeiramente, saudações e obrigado por mais um ótimo guia. Agora que li todo o guia decidi comentar, apesar de que ainda falta ser adicionados mais 2 animes.
    Desta temporada verei 18 animes (sem contar com aqueles que continuam da temporada passada) dos quais 9 são continuações, 1 é uma semi-continuação de um especial e só 8 são completamente novos.

    Alice to Zouroku
    Berserk (2017)
    Boku no Hero Academia 2nd Season
    Clockwork Planet
    Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka Gaiden: Sword Oratoria
    Eromanga-sensei
    Granblue Fantasy The Animation
    Kyoukai no Rinne (TV) 3rd Season
    Nobunaga no Shinobi: Ise Kanegasaki-hen
    Renai Boukun
    Rokudenashi Majutsu Koushi to Akashic Records
    Saenai Heroine no Sodatekata ♭
    Sakura Quest
    Shingeki no Bahamut: Virgin Soul
    Shingeki no Kyojin Season 2
    Shuumatsu Nani Shitemasu ka? Isogashii desu ka? Sukutte Moratte Ii desu ka?
    Yu☆Gi☆Oh! VRAINS
    Zero kara Hajimeru Mahou no Sho

    Acompanharei mais animes desta temporada do que da temporada passada (16, adicionei Youjo Senki quando este chegou ao episódio 3), mas ao mesmo tempo estarei acompanhando menos animes no geral nesta temporada (22 comparando com a temporada passada que estava a acompanhar 24). Isto sem contar OVAS e filmes. No entanto, ainda poderei ver algum outro anime se este conseguir me interessar, como aconteceu com Youjo Senki da tempotada passada.

    Obrigado mais uma vez e obrigado pelo esforço e bom trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, ShinyHero. Eu devo acompanhar mais o mesmo essa quantidade também, só me falta tempo de começar a assistir as estreias, ha (por ora vi apenas as de curta duração).

      Excluir
    2. Adicionei mais dois animes a minha lista. Sendo assim verei o mesmo numero de animes que na temporada passada. Como a enquete já está encerrada não poderei votar neles então é só fingir que eles têm mais um voto.

      Hinako Note +1 (o trailer não me tinha agradado mas o anime em si sim)
      Re:Creators +1 (só espero não vir a arrepender-me depois, a história tem possibilidades de dar errado e nunca se sabe o que pode acontecer com animes originais)

      É uma pena que poucas pessoas estejam interessadas em assistir SukaSuka. Só 8, se não contarmos com o meu voto. Mas acho que isso pode mudar quando o anime em si estrear e for tendo mais episódios.

      Excluir
  13. Escritora mais uma vez pra comentar, já definindo os animes que devo ver ou dar a chance dos três episódios. Mas, sei lá, tô bem desanimada com os animes semanais deste ano; da temporada passada, vi apenas duas continuações - Shouwa Rakugo e YowaPedal - e "Koneko no Chi" que tá quase terminando. Vamos ver se abril faz alguma diferença ou tenha de esperar que julho e outubro tragam algo que trás a empatia de ao menos, dar uma olhadinha.

    Dos que realmente devo assistir, temos "Shounen Ashibe GO GO Goma-chan" e "Puripuri Chii-chan!!", ambos animes infantis; os demais farão o bendito teste de três episódios, sendo que apenas "Atom: The Beginning" darei uma chance a mais, pois gostei muito de "Young Black Jack", exceto pelo final abrupto que tomei raiva até hoje por terem feito isso e como é uma prequel de uma das obras do Tezuka, pode até ser interessante saber o antes do "Astro Boy".

    Os outros ficaram sendo: "Ani ni Tsukeru Kusuri wa Ni", o anime chinês dos irmãos; "Kabukibu!" por mostrar a arte do kabuki e não, não espero algo do nível do Shouwa Rakugo, apenas seja assistível; "Oushitsu Kyoushi Haine", o do professor baixinho, até pelas boas experiências que tive com professores em "Assassination Classroom" e "Denpa Kyoushi" e por último, "Warau Salesman New" e seus finais trolls, se for similar a animação anterior, pode ser inusitado.

    E sim, tô pouco importando com as duas continuações mais esperadas do público, porque não fui com a cara de nenhum deles e nem tenho paciência de acompanhar animes populares. Tô sendo chata, estou. Depende muito de como me simpatizo com o enredo e a história, se não ganhar empatia, não importa se é falado até dizer chega: tô fora!!!

    Ademais, agradecida pelo seu guia de temporada e por me fazer, no momentos, a dar chance a seis animes, até porque o da Goma-chan já sabia que ia ter outra temporada. Sete... vejamos quais vão ficar até o final...
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  14. parece que todo os anos estão lançando os mesmo animes só com uma skin diferente. tudo igual com o mesmo clichês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, depois de alguns anos assistindo animes por temporada essa sensação é natural, ha.

      Excluir
  15. Essa temporada me ferrou legal, muita coisa me interessou (Em torno de 15 titulos) e tenho pouco tempo para assisti-los. xD

    Enfim, obrigado por mais este belíssimo guia. Ao meu ver esta temporada de primavera está melhor que a temporada anterior, alguns títulos estão bem clichê, mas acho que vale a pena dar uma olhada neles.

    ResponderExcluir
  16. Ops esqueci de votar na enquete :P
    Mais uma temporada suspeita. Obrigado pelo Guia!
    Acompanharei uns 6 animes mas acho q só 3 realmente me interessaram.
    Até mais!

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS